Os 40 Benefícios da Abobrinha Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Abobrinha Para Saúde são diversos e bastante nutritivos. Além disso, abobrinha contém muitos nutrientes que são importantes para o corpo de modo geral. A abobrinha faz parte dos alimentos mais nutritivos e benéficos da terra. Seus maiores atributos são a presença de vitaminas e antioxidantes que nos protegem contra doenças do coração, doenças intestinais e, além de tudo, ainda ajuda na perda de peso.

Uma grande vantagem de abobrinha sobre os outros alimentos é que todas as suas partes: casca, poupa, sementes e flores são totalmente comestíveis e geram deliciosas receita.

A diferença desse fruto para as abóboras comuns é que ela é colhida antes da poupa endurecer e suas melhores plantações são nos meses de agosto a janeiro, podendo ser corretamente chamada de fruto do verão.

abobrinhaA abobrinha é originária das Américas e pode ser encontrada nas cores amarelo, verde-claro e verde mais escuro. Ainda que popularmente considerada como um vegetal, botanicamente está classificada como uma fruta pertencente à família da melancia, melão, moranga e pepino (espécie Curcubita pepo). Veremos a seguir para que serve a abobrinha, seus principais benefícios e propriedades.

Propriedades da Abobrinha:

Das propriedades deste legume mais marcantes vale ressaltar que ela é uma fonte rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Além disso, ajuda a prevenir doenças que podem advir da falta de vitamina C como escorbuto, esclerose e aparecimento de hematomas. Quando consumida regularmente, a abobrinha pode auxiliar também na redução dos níveis de homocisteína, que é um aminoácido presente no sangue e que, em grandes quantidades pode causar entupimento de artérias e Acidente Vascular Cerebral (AVC).Confira agora, Os 40 Benefícios da Abobrinha Para Saúde:

1. Baixa o Colesterol:

As fibras alimentares na abobrinha ajudam a reduzir o colesterol, anexando-se aos ácidos biliares que o fígado produz a partir do colesterol para digerir as gordura. Porque a fibra se liga tão bem com ácidos biliares, aumentando assim a sua capacidade de digerir imediatamente as gorduras, o fígado é responsável pela produção de mais ácido biliar.

2. Prevenção do Câncer:

As fibras ajudam nos movimentos intestinais saudáveis e regulares, as grandes quantidades de fibra presente neste legume também ajudam a prevenir possíveis toxinas cancerígenas de se estabelecerem no cólon. Além disso, as vitaminas A e C, bem como ácido fólico, encontrado na abobrinha atuam como poderosos antioxidantes que combatem o stress oxidativo que pode levar à diferentes de câncer.

3. Saúde da Próstata:

Estudos mostram que os fitonutrientes presente na abobrinha auxiliam na redução dos sintomas de benigna hipertrofia prostática (BOH), uma condição na qual a glândula da próstata aumenta e leva a complicações com a micção e funções sexuais em homens.

4. Contém Agente Anti-inflamatória:

As vitaminas C e A, servem ao corpo como antioxidantes potentes, mas também agentes anti-inflamatórios eficazes. Juntamente com o Cobre encontrada na abobrinha, estas vitaminas impedi o desenvolvimento de muitas doenças hiper-inflamatórios, incluindo asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

5. Ajuda na Saúde do Coração:

Uma pequena quantidade de abobrinha já contém mais de 10% da RDA de Magnésio, um mineral comprovada que reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Abobrinha também fornece folato, que é uma vitamina necessária na quebrar de aminoácido perigoso homocisteína , caso os níveis no corpo aumentem demais, podem contribuir para ataques cardíacos e derrames.

6. Proteção antimicrobiana:

As sementes da abobrinha e o óleo extraído dessas sementes têm larga utilização antimicrobiana, especialmente como antiparasitários. Curiosamente, sementes de abobrinha ainda são utilizadas em algumas partes do mundo, para o tratamento de vermes intestinais ou outros parasitas intestinais, ainda que não haja estudos científicos suficientes que respaldem essa utilização.

7. Auxiliar na Saúde da Próstata:

A utilização dos benefícios da abobrinha para doenças da próstata se aplica ao alargamento não canceroso da próstata conhecido como hiperplasia prostática benigna, ou BPH. Sementes e óleos de abobrinha têm sido tradicionalmente usados para ajudar a diminuir a frequência de micção que é comumente experimentada por homens diagnosticados com HBP.

beneficios da abobrinha

8. Benefícios Contra o Câncer:

A combinação de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias existentes na abobrinha fornece benefícios anti-câncer. O desenvolvimento de muitos tipos de câncer depende do estresse oxidativo crônico indesejado, derivado do reduzido consumo de nutrientes antioxidantes, e da inflamação crônica que pode ocorrer ao longo da vida, com falta de nutrientes anti-inflamatórios. Os benefícios anti-cancerígenos da abobrinha ainda estão em fase preliminar de estudos.

