Benefícios das Plantas

Dedaleira Amarela – Origem, Benefícios e Como Usar!

Dedaleira Amarela – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Dedaleira Amarela torna-se um arbusto pequeno, de ramos cilíndricos e folhas sésseis ou curto pecioladas, vernicosas, elípticas, obtusas coriáceas, verde-escuro na página superior e verde-claro na página inferior; suas flores são brancas (amarelas segundo Glaziou), dispostas em panículas; o fruto é uma cápsula cônica, lenhosa, grande. Fornece madeira comum, porém de grande durabilidade em contato com o chão sendo, portanto, preferida para moirões e esteios; também largamente empregada na construção civil, servindo também para ser consumida como lenha e carvão. Veja tudo sobre esta planta:

Dedaleira Amarela

Origem da Dedaleira Amarela:

Na região de Minas Gerais a vegetação se mistura entre Cerrado e Mata Atlântica. Em meio a esta riqueza de plantas, existe uma que se destaca pela sua beleza e pela propriedade medicinal cardiotônica que possui.

A esta erva deram o nome de Dedaleira Amarela, mas nos estados de São Paulo e Mato Grosso, onde também é encontrada, é conhecida por outras nomenclaturas, como: andeia-de-caju, copinho, dedaleiro mangaba-brava, dedal, mangabeira-brava e pacuri.

Características da Dedaleira Amarela:

Cientificamente é conhecida como Lafoensia Pacari, a qual pertence à família das Litráceas. De porte pequeno este arbusto é bastante ramificado. As folhas da planta são de cor verde e possuem formatos epilíticos.

Já a beleza da Dedaleira Amarela fica por conta da delicadeza de suas flores que são das cores branca e amarela, por isso o nome dado a erva. Devido ao encanto da planta ela é considerada uma excelente opção para decorações e ornamentações.

Propriedades e Benefícios da Dedaleira Amarela:

A Dedaleira Amarela possui duas propriedades, uma que é encontrada em suas folhas e outra que está presente nas raízes da planta. No primeiro caso trata-se da ação cadiotônico. Como o próprio nome já induz, é um efeito tonificante do coração.

Através desta característica, a erva aumenta a força contrário do coração, facilitando o impulsionamento do sangue para as demais partes do corpo humano. Além disso, é um remédio natural indicado para pessoas que possuem insuficiência cardíaca congestiva.

Já no caso das raízes da dedaleira, estas podem ser utilizadas para tratar casos de indivíduos com febres. A ação febrífugo que ela desempenha, também chamada de antifebril, é excelente para eliminar tanto as febres baixas, como as altas.

Para conseguir aproveitar os benefícios proporcionados pelas partes desta planta, o paciente precisa preparar um chá com as folhagens secas ou frescas da planta, ou com as raízes dela.

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Dedaleira Amarela:

Não foram encontrados efeitos colaterais e contraindicações da Dedaleira Amarela na literatura consultada, mas lembre-se que todo medicamento – inclusive natural – somente deve ser utilizado sob orientação de um especialista.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.