Os 50 Benefícios do Alecrim Para Saúde

Os 50 Benefícios do Alecrim Para Saúde

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Alecrim Para Saúde são variados e eficazes. Além disso, nativo da região do Mediterrâneo, o alecrim é uma das ervas mais comumente encontradas em um rack de especiarias, e por uma boa razão – não só tem um sabor e aroma maravilhosos, mas também uma grande quantidade de efeitos benéficos para a saúde, se regularmente adicionados à nossa dieta.

AlecrimO nome científico desta erva herbácea perene é Rosmarinus officinalis. Semelhante a muitas outras ervas úteis, o alecrim está na mesma família taxonômica que a Hortelã, mas não possui esse sabor característico. Além disso, tem um sabor mais quente, amargo e mais adstringente que dá um sabor maravilhoso às sopas, molhos, ensopados, assados ​​e enchimento. É particularmente prevalente na culinária cultural italiana.

Embora pequenas quantidades, como aquelas usadas para saborizar alimentos, geralmente não são consideradas grandes o suficiente para ter um efeito importante no corpo, a adição regular de folhas aos seus alimentos permitirá que seu corpo obtenha benefícios acumulados dos compostos orgânicos e fitoquímicos únicos presentes as folhas. Há também usos de alecrim que envolvem consumir quantidades maiores ou aplicar seus óleos essenciais à pele diretamente.

O Que é Alecrim ?

O alecrim ( Rosmarinus officinalis ) é uma planta do Mediterrâneo que, além da cozinha, é usada para tratar muitos problemas de saúde, como problemas digestivos, excesso de peso ou perda de cabelo.

Embora essas propriedades sejam muito importantes, também devemos conhecer os efeitos adversos do consumo de alecrim; e como consumi-lo adequadamente para evitar esses problemas e aproveitar ao máximo suas virtudes.

Valor Nutricional do Alecrim:

O Alecrim possui diversos compostos químicos (como o carnosol e o ácido carnósico) que possuem ações antioxidantes, relaxantes, aromas e sabores. Além disso, as ações farmacológicas presentes no alecrim podem ativar a circulação periférica e funciona como anti-inflamatório.

Sendo assim, o alecrim possui diferentes usos, desde em alimentos até em inibição do crescimento de tumores. Então, confira Os 50 Benefícios do Alecrim Para Saúde:

1. Combate à Tosse, Gripe e Asma:

Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. Além disso, os tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

2. Equilibra a Pressão Arterial:

A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

3. Auxilia o Tratamento de Dores Reumáticas e Contusões:

Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.

4. É Diurético e Ajuda a Digestão:

O alecrim é rico em minerais como o Potássio, Cálcio, Sódio, Magnésio e Fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.

Alecrim

5. Auxilia a Menstruação:

O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.

6. Reduz Gases Intestinais:

Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.

7. Combate o Estresse:

Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

8. Ajuda no Tratamento de Hemorroidas:

Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.

9. Reduz o Mau Hálito:

A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.

10. Trata o Couro Cabeludo:

Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.

11. Ajuda a Reduzir a Tosse:

As folhas de alecrim ajudam a libertar muco e saliva (escarro) para curar a tosse.

12. Combate Artrite:

O alecrim combate a progressão da artrite reumatoide através da redução do dano oxidativo nas articulações e nos tecidos circundantes.

13. Pode Reduzir Espasmos:

Suas folhas têm propriedades antiepilépticas. Além disso, reduz os espasmos musculares involuntários. Estudos de cobaias descobriram que essa erva reduziu os espasmos no coração (íleo e átrio).

14. Atua na Prevenção do Câncer:

Estudos apresentam que extratos de alecrim podem prevenir a replicação de células cancerígenas, inibindo assim o crescimento tumoral.

15. Reforça a Memória:

Se você é uma pessoa que se esquece com facilidade de várias coisas, ou deseja se prevenir de doenças como Alzheimer e a perda de memória durante a velhice, o alecrim é um ótimo aliado. Seu ácido carnósico atua diretamente nos neurônios, protegendo-os dos efeitos do envelhecimento.

16. Melhora o Humor:

Alecrim

Pessoas muito estressadas, ou que apenas estão de mal humor, podem encontrar no prazer da culinária do alecrim a solução para seus problemas. O ácido carnósico, mencionado acima, também é um excelente antioxidante, reforçando o sistema nervoso, principalmente para lidar com situações de estresse.

