Os 40 Benefícios do Suco de Acerola Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Acerola Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Suco de Acerola é a bebida perfeita para acompanhar todas essas tradições, inclusive a de saúde do nosso povo, porque, além de ser delicioso, de quebra, o Suco de Acerola faz um bem danado para a saúde. Original do México, a acerola é um dos ingredientes-chave na culinária indígena. Ela é rica em diversas vitaminas e minerais, além de favorecer o corpo com proteínas e fibras funcionais.

Benefícios do Suco de AcerolaO seu sabor é acido, mas sutilmente doce, o que leva muitas pessoas a se apaixonarem pela fruta. Os benefícios da acerola envolvem tratamento de inflamações intestinais e doenças de forma geral. Dentre os contribuintes pelas ações positivas da acerola, podemos destacar para que serve a fruta, já que possui porção de vitamina A e vitamina C, além de ácido fólico, riboflavina B2 e Niacina.

Dentre os minerais, podemos destacar o Fósforo, Manganês, Magnésio, Cálcio, ferro, Potássio e Cobre. As fibras alimentares podem impulsionar o funcionamento geral do sistema digestório, apoiando a eliminação das substancias que não são convenientes para a saúde geral do corpo.

O que é Acerola:

A acerola é uma fruta que pode ser utilizada até mesmo como uma planta medicinal, isso devido à sua alta concentração de vitamina C. A fruta, além de ser extremamente saborosa, é também muito nutritiva, pois contém altas doses de vitaminas e também minerais em sua composição.

O Nome científico da fruta é Malpighia Glabra Linné. E ela pode ser encontrada basicamente em supermercados, feiras e casas de produtos naturais. Então, confira Os 40 Benefícios do Suco de Acerola Para Saúde:

1. Combate o Envelhecimento: 

O Suco de Acerola é uma das melhores frutas antienvelhecimento disponíveis em todo o mundo. Esta propriedade de acerola pode ser atribuída à presença de quantidades elevadas de vitamina C e outros antioxidantes.

2. Previne o Câncer de Pulmão:

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

3. Melhora a Imunidade:

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

4. Acelera o Metabolismo:

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

5. Benefícios do Suco de Acerola Para Melhorar a Visão:

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na acerola. Como veremos adiante, esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A que é tão essencial para a visão.

6. Combate o Estresse Oxidativo:

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

7. Aumentar Produção de Colágeno:

A vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

8. Reduzir o Açúcar no Sangue:

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

9. Fornecer Nutrientes Essenciais:

Como vimos, a acerola é rica em vitamina A e vitamina C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o Cálcio, Zinco, Cobre, Magnésio, Potássio e também as vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B9.

10. Previne o Escorbuto:

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto pode ser evitado e tratado com acerola, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

11. Benefícios do Suco de Acerola Para Reduzir o Açúcar no Sangue:

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia.

12. Combate Problemas Gastrointestinais:

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

13. Fortalece o Coração:

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o Potássio, Cálcio e Magnésio, presentes em altas quantidades.

14. Auxilia na Perda Peso:

A acerola tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

15. Benefícios do Suco de Acerola Para Prevenir o Câncer:

O Suco de Acerola é rico em princípios ativos flavonoides e carotenoides, que são antioxidantes importantes para agirem contra a ação de radicais livres. Eles são importantes para proteger contra a ação de células cancerígenas.

16. Combate a Acne:

O Suco de Acerola é bastante funcional para o tratamento e saúde da pele, e os benefícios não só são convenientes para a redução de evidências de acnes ou manchas, mas também para auxiliar na cicatrização de ferimentos.

17. Acelera a Cicatrização de Feridas:

Esse efeito é garantido pela vitamina C, que favorece a saúde dos tecidos. Impulsionando o surgimento de células novas, a acerola pode acelerar o processo de cicatrização, eliminando as marcas da pele.

18. Energético Natural:

De olho na melhor qualidade de seus treinos, os benefícios do Suco de Acerola podem impulsionar não só os resultados de saúde, mas também para melhor qualidade de exercícios físicos. A fruta pode contribuir com carboidratos que são transformados em energia a ser gasta durante o levantamento de pesos, elevando o gasto calórico, apoiando a redução do percentual de gorduras.

