Benefícios das Plantas

Os 30 Benefícios do Absinto Para Saúde

Os Benefícios do Absinto Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Absinto possui ricas propriedades medicinais que auxiliam e promovem a saúde do corpo humano. Também conhecida como losna, Absinto romano, Absinto comum, Absinto grande, aluína, alvina, amargosa, Artemísia, acinto e acintro, o Absinto é uma planta usada há milhares de anos para fins medicinais.

beneficios do absinto

De nome científico Artemisia Absinthium, essa planta também é usada na fabricação da bebida de mesmo nome. De sabor amargo, a planta dá origem a um chá que pode ser usado para fins medicinais.

Cresce na Europa, Ásia, em algumas regiões da América do Norte e do Sul, incluindo o Brasil. Em solos secos a planta se desenvolve naturalmente e dá origem a folhas alternas, de cor verde acinzentada, e flores agrupadas em capítulos amarelo-esverdeados.

Através das suas sumidades, a planta pode ser usada no tratamento de doenças relacionadas ao sistema digestivo e também funciona como uma saída para mulheres que possuem problemas durante o período menstrual.

O Absinto (Artemisia absinthium) pode ter até um metro de altura e possui uma haste fortemente ramificada. As folhas são pinatifadas triplas de cor verde-cinzento com penugem prata-cinzento nos caules e folhas.

As cabeças da flor formam uma panícula ramificada e as flores são esféricas na cor amarelo. Absinto é uma planta composta (Asteraceae) que floresce de julho a setembro.

É encontrada em áreas secas da Europa, Ásia e norte da África e crescem nas beiras das estradas, nas encostas rochosas e em terrenos baldios.

Propriedades do Absinto:

O Absinto possui vasta gama de propriedades, incluindo ação anti-inflamatória, antiespasmódica e vermífuga. Seus principais compostos incluem:

  • Acetilenos (éster trans-desidrogenatricário, éteres trans-espiroketalenol C13 e C14 e outros).
  • Ácido ascórbico (vitamina C).
  • Azulenos (chamazulene, dihydrochamazulenes, bisabolene, camphene, cadinene, sabinene, trans-sabinylacetato, phellandrene, pinene e outros).
  • Carotenóides.
  • Flavonóides (quercitina 3-glucósido, quercitina 3-rhamnoglucósido, spinacetina 3-glucósido, spinacetina 3-rhamnoglucósido e outros).
  • Ligninas (diayangambin e epiyangambin).
  • Ácidos fenólicos (p-hidroxifenilacético, p-coumarico, clorogênico, protocatequico, vanilico, siringado e outros)
  • Taninos.
  • Lactonas de sesquiterpeno (absinthin, artabsin, anabsinthin, artemetin, artemisinin, arabsin, artabin, artabsinolides, artemolin, matricin, isoabsinthin e outros).

Agora que já conhece as suas propriedades, conheça também os Benefícios do Absinto Para Saúde:

Benefícios do Absinto Para Saúde:

1. Estimula o Apetite:

O Absinto é recomendado para pessoas que sofrem de refluxo ácido e outros problemas com o estômago, como úlceras. Óleo de Absinto pode estimular o apetite.

2. Combate a Febre:

A propriedade tóxica de certos componentes no Absinto, ajudam a combater micróbios e inibem o seu crescimento. Eles também são fatais para os vírus e bactérias, que dão febres. O Absinto auxilia assim na redução da febre, tornando este óleo um antipirético.

3. Benefícios do Absinto Contra a Malaria:

A malária é uma doença grave causada por um parasita que é transmitida pela mordida de mosquitos infectados e invade glóbulos vermelhos humanos. A artemisinina é um extrato isolado da planta Artemisia annua, ou doce Absinto. A artemisinina é uma droga à base de plantas que é a antipalúdica mais poderosa do mercado. É conhecido por reduzir rapidamente o número de parasitas no sangue de pacientes com malária.

A Organização Mundial da saúde recomenda terapias combinadas baseadas em artemisinina como tratamento de primeira linha para a malária de P. falciparum sem complicações. Experimentos recentes demonstraram que a artemisinina é eficaz contra o parasita da malária porque reage com os altos níveis de ferro no parasita para produzir radicais livres. Os radicais livres, em seguida, destroem as paredes celulares do parasita da malária.

