Pulsátila – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Pulsátila – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Pulsátila possui ricas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano. De origem europeia, essa é uma herbácea pequena com flores da cor violeta que possuem seis sépalas. Também chamada de anémona, flor-do-vento, flor-de-Páscoa, a Pulsátila pertence a família das Ranunculáceas e tem como nome científico Pulsátila vulgaris ou pulsatilla nigricans.

beneficios da pulsatila

Cresce em pradarias secas e em ambientes calcários e siliciosos. A Pulsátila é uma pequena planta que integra a família das ranunculáceas. A mesma é uma herbácea bastante popular devido suas flores com pétalas cuja coloração é violeta ou púrpura, geralmente, com seis sépalas.

Este vegetal é predominante em praticamente toda a região da Europa, sobretudo nas pradarias secas e em solos siliciosos e calcários. Dotada de folhas finas e bem divididas, as quais podem alcançar até 40 centímetros de altura, a Pulsátila é também conhecida pelas nomenclaturas de flor-do-vento, anêmona e flor-de-Páscoa.

Propriedades da Pulsátila:

Altamente atuante na saúde humana, esta planta apresenta determinadas propriedades que conferem todas as habilidades de tratamento à Pulsátila, entre elas merecem destaque a ação antiespasmódica, emenagoga, antibiótica e antimitótica. Essas, por sua vez, podem ser encontradas em diversas partes da planta, como as folhas, flores e raízes. Então, confira agora os Benefícios da Pulsátila Para Saúde:

Benefícios da Pulsátila Para Saúde:

  • A Pulsátila também é um eficiente medicamento natural contra insônia, dores nevrálgicas e cólicas digestivas.
  • Também é muito associada ao controle do ciclo menstrual e a atividade ovariana equilibrada e normal.
  • Sua indicação, entretanto vai além desses tratamentos, podendo ser utilizada na recuperação de pernas pesadas devido à presença de veias aparentes, varizes e varicosidades.
  • É indicado para auxiliar as pessoas inseguras, ansiosas e perfeccionistas, que podem acabar ficando deprimidas quando as suas expectativas não são correspondidas.
  • Frieiras, pertubações ginecológicas diversas, problemas com a menstruação e desordens digestivas podem ser controladas com o uso dessa planta.
  • Outros distúrbios podem ser facilmente eliminados com a Pulsátila, a exemplo da língua amarelada, mau hálito, boca seca e até a ausência de sede.
  • Apesar de todos esses benefícios, pacientes com outras enfermidades também podem fazer uso dessa planta a fim de conseguirem tratamento para seus problemas. Ou seja, doentes com rinofaringite aguda ou crônica, febre, papeira e terçolhos.
  • A planta é indicada para os indivíduos com variações repentinas de humor e que, quando estão deprimidos, ficam tristes, chorosos e com necessidade de atenção. Além disso, podem apresentar sintomas de ansiedade.

Tintura da Pulsátila:

Preparada por meio da utilização da planta estando florida e fresca, a tintura-mãe desta planta é conhecida como uma das principais receitas naturais preparadas a partir desse vegetal. A mesma é dotada de saponócidos, ranunculósida e taninos, os quais promovem ações antiespasmódicas, antienxaquecas, sedativas, antinevrálgicas, antibacterianas, vesicantes e ainda capazes de atuar no controle da secreção da bílis.

pulsatila

Efeitos Colaterais da Pulsátila:

Todos os tratamentos naturais devem ser acompanhados por um médico. Não é porque as ervas são menos nocivas, na teoria, que os riscos deixam de existir. A composição na estrutura de cada planta é cheia de elementos e, em alguns casos, pode ser que um deles tenha alguma reação alérgica no usuário.

As reações de alergias podem começar fraquinhas, mas há casos em que as vias respiratórias incham e isso dificulta, e muito, a respiração, podendo causar até uma sufocação. Para evitar resultados negativos com o tratamento, consulte-se com um médico especializado em produtos naturais (Naturalista) e converse com ele a respeito do seu problema para que seja receitada a melhor solução.

Benefícios do Chá de Malva do Reino

Os 15 Benefícios do Chá de Malva do Reino Para Saúde

cha de papo de peru

Chá de Papo de Peru – Origem, Benefícios e Como Usar!