Os 40 Benefícios da Pitomba Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Pitomba Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, a Pitomba é muito comum, sobretudo na Amazônia da Mata Atlântica. A pitombeira é uma árvore que faz parte da família Myrtaceae e tem como nome científico Eugenia luschnathiana. Surpreendentemente, esta árvore consegue atingir uma altura de 13 metros e, muitas vezes, é plantada em zonas degradadas, de maneira a fazer parte da alimentação de algumas espécies de aves.

Além disso, serve igualmente para decorar espaços verdes em parques ou praças, de diversas localidades brasileiras. Esta árvore tem uma fruta chamada de Pitomba que brota, normalmente, entre o primeiro e o quarto mês do ano. A polpa da Pitomba tem cor branca, é um pouco ácida e adocicada. Contudo, ela está envolvida por uma casca marrom, que pode ser partida apesar de ser rígida.

Valor Nutricional da Pitomba:

A Pitomba é rica em vitamina C, ferro, cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular.

Rica em ferro, os Benefícios da Pitomba combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina. Além disso, age como um fortalecedor dos ossos e auxiliar na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas. Então, confira Os 40 Benefícios da Pitomba Para Saúde:

1. Combate os Radicais Livres:

A vitamina C presente nela é um antioxidante potente contra os radicais livres que agem no organismo, eles são responsáveis pelas células aumentando o risco de adquirir inúmeras doenças.

2. Fortalece os Ossos:

Esta fruta também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.

3. Auxilia a Função Glandular:

Os nutrientes encontrados ajudam no funcionamento das glândulas vitais do organismo, as mesmas responsáveis pelo metabolismo e regularização de algumas reações do corpo humano ao estresse.

4. Benefícios da Pitomba Para Saúde dos Cabelos:

Para os cabelos, ela traz benefícios também quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.

5. Benefício da Pitomba Para Circulação Sanguínea:

O ferro presente nela, contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, melhorando a circulação sanguínea.

6. Prevenir a Anemia:

Rica em ferro, esta fruta combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina.

7. Possui Propriedades Cicatrizantes:

Ela auxilia na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.

8. Retarda o Envelhecimento Precoce:

A Pitomba possui uma grande concentração de vitamina C, e ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele.

9. Benefício da Pitomba Para Melhorar o Sistema Imunológico:

Esta fruta é rica em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

10. Benefícios da Pitomba Para Tratar Problemas Intestinais:

Ela contêm fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais.

11. Combate as Rugas:

Ela funciona como um remédio natural contra as rugas. Esse poder medicinal se deve a elevada concentração de vitamina C, presente na frutinha.

12. Previne Doenças Cardiovasculares:

Considerada um dos melhores antioxidantes existentes, a vitamina C presente na Pitomba ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose e a hipertensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio.

13. Melhora a Circulação Sanguínea:

O fato do alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios da Pitomba. É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

14. Benefícios da Pitomba Para Pele:

Os benefícios desta especiaria para a pele são explicados de vido a sua alta concentração de antioxidantes poderosos, que combatem rugas, manchas na pele e outros distúrbios na pele.

15. Alivia o Estresse Oxidativo:

A água encontrada na Pitomba ajudar a aliviar o estresse oxidativo e podem ajudar a prevenir danos ao DNA, reduzir a inflamação e o risco de aterosclerose devido ao estresse oxidativo.

16. Previne a Osteoporose: 

A Fonte é fonte de vitamina K, cuja deficiência está associada a um risco mais alto de desgastes e fratura nos ossos. O consumo adequado de vitamina K melhora a saúde dos ossos porque age diretamente na sua composição aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina.

Outros Benéficos da Pitomba Para Saúde:

  • Intestino (rico em fibras) e tratar prisão de ventre;
  • Facilita a digestão;
  • Saúde dos olhos (rico em vitamina A);
  • Aumento da imunidade (rico em vitamina C e taninos com propriedades antimicrobianas);
  • Ajuda a emagrecer (consumida com moderação);
  • Fonte de minerais (ferro, fósforo, cálcio, potássio e cobre);
  • Combate bronquite;
  • Combate diarreia;
  • Previne gripes e resfriados;
  • Combate dor de cabeça enxaqueca;
  • Contribui para a perda de peso;
  • Ajuda na expulsão de vermes;
  • Atua contra hemorroidas e varizes;
  • Combate enfermidades dos rins e da bexiga;
  • Rica em antioxidantes;
  • Ajuda no combate ao câncer de cólon pois promove limpeza eficiente da região.
  • Funciona como um remédio natural contra as rugas;
  • Age como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres;
  • Contribui para a formação de hemoglobina;
  • Também ajuda no combate à anemia e colabora com a formação de hemoglobina;
  • Pitomba também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos.

Como Consumir Pitomba:

Este fruto encontra-se em licores, mas, pode, igualmente, ser consumido na sua forma natural. A sua adaptação culinária não é muito fácil, daí ser raro aparecer em biscoitos, doces ou bolos. Se a quiser comer crua, tem de primeiro partir a casca, usando os dentes, e depois, ingerir a parte interior até restar apenas o caroço.

Apesar de ser uma fruta com poucas maneiras de comê-la, não deixe de introduzi-la em sua alimentação, pois os seus benefícios são bem motivadores.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Suco de Bacuri Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde