Os 40 Benefícios da Batata Doce Para Saúde

Os 40 Benefícios da Batata Doce Para Saúde!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Batata Doce São Ótimos Para nossa Saúde Geral do Corpo, Portanto A Batata Doce é nativa das Américas e as suas raízes são ricas em açúcares que ajudam a manter o nível glicêmico estável, oferecendo vários benefícios para o corpo. Ela também possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6. Isso a torna um alimento bastante nutritivo e comumente procurado por praticantes de atividades físicas, diabéticos, veganos, vegetarianos e por aqueles que buscam saúde através da alimentação equilibrada.

batata doce e seus beneficios

Valor Nutricionais da Batata doce:

Nativa das Américas, a Batata Doce é rica em fibras, é fonte de ferro, vitaminas A, C e E e de potássio, possuindo cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. É um carboidrato considerado “do bem”. No Brasil, encontramos quatro variedades: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada.

Para Melhora sua Saúde:

Rica em fibras, vitaminas e sais minerais, a Batata Doce é uma excelente fonte de antioxidantes de valor estimável na prevenção de vários cânceres, diminuindo os riscos que os metais pesados e os radicais livres representam para a nossa saúde como um todo. Ela também é uma grande aliada na prevenção de úlceras estomacais, graças ao complexo B.

A Batata Doce possui uma grande quantidade de fibras, que auxiliam na prevenção da prisão de ventre. Reduzindo, assim, o desconforto e dores que atingem até 20% da população brasileira. Isto demonstra como este alimento nos fornece saúde e bem-estar, agindo como uma barreira contra agentes nocivos ao corpo humano.

1. No Auxílio do Emagrecimento:

O fato de proporcionar gradualmente energia ao corpo faz com que a Batata Doce nos mantenha saciados por mais tempo. Isso ocorre devido à Batata Doce ser um alimento de carboidrato complexo, que não eleva os níveis de insulina após ser consumida, além de possuir ótimas quantidade de fibra alimentar, cerca de 3g para cada 100g de batata. Desta forma, o indivíduo sente que não precisa se alimentar várias vezes ao dia e também evita que faça refeições grandes e calóricas.

2. Para ajudar no Controle da Glicose:

Você pode fazer várias receitas usando a Batata Doce, que ajuda o corpo a responder melhor à insulina por causa das suas fibras solúveis e a abundância do ácido clorogênico. Desta forma, estabilizando os níveis de açúcares no sangue, controlando os picos glicêmicos que seriam responsáveis pelo diabetes. Ou seja, você pode se alimentar bem e com qualidade sem precisar restringir a sua alimentação. Aproveite e confira as 3 formas criativas de consumir este alimento!

3. Para Proteger a Pele:

A Batata Doce contribui bastante para proteger a pele, principalmente contra os danos do sol causados pelos raios UV e na produção de colágeno, que mantém a pele firme e elástica.

4. No Reparo do Intestino:

Por ser uma fonte de fibras dietéticas, a Batata Doce ajuda a manter o sistema digestivo saudável, limpando dele os metais pesados como arsênio e o mercúrio. Além das vitaminas do complexo B, que potencializam a síntese proteica, lipídica e energética em geral.

5. Durante a Gravidez:

Sabemos o quanto uma alimentação equilibrada e o pré-natal são essenciais para o bom desenvolvimento fetal, mas muitas mulheres sempre ficam na dúvida do que comer. E muitos destes nutrientes podem ser encontrados na alimentação diária e em alimentos como a Batata Doce, que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B6. Estas são importante para o desenvolvimento celular, reparação de tecidos, formação dos ossos e no metabolismo de proteínas e gorduras.

Além do cálcio, que ajuda na formação dos nervos, coração e músculos, dentre outros. O que torna a Batata Doce um alimento potente para a mãe e o bebê, garantindo saúde aos dois. Entretanto, lembramos que é importante consultar um médico para definir a quantidade e os melhores horários para comer o alimento.

6. Para Quando for Treinar:

Os músculos precisam de energia durante a atividade física. E por este motivo, a Batata Doce é um, se não o melhor alimento, pois ela evita a queda brusca de glicose no sangue, evitando tontura, náuseas e até desmaios. Sendo consumida até duas horas antes da musculação ou atividades de alto impacto, os carboidratos presentes na batata se acumulam nos músculos evitando o desgaste e a fadiga. Veja também outros benefícios da batata doce depois dos exercícios físicos.

7. Regula Níveis de Açúcar no Sangue

A batata tem uma substância chamada amido, no qual é convertido em açúcar na digestão. E também é encontrado as fibras as quais ajudam no regulamento do açúcar no sangue, ajudando no equilíbrio da digestão, e ajudando a manter o controle de pessoas com diabetes.

8. Ajuda no Emagrecimento:

Mesmo que a Batata Doce seja um carboidrato, ela pode ser considerada um ótimo alimento para o emagrecimento. Na Batata Doce, contém um amido, que demora pra fazer digestão, então, a pessoa fica satisfeita por mais tempo do que o normal. Ela evita o exagero do açúcar no sangue e disponibiliza energia de forma em equilíbrio.