9. Protege o Sistema Respiratório Contra a Asma:

Devido à sua grande quantidade de vitamina C, a abobrinha é considerada como um excelente aliado no combate à asma. A vitamina C, um poderoso antioxidante, também desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico e no combate às doenças respiratórias. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter os pulmões abertos e limpos.

10. Auxilia na Perda de Peso:

A abobrinha cozida, com casca, contém apenas incríveis 37 calorias por porção de 100g, sendo uma das “queridinhas” nas dietas para redução de peso. É recomendável utilizar a abobrinha em substituição a outros alimentos com mais calorias como os que contém carboidratos. Assim, você pode comer uma porção maior de abobrinha em forma de salada, refogada com azeite de oliva, assada ou grelhada sem se preocupar em violar os números de calorias da sua dieta.

E ainda tem mais! Por conter 95% de água a abobrinha também ajuda a manter seu corpo hidratado, o que lhe garante mais energia e menor incidência de dores de cabeça.

11. Excelente Para o Coração:

Com grandes quantidades de potássio, que ajudam a diminuir a pressão arterial e também de folato que diminui o aminoácido homocisteína que causa ataques do coração e derrames, a abobrinha também é rica em magnésio que ajuda a manter a pressão arterial em níveis seguros e as batidas do coração em ritmo estável.

12. Fortalece os Ossos:

A abobrinha também contém cálcio que ajuda no correto funcionamento do sistema nervoso e fortalece nossos ossos e dentes.

13. Proteção Antimicrobiana:

As sementes da abobrinha e o óleo extraído dessas sementes têm larga utilização antimicrobiana, especialmente como antiparasitários. Curiosamente, sementes deste legume ainda são utilizadas em algumas partes do mundo, para o tratamento de vermes intestinais ou outros parasitas intestinais, ainda que não haja estudos científicos suficientes que respaldem essa utilização.

14. Benefícios Contra o Câncer:

A combinação de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias existentes na abobrinha fornece benefícios anti-câncer. O desenvolvimento de muitos tipos de câncer depende do estresse oxidativo crônico indesejado, derivado do reduzido consumo de nutrientes antioxidantes, e da inflamação crônica que pode ocorrer ao longo da vida, com falta de nutrientes anti-inflamatórios. Os benefícios anti-cancerígenos da abobrinha ainda estão em fase preliminar de estudos.

15. Benefícios Anti-inflamatórios:

Embora sem existência de extensas pesquisas a respeito, existem interessantes benefícios da abobrinha pouco explorados. Uma destas áreas está relacionada às inflamações.

A presença de gorduras omega-3 nas sementes de abobrinha, a presença de carotenóides anti-inflamatórios como a luteína, zeaxantina e beta-caroteno, bem como a presença de polissacarídeos anti-inflamatórios como homogalaturonano fazem deste vegetal uma escolha natural para a proteção contra as indesejadas inflamações.

Vários estudos preliminares em animais mostram proteção anti-inflamatória potencial para o sistema cardiovascular e também para o trato gastrointestinal, especialmente contra as úlceras gástrica e duodenal.

16. Poder Antioxidante:

Essa talvez seja a melhor característica da abobrinha. Como uma excelente fonte de manganês e uma boa fonte de vitamina C, a abobrinha fornece uma grande combinação de nutrientes antioxidantes convencionais, e também de antioxidantes não convencionais, incluindo-se os carotenóides luteína e zeaxamina. Ambos são especialmente úteis na proteção aos olhos, incluindo-se proteção contra a degeneração macular e a catarata decorrentes do avanço da idade.

17. Estimula a Memória:

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, está presente na abobrinha. Ela é importante para um bom funcionamento do sistema nervoso e auxilia no estimulo de uma boa memória, contribuindo também para a concentração e raciocínio.

abobrinha e seus benefícios

18. Combate os Radicais Livres:

O betacaroteno e o licopeno são substâncias carotenóides, presentes na abobrinha, que ajudam a impedir a grande formação de radicais livres no organismo e reparar seus danos. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, o excesso deles no organismo, pode ser um dano a saúde. Então, por mais que nosso organismo tenha formas de se proteger, é importante ter uma alimentação saudável e balanceada para evitar que a saúde fique comprometida ao longo do tempo.

