Os 30 Benefícios do Chá de Cipreste Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Cipreste Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Chá de Cipreste possui ricas propriedades medicinais que favorecem toda a saúde do corpo humano. O cipreste é uma planta muito conhecida no meio arquitetônico e decorativo, pois costuma fazer parte de diversos ambientes, jardins e cercas, dada sua beleza rara e facilidade de propagação – que se adapta aos mais diversos climas e recompõe-se rapidamente mesmo após sofrer uma queimada.

cha de cipreste

A ramagem ereta e folhagem em tom verde claro são pontos importantes para se atentar e não confundi-la com cedrinhos. O que nem todos sabem é que, além de ser utilizado em decorações, o cipreste (conhecido também como cipreste italiano, cipreste comum e cipreste do mediterrâneo) possui poderosos efeitos medicinais, em especial para o tratamento de doenças circulatórias.

Valor Nutricional do Chá de Cipreste:

O Chá de Cipreste possui ainda diversas propriedades medicinais como antisséptica, adstringente – que limpa e descontamina – restauradora, calmante, diurética e desodorante. Além dessas propriedades ela também é indicada para inúmeros problemas como os presentes na lista abaixo. Então, confira agora os Benefícios do Chá de Cipreste Para Saúde:

Benefícios do Chá de Cipreste Para Saúde:

1. Previne Infecções:

O canfeno presente no Chá de Cipreste serve para curar pequenas feridas graças ao taninos que contêm e também tem uma função de prevenção de infecções por suas propriedades antibacterianas. Neste caso, o efeito mais rápido se consegue por via tópica.

2. Melhora o Tônus Muscular:

A qualidade antiespasmódica do Chá de Cipreste serve para tratar casos de cãibras ou doenças de tipo muscular, como a síndrome das pernas inquietas.

3. Benefícios do Chá de Cipreste Para Regular o Sistema Nervoso:

O Chá de Cipreste tem um efeito sedativo, o que permite tratar os transtornos de insônia, estresse ou depressão. Tem também capacidades energizantes. Você pode inalar ou aplicar por via tópica.

4. Combate Inflamações:

O Chá de Cipreste possui propriedades anti-inflamatórias que quando consumido regularmente ajuda a aliviar diversos tipos de inflamações.

5. Controla o Fluxo Menstrual:

As propriedades do Chá de Cipreste para regular o fluxo menstrual, especialmente no caso de mulheres com sangramento prolongado, doloroso ou muito abundante, são muito importantes e seus efeitos benéficos têm sido verificados. Também ajuda a aliviar os sintomas próprios da menopausa. O mais indicado é ingerir por via oral.

6. Alivia Congestionamentos Nasais:

Em quase qualquer condição que leva à produção de Catarro em excesso, a pessoa sofre de congestionamento dentro do nariz, seios ou no peito. Inale o vapor de Chá de Cipreste, bem como óleo essencial de eucalipto. Sempre que utilizado em combinação, eles removem o muco, solta-o e leva-o para porta de saída. Isto dá descanso de Tosse produtiva em condições como Resfriado, Bronquite, juntamente com outras infecções do sistema respiratório.

7. Benefícios do Chá de Cipreste Para Desintoxicar o Corpo:

O Chá de Cipreste fornece balanço de energia dentro do corpo e estimula a circulação de energia positiva. Isso pode ajudar na desintoxicação do corpo. O óleo também ajuda na drenagem de fluidos linfáticos.

8. Promove a Saúde do Coração:

O Chá de Cipreste aumenta o fluxo sanguíneo, bem como fortalece o Coração e os vasos. Isso auxilia a reduzir Hemorroidas, bem como veias Varicosas, uma vez que diminui os vasos sanguíneos inchados. O Chá de Cipreste oferece alívio para o sangramento extremo, bem como o fluxo menstrual.

9. Combate a Bursite:

É uma condição desagradável para as Articulações. Isso leva a dificuldade em mover essa Articulação. Realmente é causada por irritação da bursa. Eles são sacos cheios de fluidos nas Articulações. Use o Chá de Cipreste para combater os incômodos sintomas da bursite.

10. Ajuda a Eliminar Toxinas:

Se você acha que o seu fluxo sanguíneo está sofrendo por causa de toxinas nocivas que se acumulam em seu corpo, então você pode obter alívio através da utilização do Chá de Cipreste. Seu aroma energiza o sistema linfático. Ele começa a circular melhor e, portanto, as toxinas são levadas para o lugar onde exatamente serão excretadas.

11. Benefícios do Chá de Cipreste Contra Varizes:

Devido às habilidades do Chá de Cipreste, ele é ideal para estimular o fluxo sanguíneo, ele serve como remédio caseiro para varizes. As veias varicosas, também conhecidas como veias de aranha, ocorrem quando a pressão é colocada nos vasos sanguíneos ou nas veias – resultando na acumulação de sangue e abaulamento das veias.