19. Benefícios do Suco de Acerola Para Saúde da Pele:

O Suco de Acerola, é rico em colágeno que atua como um hidratante e protetor natural da pele. O Suco de Acerola é essencial para favorecer os vasos sanguíneos, a saúde dos ossos e, principalmente da pele, a vitamina C presente no Suco de Acerola pode auxiliar na síntese de colágeno, excelente agente para reduzir os impactos como estrias, celulites e flacidez.

20. Previne o Diabetes:

Suco de Acerola podem ajudar na prevenção de diabetes, contribuindo com a saúde geral do corpo. Sabemos que nenhuma fruta é prejudicial aos diabéticos, desde que elas sejam consumidas em porções saudáveis.

21. Combate o Envelhecimento Precoce:

Suco de Acerola é rico em carotenoide, uma substância que age contra o envelhecimento precoce das células, pois estimula a produção de colágeno e também é responsável pela cor avermelhada da fruta.

22. Melhora a Visão:

Devida a grande quantidade de vitamina A, inclusive maior do que o que podemos encontrar na laranja, por exemplo, a acerola é uma poderosa aliada para a saúde dos olhos, prevenindo contra a cegueira, protege a córnea e contribui na melhora da sensibilidade à luz.

23. Benefícios do Suco de Acerola Para Combater Aterosclerose:

Rica em Potássio, a acerola é eficaz para a saúde cardíaca, ajudando no controle da pressão arterial, prevenindo as doenças cardiovasculares, tais como derrame, ataques cardíacos e aterosclerose.

24. Previne Gripes e Resfriados:

A grande quantidade de vitamina C encontrada na fruta é fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico, protegendo contra a baixa imunidade e o envelhecimento da pele.

25. Controla o Açúcar no Organismo:

A frutinha vermelha também é responsável por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes por ser rica em uma grande quantidade de antioxidantes.

26. Melhora o Funcionamento da Tireoide:

A ação antioxidante oferecida pela vitamina C é reforçada pela ação do colágeno e ferro, que juntos podem auxiliar e controlar a produção de hormônios, apoiando o tratamento contra consequências à tireoide, evitando o ganho de peso e preservando as medidas corporais. Saber para que serve a acerola pode ser importante para aqueles que lidam com esses desequilíbrios hormonais, pois todas as contribuições podem ser convenientes para ajudar no bem estar dessas pessoas.

Benefícios do Suco de Acerola

Outros Benefícios do Suco de Acerola Para Saúde:

  • Acerola pode estimular a produção de colágeno, a melhorar no desempenho esportivo e o retarda processo de envelhecimento;
  • Fonte de vitamina C, sob a forma natural de ácido ascórbico, A vitamina C é um nutriente essencial, desempenhando um papel importante na saúde do sistema imunológico;
  • A vitamina A é um nutriente importante encontrada na acerola. A vitamina A desempenha um papel importante na saúde dos olhos;
  • Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o Cálcio, Zinco, Cobre, Magnésio;
  • A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes;
  • O suco possui micronutrientes, tais como vitaminas do complexo B, Cálcio, ferro, Potássio e Magnésio;
  • Acerola pode lutar contra o estresse oxidativo (um processo relacionado com o envelhecimento associado a uma série de doenças graves;
  • A vitamina C presente nesse suco faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

Contraindicações do Suco de Acerola:

O frequente consumo da fruta normalmente não possui nenhuma associação a algum tipo de problema, mesmo que por vezes possa apresentar alguns efeitos secundários um tanto quanto leves à saúde de quem exagerar no seu consumo, como cólicas estomacais, diarreia, irritabilidade, náuseas e insônia. Por ser uma fruta muito rica em vitaminas – principalmente vitamina C e vitamina A seu consumo não pode ser de maneira exagerada, pois existe o risco de hipervitaminose.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 25 Benefícios do Óleo de Spikenard Para Saúde

beneficios do marmelo

Os 40 Benefícios do Marmelo Para Saúde