E para tanto, nem é preciso cozinhá-lo: seu cheiro é o suficiente para cuidar deste aspecto.

17. É um Forte Anti-Inflamatório:

O alecrim tem propriedades anti-inflamatórias de excelente qualidade, essenciais para quem está cuidando de inchaços, ou passa por recuperações de lesões. Entre elas, o Carnosol e o Ácido Betulic também ajudam a prevenir os efeitos de radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo efeitos cancerígenos.

18. Ajuda a Combater a Calvície:

As propriedades presentes no alecrim são uma excelente ferramenta contra a calvície em seus estágios iniciais. Além disso, o Chá de alecrim possui antioxidantes potentes, cujos efeitos não se resumem apenas a retardar o envelhecimento da pele como vimos acima. Se ingerido com frequência, os estágios iniciais da calvície são impedidos, e em estágios mais avançados são diminuídos a níveis irrisórios.

19. Fortalece o Sistema Imunológico:

As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas presentes no alecrim são mais do que suficientes para proteger o corpo de boa parte das doenças. Como resultado, esta é uma das melhores vantagens de seu consumo regular.

Lembre que para que dê certo, é preciso ter uma boa frequência da folha em sua alimentação, seja na forma do chá sugerido acima, seja na forma de tempero, vista mais adiante.

20. Estimula a Circulação Sanguínea:

Ainda há muita discussão sobre como o alecrim é capaz de estimular a circulação do sangue, mas é fato de que seu consumo torna o corpo muito mais ativo e energético para toda sorte de atividades. E vale lembrar que uma boa circulação também previne doenças, além de oxigenar todos os órgãos, potencializando suas funções.

21. Desintoxica o Fígado:

Outro uso muito eficiente do alecrim é como um desintoxicante do fígado. Portanto, sendo um diurético natural, ele é capaz de potencializar os efeitos do órgão ao eliminar toxinas, gordura ruim, sais e quaisquer outros efeitos nocivos no organismo. Seja na forma de chá, ou como um tempero, seu uso frequente consegue fazer enorme diferença nos cuidados com o fígado.

22. É um Antibactericida Natural:

Uma descoberta recente atestou que o alecrim também é um antibactericida natural, conseguindo ótimos efeitos sobretudo em infecções no estômago. Mesmo doenças mais graves como úlceras podem ser bem controladas com o seu uso frequente da maneira que desejar, já que seus efeitos são bem recebidos pelo organismo de qualquer forma.

23. Ótima Para a Sua Pele:

Alecrim

Falando em aumentar a circulação sanguínea para a pele, os antioxidantes e as vitaminas que compõem são bastante críticos porque ajudam a proporcionar uma aparência juvenil ao envelhecimento da pele e diminuem a aparência dos capilares no rosto.

Os inchaços provocados por feridas e picadas de insetos também podem ser diminuídos através do uso de loção ou gel de alecrim calmantes. Portanto, você pode criar suas próprias loções de alecrim, também, se você não consegue encontrar uma boa coisa que você gosta.

24. Combate o Envelhecimento Precoce:

Alecrim é um ingrediente favorito em loções de pele anti envelhecimento, pois estimula a regeneração celular, ajuda a reduzir o inchaço, aumenta a firmeza e melhora o tom geral da pele. Também ajuda a aumentar a circulação sanguínea para a pele.

25. Auxilia a Saúde Respiratória:

O alecrim é realmente uma grande ajuda para aqueles com dificuldades respiratórias. Inalar o aroma do alecrim pode ajudar com a congestão devido a infecções respiratórias, alergias, resfriados, juntamente com a gripe. Além disso, ele também pode ajudar qualquer sinusite ou dor de cabeça associada a doenças respiratórias

26. Possui Propriedades Diuréticas:

O alecrim é realmente um diurético leve, o que significa que pode ajudar a eliminar a inchaço e a retenção de água dentro do corpo. Além disso, pode ajudar com o fluxo de urina e ajudar a função renal. Devido a isso, pode ajudar o corpo a eliminar água extra (se usado consistentemente).

27. Ajudar com o Crescimento do Cabelo:

Existe a chance de que o alecrim possa promover o desenvolvimento do cabelo, diz um estudo. Mas, como este estudo misturou alecrim com várias outras ervas, não está claro qual das ervas desencadeou o re-crescimento.