4. Combate Infecções:

Seu efeito tonificante sobre o sistema endócrino ajuda no crescimento e maturidade e também mantém o bom desempenho de hormônios e enzimas. Por tonificar o sistema nervoso, mantém-nos mais ativo e alerta. O sistema imune é também atenuada por este óleo, o qual proporciona uma proteção eficaz contra as infecções e doenças.

5. Combate a Anemia:

Por melhorar as funções digestivas e favorecer a absorção de nutrientes pelo organismo, o Absinto contribui para a prevenção e tratamento da anemia, doença caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos.

6. Benefícios do Absinto Contra o Câncer:

De acordo com estudos recentes, a artemisinina pode matar células de câncer de mama enriquecidas com ferro, semelhante à forma como mata os parasitas causadores de malária, tornando-se uma opção potencial de tratamento de câncer natural para mulheres com câncer de mama. As células cancerosas também podem ser ricas em ferro, uma vez que geralmente as absorvem para facilitar a divisão celular.

Pesquisadores em um estudo de 2012 testaram amostras de células de câncer de mama e células de mama normais que foram tratadas pela primeira vez para maximizar seu teor de ferro. As células foram então tratadas com uma forma solúvel em água de artemisinina, um extrato de Absinto.

Os resultados foram bastante impressionantes. As células normais mostraram pouca mudança, mas dentro de 16 horas, quase todas as células cancerosas estavam mortas e apenas algumas células normais foram mortas. O bioengenharo Henry Lai acredita que, devido a célula de câncer de mama conter de 5 a 15 receptores do que o normal, ele absorve o ferro mais prontamente e, portanto, é mais suscetível ao ataque de artemisinina.

7. Combate Cólicas Intestinais:

Cólicas no intestino na maioria das vezes são causadas pela ação de bactérias ou parasitas que se alojam nesse órgão. Graças às propriedades vermífugas e antibióticas do Absinto, ela elimina a causa do problema aliviando naturalmente essas cólicas.

8. Melhora a Circulação de Sangue:

Outro dos benefícios do Absinto diz respeito à melhora da circulação sanguínea, ajudando a limpar o sangue.

9. Benefícios do Absinto Contra Parasitas:

O Absinto é usado para eliminar os vermes intestinais, especialmente os vermelhidões e as lombrigas. Os vermelhidões são a infecção de vermes mais comuns, com os ovos de lombriga espalhados diretamente de pessoa para pessoa. São parasitas que também contaminam os intestinos humanos. As vermelhidões podem causar coceira extrema na região anal, enquanto as lombrigas podem causar tosse, falta de ar, dor abdominal, náuseas e diarreia, sangue nas fezes, perda de peso e presença de sem-fim em vômitos ou fezes.

Parasitas nunca são uma coisa boa, mas felizmente são tratáveis ​​com remédios naturais. Absinto (Artemisia absinthium), noz preta (Juglans nigra) e cravo (Syzygium aromaticum) são comumente usados ​​em conjunto para matar uma infecção parasitária. Dizem que, quando esses três são tomados ao mesmo tempo, juntos podem quebrar o ciclo de vida do parasita.

10. Melhora a Saúde dos Rins e Bexiga:

As substâncias tônicas, estimulantes e anti-inflamatórias do Absinto auxiliam na prevenção e tratamento de problemas relacionados aos rins e à bexiga, como infecções, por exemplo.

11. Melhora a Digestão:

As propriedades tônicas e depurativas do Absinto são de imensa ajuda para a digestão, evitando problemas como azia, acidez estomacal, vômitos etc., atuando na limpeza e normalização quanto às funções do estômago.

Essa planta também previne a prisão de ventre e suas propriedades antibióticas atuam no tratamento de intoxicação alimentar.

12. Benefícios do Absinto Contra a Doença de Crohn:

Na Alemanha, um estudo duplo-cego examinou a eficácia de uma mistura de ervas contendo Absinto em uma dose de 500 miligramas três vezes ao dia versus um placebo durante 10 semanas em 40 pacientes que sofriam de doença de Crohn que já estavam em dose diária constante de esteróides . Esta dose estável inicial de esteróides foi mantida até a semana 2, depois que um cronograma afunilado definido foi iniciado de modo que, no início da semana 10, todos os pacientes estavam isentos de esteróides.

