Benefícios das Plantas

Segurelha é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

segurelha

Segurelha, de nome científico Satureja montana, é uma planta medicinal, também popularmente conhecida como Segurelha-de-inverno e alfavaca-do-campo.

Muito utilizada no tratamento de problemas gastrointestinais, esta planta de aroma especial pode atingir até 30 cm de altura, possui folhas finas terminadas em ponta e as suas flores são pequenas, de coloração branca ou rosada.

Segurelha é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

As suas folhas possuem um sabor semelhante ao tomilho, porém mais picante, e são apreciadas como condimento no preparo de pratos culinários. A fruta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação. A seguir, conheça as propriedades, os benefícios e as indicações de uso do chá desta planta.

Propriedades da Segurelha:

As Propriedades da Segurelha incluem sua ação adstringente, afrodisíaca, analgésica, aromática, digestiva, estimulante, fungicida e tônica. Então, confira Segurelha – Origem, Benefícios e como Usar:

Benefícios da Segurelha:

Existem diversas espécies no gênero Satureja, que são conhecidas por vários povos como segurelhas. As segurelhas são ervas aromáticas utilizadas como tempero em inúmeros tipos de receitas culinárias. Estas ervas são também usadas como uma erva medicinal e por outras vezes como plantas ornamentais em jardins.

As flores da planta chamam atenção das abelhas e são uma boa fonte de alimento para elas. Outras espécies do gênero Satureja também são coletadas ou cultivadas para uso como erva culinária ou como erva medicinal, mas são geralmente muito menos conhecidas do que as duas espécies citadas acima. Veja Os Principais Benefícios da Segurelha Para Saúde:

  • Aftas
  • Feridas
  • Picadas de insetos
  • Problemas intestinais
  • Diarreia
  • Dor de garganta
  • Flatulência,
  • Expectorante
  • Digestivo
  • Previne cólicas

Como Usar a Segurelha:

As formas frescas e secas da Segurelha são encontradas no mercado. Para preparar um Segurelha seco, os primeiros seis a oito centímetros das seções de ervas devem ser reunidos antes ou durante a floração.

Normalmente, corte os rebentos e as folhas espalhadas nas telas ou na folha de papel e deixe-se secar à temperatura ambiente.

As folhas secas devem então ser retiradas das hastes, armazenadas em um recipiente de vidro bem fechado e mantidas em local fresco, escuro e seco, onde ele irá manter-se bem por muitos meses.

Segurelha é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

As folhas desta planta, frescas ou secas, podem ser empregadas na culinária. Suas partes têm um sabor ligeiramente picante e picante com manjerona como sabor. Esta erva possui excelentes qualidades de mistura com outras ervas.

Para manter a fragrância e o sabor intactos, a erva salgada geralmente é adicionada nos momentos finais da cozedura, uma vez que a cozedura prolongada pode resultar na evaporação de seus óleos essenciais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.