9. Estimula o Humor:

A Batata Doce tem uma fonte de magnésio, conhecida como mineral anti-estresse, o qual deixa a pessoa mais relaxada e bem humorada.

10. Suaviza a Pele:

As batatas doces são ricas em antioxidantes, os quais protegem a pele de radicais livres. A batata é rica em beta-caroteno, vitamina A, os quais ajudam na remoção de células mortas e anulam a produção da melanina. A vitamina C encontrada na Batata Doce, são antioxidantes naturais que ajudam a manter a pele macia e bonita.

11. Fornece Energia:

A Batata Doce também é um ótimo alimento para atletas, pois, é um alimento que fornece bastante energia com nível baixo de gorduras. Ela contém carboidratos que ajudam a fornecer energia para ações biológicas do corpo e para ter um bom funcionamento nos exercícios do dia-a-dia.

12. Reconstrói os Músculos:

A Batata Doce é rica em fibras e potássio. O potássio ajuda no controle de massa muscular e as fibras controlam a fome e reconstrói os músculos. Ingerir Batata Doce é uma dieta recomendada para atletas e fisiculturistas.

13. Fortalece os Ossos:

Ela também tem um alto nível de fósforo, o qual mantém os ossos firmes, como dentes também.

14. Ativa e Estimula o Cérebro:

Devido ao beta-caroteno e os antioxidantes, juntos eles ativam e estimulam nosso cérebro, nos livrando dos radicais livres. E nossa memória pode ficar ativa e saudável por muito tempo.

15. Previne Anemia:

A Batata Doce é rica em muitas vitaminas entre elas, a vitamina C, que ajuda na prevenção de anemia.

16. Prolonga a Vida:

Foi feito uma Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, nos quais revelam que menos de 2% de adultos americanos conseguem obter 4.700 mg de potássio. O potássio ajuda o corpo a funcionar ajudando os nervos e os músculos. Eles se juntam no transporte das células e move os resíduos para fora. O potássio ajuda a combater os danos causados pelo sódio na pressão arterial. Consumo em muita quantidade de potássio, está associado há 20% do menor risco de morte.

17. Melhora o Intestino:

A batata-doce é um tubérculo cheio de fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Essas fibras estimulam o trânsito intestinal e ajudam nosso corpo a levar algumas toxinas embora.

18. Fortalece o Sistema Imunológico:

Além de todas as suas vantagens, a batata-doce tem uma grande quantidade de vitamina A. Essa vitamina é diretamente responsável pela qualidade do nosso sistema imunológico. Ter seus níveis corretos em nosso organismo significa ter uma saúde mais protegida.

19. Ação Antioxidante:

A vitamina A também age como um antioxidante, atuando na manutenção dos ossos e do tecido da pele. Comer batata-doce pode te deixar mais novo por muito mais tempo.

20. Ajuda a Diabetes:

Devido ao seu baixo índice glicêmico, ela ajuda no controle da diabetes. Nesse caso, é importante saber a quantidade ingerida, portanto o acompanhamento de um médico é essencial.

21. Tem um Elevado Teor em Vitaminas:

A batata-doce tem um elevado teor em vitaminas, especialmente betacaroteno;

22. Estimula a Produção de Melanina na Pele:

Antioxidante benéfico ao nível da visão e que estimula a produção de melanina na pele.

23. Dá maior Resistência a Infeções:

O elevado teor em vitaminas antioxidantes (A, C e E), dá à batata-doce propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a estimulação do sistema imunitário e maior resistência a infeções;

24. Reduz a Absorção de Colesterol:

Redução da absorção de colesterol devido ao seu elevado teor em fibra;

25. Regulação da Glicemia:

A fibra solúvel atrasa a absorção dos açúcares, conferindo à batata-doce um Índice Glicémico (IG) inferior ao da batata comum, o que permite uma maior regulação dos níveis de açúcar no sangue;

26. Perda/Regulação do Peso:

Pelo seu menor IG, pela sensação de saciedade prolongada que proporciona e pelo sabor adocicado que pode substituir o consumo de doces;

batata doce beneficio

27. Nutrição Desportiva:

A batata-doce é muito consumida pelos desportistas pela libertação lenta de açúcar sangue;

28. Versatilidade:

Pode ser confeccionada de diversas formas: cozida, assada, em puré, frita, como alternativa no prato principal à batata comum, do arroz, da massa, etc. Pode ainda ser utilizada na confeção da base das sopas.

Veja Outros Benefícios da Batata Doce Para Saúde:

  • Devido ao seu baixo índice glicêmico, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa
  • muscular;
  • Ajuda no controle da diabetes;
  • Por causa de sua quantidade de vitamina A, fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz o colesterol total;
  • Auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino devido ao seu teor de fibras;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Reduz cãibras;
  • Regula a pressão arterial;
  • Fornece energia para o treino de musculação;
  • Auxilia na formação de colágeno;
  • Previne anemia;
  • Faz bem para pele;
  • A vitamina A presente na raiz age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos e do
  • tecido epitelial.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francysco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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