19. Diminui o Nível de Glicose:

A vitamina B3 colabora na manutenção de níveis adequados de glicose no sangue. Lembrando que, quando os níveis de glicose estão altos, complicações de saúde podem ocorrer, como por exemplo a diabetes.

20. Contribui com a Saúde Ocular:

A abobrinha possui vitamina A, que conta com propriedades benéficas para a saúde ocular, proporcionando uma visão melhor e saudável, que é essencial para diversas pessoas, até mesmo para prevenir doenças. Lembrando que a deficiência dessa vitamina, pode causar doenças que comprometem os olhos e até mesmo a produção de lágrimas.

21. Combate a Prisão de Ventre:

Por ser uma ótima fonte natural de fibras, vitaminas e minerais, a abobrinha auxilia no bom funcionamento do intestino e, ainda, contém um leve efeito laxante. Além disso, é um alimento muito nutritivo de fácil digestão.

22. Fortalece os dentes:

O fósforo, cálcio e potássio presentes nas abobrinhas, contribuem para o fortalecimento de dentes e ossos. Vale ressaltar que a deficiência tanto das vitaminas presentes neste legume, quanto do fósforo, cálcio e potássio, podem levar a ocorrência de doenças, como por exemplo, a deficiência de cálcio pode levar a osteoporose, já que ele é um mineral essencial na formação dos ossos.

23. Melhora o Sistema Imunológico:

A abobrinha contém um rico valor nutritivo, que tem como resultado de seus benefícios, o fortalecimento do sistema imunológico, já que em sua composição, conta com um conjunto de vitaminas e minerais, com ações muito benéficas, antioxidantes, anti-inflamatórias e que, como pode ser notado nos itens anteriores, contribuem para diversos casos na saúde.

Lembre-se que cozinhar a abobrinha por muito tempo e tirar sua casca, pode diminuir notavelmente algumas de suas propriedades. A casca é rica em fibras e elas são muito finas, o recomendado é no máximo raspá-la.

24. Ajuda na Digestão:

Muitos não sabem, mas este legume é rica em vitaminas do complexo B, uma dessas vitaminas, é a B3, também conhecida como niacina, que ajuda a promover o bom funcionamento do sistema digestivo e ainda colabora na remoção de substâncias tóxicas do corpo.

25. Ajuda a Baixa Pressão Arterial:

Junto com o Magnésio, o Potássio encontrado no legume, eles ajudam a controlar a pressão arterial. a hipertensão ou a pressão alta, pode levar a arteriosclerose (danos nos vasos sanguíneo), ataque cardíaco e muitas outras condições médicas graves.

26. Controla o Diabetes:

Alimentos não amiláceos como Abobrinha podem encher você e ajudar no controle do diabetes. A fibra dietética, com a qual esse legume está repleta, pode retardar a absorção de glicose e ajudar os pacientes com diabetes tipo 2.

27. Auxilia no Bom Funcionamento da Tireoide:

A Abobrinha é rica em manganês , um mineral que promove o ótimo funcionamento da glândula tireoide.

28. Previne a Degeneração Macular:

A Abobrinha é rica em luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que são grandes atuantes tanto na prevenção, quanto no tratamento da degeneração macular, uma doença nos olhos relacionada a idade.

29. Combate o Envelhecimento Precoce:

A Abobrinha é uma boa fonte de antioxidantes como a luteína e zeaxantina. Estes dois antioxidantes exibem poderosas propriedades contra o envelhecimento precoce.

30. Contra a Hipertensão:

A Abobrinha é rica em Potássio, e é um dos alimentos mais utilizados para combater a hipertensão. Surpreendentemente, o legume tem mais Potássio do que uma Banana.

o benefício da abobrinha

Outros Benefícios da Abobrinha:

Além dos benefícios citados acima, a Abobrinha desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Previne a Osteoporose;
  • A Abobrinha aumenta a imunidade;
  • Combate a anemia;
  • A Abobrinha ajuda na construção dos tecidos ósseos;
  • Melhora a Circulação Sanguínea;
  • A Abobrinha combate o estresse;
  • A Abobrinha alivia a Dor de Cabeça;
  • Combate a Constipação;
  • Ajuda na Cicatrização;
  • Previne a Gota;
  • Bom para Cabelo e Pele.

Para os melhores benefícios ao comer este legume, escolha vegetais que são escuros. Não cozinhe demais e minimize a manteiga e outros óleos que você inclui no preparo. Isso preserva o sabor enquanto também mantém a natureza saudável do legume.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Gengibre Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Coco Para Saúde