Benefícios dos Grãos e Cereais

Aveia: 25 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 31/07/2021)

Os Benefícios da Aveia São Muito Bons Para Nossa Saúde geral do Corpo, Portanto A Aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal.

à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. A Aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade.

Valor Nutricionais da Aveia

A aveia é rico em minerais e vitaminas que são essenciais para saúde geral do corpo. Portanto, A aveia contem minerais como fósforo, cobre, magnésio, zinco, cálcio, folato, manganês e potássio, além de vitaminas como vitamina B2, vitamina B1, vitamina A, vitamina c e vitamina E. Confira Já Os 25 Benefícios da Aveia Para Saúde:

Benefícios da Aveia Para Saúde

1. Regula o Intestino:

A Aveia ajuda a ir ao banheiro. Não é novidade que esse Grão é rico em fibras solúveis (absorvem água) e insolúveis (não absorvem água). Mas você sabia que nenhum grão possui mais fibra solúvel que a aveia? Uma fibra chamada Betaglucano. 100 g de aveia têm 4 g de Betaglucano. A aveia ajuda o intestino a trabalhar porque o Betaglucano se liga à água e aumenta o bolo fecal, diminuindo a prisão de ventre.

2. Facilita a Digestão:

Por evitar a prisão de ventre, um dos benefícios da aveia está vinculado a uma digestão mais leve, com menos desconforto abdominal e inchaços. Outro detalhe: esse Grão diminui a fome, prolongando a saciedade e eliminando a vontade de ficar beliscando algo entre as refeições.

3. Aumenta a imunidade:

Estudos mostram que esse Grão ajuda a reduzir o risco de infecções, gripes e viroses. Isso porque há comprovados benefícios da aveia para o sistema imunológico, fazendo que ele fique mais forte e protegido de doenças comuns.

4. Aveia Reduz o Colesterol:

esse Grão foi eleito um dos melhores alimentos para o coração. Ela previne doenças cardíacas e diminui o colesterol ruim (LDL). Isso porque para diminuir o LDL não basta parar de comer fast food, embutidos e outras gorduras, é preciso também aumentar a ingestão de fibras. E a fibra Betaglucagona ajuda o intestino a eliminar o excesso de gordura dos alimentos.

5. Aveia Ajuda a Emagrecer:

Emagrecer é um dos benefícios da aveia mais procurados. Afinal muitas pessoas utilizam a aveia nas dietas para perder peso. esse Grão emagrece porque reduz a fome, prolonga a sensação de saciedade e ajuda a eliminar a gordura em excesso através das fezes.

6. Aveia é Boa Para Diabetes:

O Grão é indicado para diabéticos porque possui baixo índice glicêmico e ajuda no controle das taxas de açúcar no sangue. As fibras do cereal evitam que a glicose seja absorvida de forma rápida, impedindo os picos glicêmicos e normalizando a liberação de insulina pelo pâncreas.

7. Aveia Previne Câncer:

Além de todos os benefícios da aveia já listados, ela previne câncer de cólon (intestino grosso) e câncer de mama. Isso porque o cereal possui flavonoides, que são substâncias antioxidantes responsáveis por evitar o envelhecimento das células e o aparecimento de doenças degenerativas.

8.É boa Para o Cérebro:

Por conter antioxidantes, zinco, selênio e vitaminas do complexo B, a Aveia ajuda na saúde mental e evita a morte precoce dos neurônios.

9. Ajuda a Controlar a Ansiedade e insônia:

Outro importante benefício da aveia para o cérebro. O cereal contém altas doses de triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a liberar a serotonina, o que proporciona bem-estar e relaxamento. Médicos até indicam a Aveia para melhorar os sintomas da depressão.

10. Aveia é Boa Para Pele:

A indústria de cosméticos sabe dos benefícios da aveia para a pele. Tanto que fabrica cremes, sabonetes, loções hidratantes e outros produtos tendo o cereal como ingrediente. Além da ação antioxidante, a Aveia é fonte de vitamina E. Suas propriedades são usadas para limpar, esfoliar e hidratar a pele do rosto e corpo.