28. Aumenta a Saúde Digestiva:

O alecrim é frequentemente usado para ajudar a tratar problemas digestivos, incluindo constipação, dispepsia e quase todas as outras questões relacionadas à digestão.

Outro Benefícios do Alecrim Para Saúde:

  • Acalma dores musculares, artrite e é anti-reumática.
  • Promove a recuperação de cabelo e unhas. Aplicado no couro cabeludo e unhas fracas, estimula seu crescimento e fortalecimento.
  • Aumenta a concentração e a memória, bem como aliviar as dores de cabeça.
  • Regula o PH da pele. É amplamente utilizado como tópico, especialmente para a pele oleosa.
  • De-inflama as inflamações dos pés e da pele em geral, ajudando na sua cura rápida. Também luta contra a celulite.
  • Previne úlceras e protege o estômago, evitando digestão lenta e flatulência. Além disso, elimina o mau hálito e alivia as feridas por ser um poderoso antibacteriano.
  • Alivia a dor menstrual e facilita o esvaziamento vaginal.
  • Luta contra a anemia porque tem muito ferro.
  • Combate doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e AIDS, pois possui alto poder antioxidante.
  • Promove a recuperação de doenças respiratórias,
  • Recupera o sistema digestivo: promove a digestão, ajuda o fígado, evita flatulências e acidez do estômago,
  • Mitiga os problemas de menstruação e facilitar o esvaziamento do sangue, evitando dores de cabeça, retenção de líquidos e irritabilidade,
  • Supera os casos de anemia em nosso corpo, uma vez que contém muito ferro,
  • Trata de doenças tais como o cancro, a SIDA ou a doença de Alzheimer, osteoartrite,
  • Combate a intoxicação alimentar,
  • Complementa o tratamento em doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia.
  • Relaxa os músculos doloridos,
  • Reduz a inflamação e descansar os pés,
  • Melhora a circulação do couro cabeludo e promover o crescimento do cabelo (em shampoos e loções),
  • Fortalece unhas frágeis e frágeis,
  • Combate o mau hálito,
  • Cuida da pele, especialmente em cremes para a pele oleosa.

Formas de Usar Alecrim:

Alecrim

Infusão: adicione uma colher de chá de folhas a um copo de água fervente. Deixe-o descansar por cinco minutos e beba.

Tintura: coloque em uma garrafa de açafrão de 200 g e adicione um litro de álcool a 70%. Agite bem e deixe repousar durante 7 a 10 dias cobertos, agite uma vez por dia, filtre e guarde em uma garrafa protegida da luz.

Pomada: primeiro aqueça a tintura em banho-maria para reduzir o seu volume 5 vezes (de um litro para 200 ml). Depois, derreta 1 kg de vaselina branca em banho-maria e adiciona-se 100 ml do concentrado. Deixe esfriar bem.

Loção: coloque em uma garrafa de açafrão de 200 g e adicione um litro de álcool a 96%. Depois, agite bem e deixe repousar durante 10 dias em uma garrafa fechada, misture uma vez por dia. Filtrar e armazenar em uma jarra protegida da luz. Ao usá-lo, deve-se ter em conta que mancha roupas.

Inalações: adicione um litro de água fervente sobre um punhado de folhas. Cubra a cabeça com uma toalha e respire seus vapores a uma distância suficiente para evitar a queima.

Possíveis Efeitos Colaterais do Alecrim:

Alecrim é reconhecido principalmente como seguro sem efeitos indesejados. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar ter quantidades substanciais de alecrim, uma vez que pode resultar em contrações uterinas e abortos espontâneos. As pessoas que têm hipertensão não devem tomar alecrim, uma vez que pode aumentar a pressão arterial. Alguns indivíduos podem ser alérgicos ao alecrim quando são colocados em sua pele.

Os indivíduos que experimentam epilepsia devem ter cuidado para não piorar seus problemas usando muito a erva. Pois, o alecrim como óleo essencial pode ser perigoso e não é adequado para ingestão oral. Tomar folhas de alecrim em quantidades consideravelmente grandes pode causar náuseas, edema pulmonar e em condições severas, coma.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 30 Benefícios da Casca de Laranja Para Saúde

Os 40 Benefícios da Camomila Para Saúde