Benefícios das Plantas

Patchouli – Origem, Benefícios e Como Usar!

Patchouli – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Patchouli é uma planta que pertence ao sudeste asiático. No Brasil, a planta é popular como Oriza, principalmente cultivada no Pará e Maranhão.

Seu aroma é quente, intenso, amadeirado, balsâmico e doce. É usado desde os tempos passados, mantendo sua reputação de afrodisíaco, gerador de sorte nos negócios e prosperidade nas finanças.

PatchouliNo oriente é usado para perfumar as roupas e também empregado como antídoto para picada de cobras venenosas.

No ocidente a planta é mais usada em cosméticos, pois possui ação adstringente, útil em tratamentos para a pele flácida, principalmente após uma perda de peso em excesso.

A Patchouli é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser utilizada para melhorar a aparência da pele, diminuir o desconforto abdominal, aliviar náuseas, aliviar dores, combater estresse e até mesmo a ansiedade.

Propriedades da Patchouli:

Em geral, as propriedades da planta incluem uma ação bactericida, expectorante, antifúngica, anti-inflamatória, antisséptica, antialérgica, analgésica, cicatrizante, sedativa, hipotensora, regeneradora para a pele e estimulante para o estômago.

Benefícios da Planta:

A planta pode ser usada para diferentes fins, que incluem:

  • Ajuda a relaxar e a acalmar, aliviando a agitação, irritabilidade, insônia, estresse e ansiedade;
  • Alivia diversas dores no seu geral como espasmos musculares, dor de cabeça, cólica ou angina de peito;
  • Ajuda no tratamento de problemas de pele como celulite, eczema, chagas, acne, dermatite ou micoses;
  • Melhora a aparência da pele, ajudando a cuidar da pele áspera e envelhecida;
  • Ajuda no tratamento de diversos problemas de estômago como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão.

Modo de Usar a Planta:

Normalmente, são utilizadas as folhas secas da planta para preparar chás caseiros, podendo também estar presentes à venda no mercado.

Como Fazer o Chá de Patchouli:

O chá da planta contém um efeito tranquilizante, sedativo, analgésico e hipotensor, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça e aliviar o estresse, por exemplo. Se você deseja preparar o chá da planta, a receita estará em baixo:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de Patchouli;
  • 1 Litro de água.

MODO DE PREPARO:

Coloque as folhas secas da planta em uma panela com 1 litro de água fervente, deixando ferver a mistura durante 10 minutos em fogo não muito alto.

Passando esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe descansar durante 10 a 15 minutos. Você deve coe antes de beber.

Recomendamos beber 2 a 3 xícaras do chá por dia, de acordo com a necessidade do indivíduo. O óleo essencial da planta também tem  propriedades calmantes e relaxantes podendo ser usado para fazer massagens.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.