Freixo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Freixo – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Freixo possui muitas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. O Freixo (palavra originária do termo latino fraxinus), de nome científico Fraxinus angustifolia, é uma árvore de solos frescos e profundos, pertencente à família das Oleáceas, a mesma família da oliveira.

freixo

Também conhecida como freixo-comum e freixo-europeu, é uma árvore que cresce na Europa, possui porte médio e pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura. A casca da árvore é de cor castanha escura acinzentada e possui sulcos profundos e verticais; as suas folhas são verdes e as flores apresentam-se em cachos, aparecendo antes do surgimento das folhas.

A palavra vem do termo latino fraxinus, conhecido cientificamente como Fraxinus angustifólia, é uma árvore que pertence à família das Oleáceas, a mesma família das oliveiras. É popularmente conhecido como Freixo comum, esta é uma árvore que cresce na Europa, é uma planta medicinal que é muito conhecida como diurética e laxante, trata problemas reumáticos, ajuda a diminuir a febre, celulite e muitas outras coisas.

Origem do Freixo:

O Freixo, conhecido cientificamente como Fraxinus angustifólia, é uma árvore que pertence à família das Oleáceas, a mesma da oliveira. A vem do termo latino fraxinus, também é conhecido como Freixo europeu, esta é uma árvore que cresce na Europa, é uma planta medicinal que é muito conhecida como diurética, trata problemas reumáticos e ajuda a diminuir a febre.

É uma árvore de porte médio, que pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura. A casca dessa árvore possui uma cor castanha escura acinzentada e também alguns sulcos profundos e verticais. As suas folhas são verdes e suas flores apresentam-se em cachos, e diferente da maioria das árvores, as flores aparecem antes do surgimento das folhas.

Propriedades do Freixo:

Esta planta apresenta em sua composição flavonoides, rutosídeos, taninos, iridoide entre outros compostos. As partes utilizadas para tratamentos medicinais são as folhas secas e a casca.

Entre suas propriedades podemos citar sua ação anti-inflamatória, diurético, laxante, depurativo, antipirético, analgésico, cicatrizante e rejuvenescedor. Então, confira agora os Benefícios do Freixo Para Saúde:

Benefícios do Freixo Para Saúde:

  • Pode combater os sintomas da gota, da artrose e artrite;
  • Devido às suas propriedades medicinais, esta planta pode ser utilizada como um remédio natural para tratar a retenção de líquido;
  • É usada para auxiliar no tratamento de problemas de prisão de ventre (também chamada de obstipação ou constipação intestinal);
  • Utilizada para regular o colesterol;
  • A casca da planta é usada para combater a febre e também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.
  • Como anti-inflamatório, é eficiente no tratamento de reumatismos e costuma ser utilizado também por adeptos de esportes e musculação, que vez por outra sofrem dores musculares inflamatórias.

Como Usar o Freixo:

Se você gostaria de usar o Freixo como um remédio caseiro, pode utilizá-la como um chá. Não existem efeitos secundários conhecidos do uso da planta, desde que seja em quantidades recomendadas. As ervas medicinais podem reagir negativamente a medicamentos prescritos, por isso, sempre consulte seu médico antes de iniciar um tratamento com ervas.

Se optar por consumir em cápsulas, basta seguir a posologia encontrada na embalagem do produto. No entanto, se preferir preparar o chá, leve ao fogo 200 ml de água e 2 folhas de Freixo. Deixe ferver por 10 minutos, então coe e beba o chá três vezes ao dia, antes das refeições principais.

Receita do Chá de Freixo:

Para fazer o chá você deve colocar duas colheres de sopa de folhas secas desta planta em 200 ml de água fervente, após isso deixe descansar por aproximadamente dez minutos em um recipiente bem fechado para que fique abafado. Após isso coe o chá e beba, para que se possa aproveitar todos os benefícios que não proporcionados por essa infusão, o ideal é que se consuma até três vezes ao dia.

beneficios do freixo

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Freixo:

Embora não sejam encontrados relatos de contraindicações ou efeitos colaterais pelo consumo da planta, é importante ter consciência de que cada organismo é único e pode reagir de forma inesperada. Todo tratamento medicamentoso, natural ou fármaco deve ser acompanhado por um médico de confiança e por ele orientado.

Planta Fura Parede – Origem, Benefícios e Como Usar!

caroço de lichia

Os 10 Benefícios do Caroço de Lichia Para Saúde