Os pesquisadores descobriram que houve uma melhora constante nos sintomas da doença de Crohn em 18 pacientes (90 por cento) que receberam Absinto, apesar da diminuição dos esteróides. Após oito semanas de tratamento com Absinto, houve uma remissão quase completa dos sintomas em 13 (65 por cento) pacientes desse grupo em comparação com o grupo de placebo. Esta remissão durou até o final do período de observação, que foi de 20 semanas (12 semanas depois), e a adição de esteróides não era necessária.

Os resultados foram realmente impressionantes e sugerem que o Absinto seja capaz de diminuir ou eliminar a necessidade de esteróides em pacientes com doença de Crohn. Além disso, os resultados indicam que o Absinto tem efeitos positivos sobre o humor e a qualidade de vida, o que não é alcançado por outros medicamentos padrão da doença de Crohn.

absinto beneficios

13. Ajuda na Fitoterapia:

A erva inteira é processada para a fitoterapia, então todas as partes são utilizadas, com exceção da raiz. A erva possui de 0.15 a 0,4 por cento de substância principal Absinthin que dá o sabor amargo a planta.

14. Combate a Anorexia:

Ele também pode ser usado para tratar a anorexia, insónia, anemia, falta de apetite, flatulência, dores de estômago, icterícia, e outras doenças tais como indigestão e movimentos soltos que derivam de mau funcionamento do fígado.

15. Fortalece o Corpo:

O Absinto é um tônico que tonifica os sistemas orgânicos e também fortalece o corpo. Tonifica a digestão e ajuda na absorção adequada de nutrientes no corpo. Em seguida, ele tonifica a circulação e ajuda na distribuição adequada e uniforme de nutrientes por todo o corpo. Mais uma vez, tonifica o sistema excretor e mantém nosso corpo livre de materiais indesejados e toxinas.

16. Benefícios do Absinto Contra Vírus e Bactérias:

Estudos in vitro demonstraram que os óleos essenciais de Absinto têm atividade antimicrobiana. A pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o óleo de Absinto mostrava um amplo espectro de atividade antimicrobiana contra várias cepas bacterianas, incluindo E. coli e salmonelas. Todos os anos, estima-se que a salmonella causa 1 milhão de doenças transmitidas por alimentos, com 19 mil internações e 380 óbitos. E. coli é outro tipo de bactéria que pode causar uma série de problemas de diarréia a infecções do trato urinário a pneumonia e outras doenças.

Não só o Absinto pode matar bactérias, mas também foi mostrado para matar fungos. O óleo essencial destilado das partes aéreas do Absinto de Artemisia inibiu o crescimento de um amplo espectro de fungos testados (11 para ser exato). O óleo essencial do Absinto também mostrou propriedades antioxidantes durante o teste.

Outro estudo publicado em Planta Medica mostrou que o óleo de A. absinthium inibiu o crescimento de Candida albicans. Este é o tipo mais comum de infecção por fungos na boca, trato intestinal e vagina, e pode afetar a pele e outras mucosas. Candida albicans pode causar todos os tipos de sintomas de candida comum, porém indesejados.

17. Melhora a Saúde da Pele:

Distúrbios da pele como coceira e urticária podem ser tratados com Absinto porque previne a infecção da pele devido a suas propriedades anti-sépticas.

18. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

O Absinto também pode ser usado externamente. Se você tiver hematomas ou cortes na pele, Você pode aplicar um pouco de óleo de Absinto para acelerar o processo de cicatrização.

19. Benefícios do Absinto Para Saúde Gastrointestinal:

Muitas pessoas se voltam para tratamentos naturais e alternativos quando se trata de problemas com a saúde gastrointestinal e por uma boa razão. Estudos mostram que os remédios à base de plantas, como o Absinto, são tão bons ou mesmo melhores na luta contra o crescimento excessivo de bactérias intestinais ou sintomas SIBO.

O tratamento típico de hoje da SIBO é limitado a antibióticos orais com taxas variáveis ​​de eficácia. Um estudo de 2014 teve 104 pacientes que testaram positivo para SIBO recém-diagnosticado tomar uma dose elevada de rifaximina ou uma terapia com ervas diariamente durante quatro semanas. Os produtos à base de plantas foram especificamente escolhidos porque continham ervas antimicrobianas como extratos de absenho, orégano, tomilho e berberina, que demonstraram fornecer uma ampla cobertura de espectro contra os tipos de bactérias mais comumente envolvidas no SIBO.