11. Previne Osteoporose:

A aveia preserva a saúde dos ossos por conter cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos que evitam a osteoporose.

12. Aveia Para Ganhar Massa Muscular:

Deixei por último mais um dos famosos benefícios da aveia: o ganho de massa muscular. A Aveia é recomendada a atletas por seu alto valor energético e também por ser rica em proteínas. Assim, a aveia pode ser consumida tanto antes dos treinos como combustível imediato aos exercícios quanto depois para ajudar na recuperação da musculatura.

13. Combate a Desnutrição:

Desnutrição é uma doença causada pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes mais comum em crianças porém atinge também os adultos, os sintomas mais comuns são cansaço e falta de energia, irritabilidade, falta de concentração e depressão, comer todos os dias três colheres ou meia xícara de chá aliados a uma boa alimentação ajudará a resolver o problema.

14. Protege o Coração:

A Aveia contém antioxidantes que protegem contra doenças cardíacas, ela elimina as placas de gorduras e diminuem o colesterol ruim e controla a pressão arterial.

15. Limpa as Artérias e Veias:

A Aveia melhora a circulação sanguínea, ela controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Diminuem as concentrações séricas de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos de forma significativa e aumentam o colesterol bom.

16. Combate a Depressão e o Stress:

Por possuir magnésio e vitaminas do complexo B é um excelente aliado no tratamento e combate á depressão, elimina a fadiga diária e traz ânimo extra para lutar contra o baixo astral.

17. Aumenta o Sistema Imunológico Contras as Doenças:

A Aveia reforça o sistema imunológico e combate infecções, na verdade ela não tem uma ação direta na imunidade, mas como melhora o trânsito intestinal acabamos produzindo mais anticorpos, o que faz com que haja uma melhora na imunidade.

18. Fornece Energia:

A Aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão, ela acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental. Consumida diariamente traz energia e vigor físico.

19. Previne a Constipação:

a Aveia é uma fonte rica de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, o que ajuda na regulação dos movimentos intestinais e, portanto, previne a constipação.

20. Reduz o Risco de Câncer:

Lignan, o mesmo composto que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares também “ajuda a reduzir as chances de câncer relacionado com hormônios, como câncer de mama, próstata e ovário”, de acordo com a American Cancer Society. Portanto, comer Aveia é bom para homens e mulheres.

21. Reduz a hipertensão:

se você sofre de pressão alta, uma dose diária de aveia ajudará a combater este problema e, por sua vez, menor risco de hipertensão arterial.

22. Rico Fonte de Magnésio:

a aveia é também uma fonte rica de magnésio, que é fundamental para a função enzimática e a produção de energia, e ajuda a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais ao relaxar os vasos sanguíneos, ajudar o músculo cardíaco e regular a pressão arterial. Os altos níveis de magnésio alimentam o uso correto do corpo da secreção de glicose e insulina.

23. Regenera os Tecidos:

Como é muito rico em proteínas as Aveia, comê-las favorece a produção e o desenvolvimento de novos tecidos no corpo.

24. Rico em Cálcio:

A aveia tem uma boa quantidade de cálcio, o que ajuda a prevenir a desmineralização óssea.

25. Contém Complexo de Vitamina B:

Vitaminas como B1 e B2 são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Cerca de 100 gramas de aveia atendem 40% das exigências diárias da vitamina B1.

Malefícios da aveia

Falar em malefícios da aveia é um pouco exagerado, mas o cereal deve ser evitado por quem sofre de doença celíaca, pois a aveia tem glúten.

Outro ponto são os gases intestinais e possíveis quadros de diarreia. Isso pode ocorrer somente se o seu intestino for naturalmente solto e você exagerar no consumo desse Grão. Lembre-se de que a aveia é boa para prisão de ventre e esse não é seu caso.

Enfim, perto de todos os benefícios da aveia mencionados, os efeitos colaterais acima são mínimos. Realmente vale a pena incluir adotar a aveia na dieta.

Sair da versão mobile