Benefícios das Plantas

Moringa controla a Diabetes, obesidade e alergias: veja os 12 benefícios

A Moringa é rica em muitos nutrientes que colaboram com a saúde humana. A Moringa é uma planta pertencente á família de plantas com flor e atualmente pertencente a ordem das ”brassicales”, que é constituída por outras 13 espécies. A planta é muito encontrada em países da África e no sudeste asiático.

Moringa: 12 Benefícios, Informação nutricional, e malefícios

Entre as espécies do gênero Moringa, são encontrados alguns arbustos e pequenas árvores, que perdem suas folhas em períodos de inverno ou estiagens prolongadas. Na maioria das vezes, a planta é encontrada com raízes e caules bastante suculentos e carnudos. De acordo com especialistas, a Moringa é considerada uma planta que possui propriedades essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, além de possuir vitaminas e sais minerais, considerados como “milagrosos” para a saúde humana.

Isto acontece graças a várias propriedades, em primeiro lugar a Moringa é depuradora, diurética e laxante. Também é rica em vitamina B, que ajuda a transformar os alimentos em energia, em vez de gordura. Mas principalmente acelera o metabolismo, acalma o apetite (reduz a vontade de doces e carboidratos) e age como um energizante natural.

Pontos importantes na hora de enfrentar uma dieta para perder peso. Sua combinação de proteínas, betacaroteno e aminoácidos faz que estimule o metabolismo, ajudando seu corpo a queimar calorias mais rapidamente.

 Valores Nutricionais da Moringa:

Somando todas as substâncias presentes nas Moringas, a planta conta com: 36 componentes anti-inflamatórios; 9 aminoácidos essenciais ao corpo, mas que não são produzidos por ele; 18 outros aminoácidos; e 46 tipos de antioxidantes. Dentre esses últimos, aliás, há nutrientes poderosos, como o zeatina, a quercetina, ácido cafeoilquínico, beta-sitosterol, ácido clorogênico, kaempferol e outros. Substâncias antioxidantes combatem os chamados radicais livres e, como consequência, evitam doenças e retardam o envelhecimento da pele. Então, confira agora Os 12 Benefícios da Moringa Para Saúde:

Os 12 Benefícios da Moringa Para Saúde

1. Previne o Crescimento de Fungos:

A Moringa possui qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores da planta ajudam na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

2. Benefícios da Moringa Contra a Diabetes:

A Moringa pode exercer efeitos antidiabéticos no tratamento de Diabetes Mellitus. As pesquisas demonstraram que o tratamento com a planta funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, a planta também mostrou uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.

3. Previne a Obesidade:

As Moringas ajudam no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivos e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B nas folhas da planta ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.

4. Previne Alergias:

As Moringas possuem qualidades antialérgicas. Pesquisas validaram a ação inibitória deste chá nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

5. Combate o Câncer:

A Moringa é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore possuem propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol.

Outro estudo demonstrou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos da planta conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário , carcinogêneos hepática e papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.

6. Melhora a Saúde dos Ossos:

Os extratos das Moringas são benéficos para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais essenciais tais como cálcio e fósforo. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficazes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite, ao mesmo tempo, ajudando a curar várias doenças ósseas como a fratura mandibular óssea ou maxilar.

7. Ajuda na Produção de Colágeno:

As folhas das Moringas similarmente contêm enxofre. Esse mineral está presente em cada única célula do corpo e é o elemento alicerce para o colágeno e a queratina. O colágeno é uma elemento elástica que acontece flexibilidade e afeto à pele e queratina é uma elemento rígida que acontece à pele acerto e vigor. Estas duas substâncias formam a maior parte do tecido da pele e são compostas de proteínas construídas a começar por enxofre.

8. Benefícios da Moringa Para Saúde Capilar:

A Moringa contribui para manter o cabelo desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.

9. Benefícios da Moringa Para Saúde da Pele:

A Moringa possui significativas propriedades de cura de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da planta no tratamento de feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.

10. Benefícios da Moringa Contra a Asma:

Os benefícios das Moringas também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com o Chá desta planta ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A planta estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.

11. Benefícios da Moringa Contra os Radicais Livres:

As Moringas possuem ação antioxidante, tanto que uma pesquisa feita com mulheres e divulgada em 2012 mostrou que a ingestão de sete gramas da folha da planta em pó todos os dias por três meses causou um aumento significativo na quantidade de antioxidantes no sangue.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, substâncias associadas ao envelhecimento precoce e à doença no coração e diabetes do tipo 2. A quercqetina, um dos antioxidantes encontrados na erva, pode ajudar a diminuir a pressão arterial.

Moringa: 12 Benefícios, Informação nutricional, e malefícios

12. Ajuda a Reduzir o Colesterol Ruim:

As Moringas servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da planta, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

Malefícios da moringa:

O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia. É recomendado evitar o consumo da raiz e de seus extratos, sem orientação de um profissional, pois contêm substâncias tóxicas que, quando usadas em concentrações excessivas, podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa a óbito.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.