Dos pacientes que receberam terapia à base de plantas, 46 por cento não apresentaram evidência de SIBO em testes de acompanhamento em comparação com 34 por cento dos usuários de rifaximina. Os efeitos adversos relatados entre aqueles que tomaram rifaximina incluíram anafilaxia, diarréia e colite de C. difficile, enquanto apenas um caso de diarreia e nenhum outro efeito colateral foram relatados no grupo de terapia com ervas.

O estudo concluiu que as terapias com ervas são pelo menos tão eficaz quanto a rifaximina para a erradicação do SIBO. Além disso, a terapia de ervas com Absinto parece ser tão eficaz quanto a terapia antibiótica tripla para indivíduos que não respondem à rifaximina.

20. Combate a Fraqueza:

A planta do Absinto também é usada para melhorar a circulação sanguínea, como estimulante cardíaco, para alívio das dores de parto nas mulheres, e como agente contra tumores e cancros. Os remédios populares usam a planta do Absinto contra constipações, reumatismo, febres, icterícia, diabetes, e artrite. Para além disso, a planta do Absinto é um tónico para os nervos, sobretudo para a epilepsia e a flatulência. É um bom remédio digestivo e contra a fraqueza.

Outros Benefícios do Absinto Para Saúde:

  • Ele também pode ser usado para tratar problemas como náuseas, vômitos e diarréia.
  • Pode ajudá-lo a se livrar das pedras de vesícula biliar.
  • Para problemas digestivos ou gastrointestinais, Certifique-se de tomar apenas pequenas doses de Absinto.
  • O Absinto estimula contrações do útero, Então pode ajudar as mulheres que têm problemas com a menstruação obstruído.
  • Também pode aliviar a dor associada com a menstruação e reduzir o risco de cancro do útero.
  • O Absinto melhora o fluxo sanguíneo, É muito importante manter seu coração saudável.
  • O Absinto também tem propriedades anestésicas, Então você pode usá-lo para aliviar a dor causada por desordens, como distensões musculares ou articulares, Artrite, reumatismo e lumbago.
  • Também é um excelente repelente para insetos.
  • Age como estimulante de apetite e da digestão, mostrando-se útil para tratamentos de anorexia e quadros parecidos.
  • Também é boa para: nevralgias, mau hálito, prisão de ventre, vômitos, repele piolhos, insuficiência hepática, etc.

Receita do Chá de Absinto:

  • Ferva 500 ml de água
  • Desligue o fogo
  • Acrescente 1 colher (sopa) de Absinto
  • Deixe a mistura abafada por 10 minutos
  • Coe e beba

Viu como é fácil fazer chá de Absinto? Em geral, o recomendado é não ultrapassar a quantidade de 2 xícaras da bebida por dia. Como o chá de Absinto é bastante amargo, você pode acrescentar um pouco de açúcar.

Caso utilize folhas verdes no preparo, elas devem ser colhidas logo que surgirem os primeiros sinais da formação dos futuros órgãos reprodutivos. Assim, os princípios ativos do Absinto são conservados.

Outra dica é deixar as folhas secarem em lugar arejado, mas longe dos raios solares. Depois, guarde o Absinto em caixas de madeira.

O truque para aproveitar as flores é fazer a colheita logo que desabrocharem. Lembrando que a planta fica florida por sete dias apenas.

absinto

Contraindicações do Absinto:

Como sua estrutura possui um componente químico denominado tujona, certas doses podem provocar alguns efeitos colaterais, incluindo alucinações. A tujona é um composto químico, derivada do tuieno, que ocorre em várias plantas, como a tuia e a sálvia.
Devido ao teor em taninos (polifenóis de origem vegetal), é possível que haja interação com sais de ferro, zinco ou chumbo, assim como com alcaloides, portanto, sempre antes de consumir um medicamento ou bebida à base de Artemisia absinthium, leia antes a bula, ou mesmo consulte um médico.

Deve ser evitado durante a gravidez e a amamentação. Doses grandes são tóxicas e podem causar náuseas, vômito, vertigem, inquietudes e delírios.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.