Chá de Manjerioba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre o Chá de Manjerioba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Manjerioba – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, a majerioba é uma planta que pertence à família das Fabaceae. Assim como acontece com tantas outras espécies.

O chá de manjerioba é dotada de propriedades naturais que ajudam no processo de tratamento e cura de algumas doenças. Com esse propósito, as partes que são usadas no preparo das receitas são as folhas e a raiz.

cha de manjerioba

Dependendo do local onde é encontrada, a planta pode ser conhecida por outros nomes, a exemplo de acapulco, fedegosão, mangerioba-do-pará, mangerioba-grande e mata-pasto-grande.

Usada devido as suas propriedades diuréticas, antifúngicas e laxante, o chá de manjerioba pode combater muitas doenças. Porém, o mais aconselhável é que, antes de incluí-lo em qualquer que seja o tratamento, o médico deve ser consultado. Isso vai assegurar a existência de qualquer efeito contrário.

A partir da liberação, a planta pode ser usada para tratar diversos problemas de saúde. Entre os mais comuns estão anemia, congestão do fígado, dispepsia, febre, gonorreia, hemorroidas, herpes, impingem, infecção, malária, pano branco e prevenção da erisipela e da sarna.

Usada devido a sua propriedades diuréticas, antifúngicas e laxante, a manjerioba grande é uma planta da família das Fabaceae. Dependendo da localidade, a planta pode ser conhecida por outros nomes, a exemplo de acapulco.

Fedegosão, mangerioba-do-pará, mangerioba-grande e mata pasto grande. As partes da manjerioba grande utilizadas são as folhas, inflorescência (parte da planta onde se localizam as flores) e a raiz.

Benefícios do Chá de Manjerioba Para Saúde:

O chá de manjerioba possui propriedades como analgésico, antianêmico, antiasmático, antibacteriano, antiespasmódico, antifúngico, anti-inflamatório, anti-hepatotóxico, antimalárico, antirreumático, antisséptico, antivirótico, carminativo, colagogo, depurativo, desobstruente, diurético, febrífugo, emenagogo, estomáquico, hepatoprotetor e inseticida.

O chá de manjerioba pode ser usado em tratamentos de anemia, vermes, tuberculose, torção muscular, sarna, sarampo, reumatismo, queimaduras, picada de escorpião, porrigem, paludismo, nevralgias, malária, inflamações uterinas, impigens, impaludismo, hemorroidas, hepatite, febre.

Feridas, gases, fungos, afecções do fígado, febre biliosa, erupções cutâneas, erisipela, epilepsia, eczemas, doenças venéreas, contusões, distensões musculares, complicações menstruais, doenças hepáticas, dores gastrointestinais, dores de cabeça, bronquite, cicatrização, coqueluche, entre outros.

Como Usar o Chá de Manjerioba:

O chá de manjerioba pode ser utilizado para tratar infecções na pele por bactérias e fungos. Através dos brotos frescos da planta, basta friccionar sobre o local da infecção e esperar agir. O certo é que essa intervenção seja feita uma vez por dia, durante o período de uma semana.

Para tratar das hemorroidas, deve ser preparado um refresco da inflorescência. Para isso basta pegar essa parte da planta, 200 ml de água, açúcar e gosto e bater no liquidificador. Para que o tratamento surta efeito o indicado é repetir o processo de ingestão da bebida duas vezes por dia. Já a partir da decocção da raiz da planta, é possível preparar uma bebida capaz de diminuir a febre.

Como Fazer o Chá de Manjerioba:

Além de todas as formas de utilização que foram apresentadas anteriormente, a manjerioba pode ser consumida na forma do chá de manjerioba. Assim, basta separar 200 ml de água filtrada e um pedaço da raiz da planta. Coloque a água para ferver, logo em seguida, quando começar a aparecer as primeiras bolhas, desligue e acrescente a manjerioba.

Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire a raiz e a bebida está pronta para ser ingerida. A indicação é que o consumo não ultrapasse as três xícaras diárias. O chá de manjerioba é usado para diminuir a temperatura corporal, ou febre.

cha de manjerioba origem

Cuidados e Contraindicações do Chá de Manjerioba:

O medicamento natural é contraindicado para gestantes, pois pode provocar aborto. Além disso, suas sementes não podem ser ingeridas cruas devido à sua toxicidade, podendo causar degeneração dos tecidos do fígado, do coração e do pulmão.

Quando consumido em grandes quantidades, o chá de manjerioba pode causar intoxicação renal. Sempre consulte um médico antes de fazer o consumo de qualquer medicamento, mesmo que natural.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Hipérico – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios das Folhas de Melão Amargo!