12. Previne Cólicas:

Devido às características antiespasmódicas, o Chá de Cipreste evita problemas diurético, como Cólicas.

13. Age Como Adstringente Natural:

O Chá de Cipreste pode ajudar a fortalecer as gengivas, bem como reforçar os músculos através do corpo. A principal função relacionada com a adstringência é a contração, portanto o Chá de Cipreste torna as suas gengivas, Pele, músculos, bem como folículos de Cabelo mais fortes.

14. Previne o Envelhecimento Precoce:

Ao incluir o Chá de Cipreste dentro da sua dieta diária, ele vai manter a Pele firme, bem como flexível. Ele vai ajudar a retardar o início do envelhecimento da Pele, como Rugas, linhas finas e flacidez da Pele. É também um excelente hidratante que hidrata de forma eficiente a Pele.

beneficio do cha de cipreste

15. Benefícios do Chá de Cipreste Contra a Ansiedade:

O Chá de Cipreste tem efeitos sedativos, o que provoca calma, bem como sensação de relaxamento sempre utilizada aromaticamente ou topicamente. Também é energizante e incentiva sentimentos de felicidade, bem como facilidade.

16. Controla a Cistite:

Pesquisas revelam que propriedades medicinais encontradas no Chá de Cipreste ajudam a controlar a cistite e as infecções urinárias, assim como outras condições associadas com o trato urinário.

17. Combate a Diarreia:

O Chá de Cipreste possui uma propriedade adstringente que o torna adequado para cortar os processos diarreicos através da ingestão oral. Tem também a capacidade de agir sobre o organismo de forma muito rápida.

18. Benefícios do Chá de Cipreste Contra Doenças Circulatórias:

O Chá de Cipreste tem propriedades vasoconstritoras, por isso, é um complemento de grande ajuda na prevenção de doenças circulatórias como flebite, varizes, hemorroidas ou celulite. Neste caso, o mais indicado é aplicá-lo por via tópica.

19. Previne Doenças Respiratórias:

O Chá de Cipreste serve para eliminar o catarro gerado no nosso sistema respiratório e atua como agente anti-espasmódico. É indicado para aliviar e combater os sintomas da bronquite, asma ou resfriado.

20. Combate a Retenção de Líquidos:

O consumo do Chá de Cipreste ajuda a combater a retenção de líquidos e contribui para eliminação de toxinas através do suor gerado e aumento da transpiração. Esta qualidade de “limpeza” permite também prevenir condições hepáticas.

Outros Benefícios do Chá de Cipreste Para Saúde:

  • Age como calmante do sistema nervoso em casos de agitação mental e ansiedade.
  • Tem ação estimulante e tônica.
  • Auxilia nos tratamentos para problemas catarrais e dificuldades respiratórias.
  • Promove a desintoxicação corporal.
  • É adequado para equilibrar a oleosidade da Pele e do couro cabeludo
  • É bastante útil também para complementar o tratamento de asma, ansiedade, bronquite, espasmos, febre, gripe, disenteria, hemorroida, má circulação, sintomas da menopausa, hérnia, insônia, hemorragia, edemas, reumatismo, sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), tosse, varizes, fraqueza, pressão baixa, laringite e congestão pulmonar.

Como Usar o Cipreste:

O Cipreste é usado sob a forma de óleo essencial, devendo ser sempre diluído.

  • Hidratante: Adicionar 8 gotas de óleo essencial de Cipreste em 30 ml de loção ou creme hidratante. Aplicar sobre edemas ou varizes.
  • Inalação: Inalar o vapor do óleo essencial de Cipreste é uma ótima maneira de diminuir a congestão nasal. Adicionar de 3 a 5 gotas em um recipiente com água fervente, fechar os olhos e inalar o vapor.
  • Compressas: Adicionar 8 gotas de óleo essencial de Cipreste em água fervente e umedecer uma toalha limpa. Colocar a compressa morna sobre o abdômen para conter a menstruação excessiva.

Receita do Chá de Cipreste:

A cipreste é comercializada em farmácias e lojas de produtos naturais, e a receita do seu chá é bastante simples. Basta adicionar a quantidade de duas colheres da erva para cada litro de água, leve a mistura ao fogo e aguarde até que comece a ferver.

Após este ponto, tampe o chá e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Depois deste período basta coar para tirar o excesso da erva e beber a uma temperatura agradável. Adoce a gosto, mas cuidado para não colocar açúcar demais e prejudicar as propriedades da planta.

beneficios do cha de cipreste

Contraindicações do Chá de Cipreste:

Como as demais plantas, a cipreste, quando usada esporadicamente, uma vez ou outra, não apresenta contraindicações, mas quando esta é usada para fins medicinais precisa de indicação ou acompanhamento médico adequado.

Nada de começar um tratamento por conta própria, pois cada um possui organismo e problema diferentes e precisará de uma dose distinta da erva.

Os 30 Benefícios do Chá de Toranja Para Saúde

Chá de Neem

Os 38 Benefícios do Chá de Neem Para Saúde