Benefícios das Plantas

Quebracho – Origem, Benefícios e Como Usar!

Quebracho – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Quebracho possui ricas propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. O Quebracho é um árvore típica da América do Sul, que pode crescer por até trinta metros. É alta e reta, com um topo que espalha-se em diversas ramificações. A madeira destas árvores é bastante valiosa, e seu nome é derivado de sua dureza.

beneficios do quebracho

Seu nome vem da união das palavras “quebrar” e “hacha”, do espanhol, respectivamente quebrar e machado.Embora sua madeira seja valiosa, é sua casca que possui fins medicinais. Ela possui um tom cinzento e amarelado, com uma textura fibrosa mas macia e pequenos furos. Seu sabor é bastante amargo, mas praticamente não possui nenhum aroma.

Há dois tipos de árvores comercialmente chamados de Quebracho. O mais comum é o branco, de onde são feitos a maioria dos extratos e temperos, assim como a madeira utilizada comercialmente. Dado pela diversidade da flora brasileira, muitas espécies ainda são pouco conhecidas pela população no que diz respeito as propriedades medicinais. Como é o caso da árvore do Quebracho.

A espécie é pouco conhecida no Brasil, mas é bastante popular no Pantanal. Na região, a espécie foi responsável pela movimentação econômica, durante bom tempo. árvore espinhenta, que pode chegar a 15 metros de altura. Com a copa densa, que pode chegar a perder todas as folhas, dependendo da época do ano, o Quebracho pode ser usada na urbanização urbana e rural.

Sua floração ocorre entre os meses de novembro e fevereiro, já os frutos, podem ser colhidos de agosto a setembro. Ela é bastante utilizada na recuperação de áreas degradadas pela ação do homem.

Pela resistência que apresenta a variação de temperatura, é amplamente utilizada na construção de porteiras, aviamento de casas de farinha e como cabo de ferramentas. As flores da espécie servem à apicultura, enquanto a casca pode ser utilizada na indústria de curtume, devido a quantidade de tanino encontrada.

Propriedades do Quebracho:

Do Quebracho a casca é usada, de modo que para isto é útil que a árvore tenha mais de 70 anos. Esta casca contém alcalóides como aspidospermina e quebrachina, atuando como cinchona e quinina para o que ficou conhecido como a quina dos pobres. Também contém, azidina, eburnamenina, diacetilasdospermina, quebrachamina, quebrachina, aspidospermatina e ioimbina.

O Quebracho vermelho é usado em irrigações para tratar doenças venéreas e lavar feridas. Também é usado para facilitar o trabalho de parto.Entre as suas propriedades medicinais notáveis, temos: anestésico, anti-inflamatório, antimaláricos, antioxidante, antipirético, anti-séptico, diurético. Então, confira agora os Benefícios do Quebracho Para Saúde:

Benefícios do Quebracho Para Saúde:

  • Na forma de chá, o Quebracho pode aliviar dores de dente e de ouvido em seres humanos.
  • Nas medicinas tradicionais, a casca de Quebracho é utilizada para o tratamento de asma e outras condições respiratórias. Além disso, é utilizado para diminuir congestões e peitorais e estimular a respiração.
  • Adicionalmente, é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea, espasmos, retenção de fluidos, febre e dores. Também é largamente utilizado como um afrodisíaco masculino.
  • Em algumas culturas, casca do Quebracho é utilizada como tempero em comidas e bebidas.
  • A variação vermelha da planta, por sua vez, possui efeitos mais estimulantes no sistema gastrointestinal. Tanto as versões cristalizadas quanto em extrato de Quebracho possuem efeitos semelhantes no corpo, podendo ser utilizadas, desde que com moderação.
  • A espécie também é bastante usada no tratamento de verminoses dos animais domésticos, tais como gatos e cachorros.

Como Usar o Quebracho:

As folhas desta planta podem passar por um processo de extração de tintura de resina, uma substância que pode ser usada como tônico. Vale ressaltar ainda, que neste caso só são necessárias pequenas doses.

Outra importante utilização do Quebracho são as propriedades medicinais presentes nas cascas desta árvore. Isto porque, se trituradas e cozidas, esta parte da planta é eficaz no tratamento de dores nos dentes. Já se for submetida às infusões, o chá pode ser usado no alívio de dores de ouvido.

Além disso, é possível encontrar 20% de tanino no caule desta planta, uma substância muito utilizada na indústria do couro e ela farmacêutica.

O Quebracho também pode ser utilizado como uma árvore ornamental, bem apropriada para decorar os pastos de fazendas e também no paisagismos de cidades. Sua madeira é usada na fabricação de móveis. Contudo, todas estas finalidades são avaliadas e controladas pelos órgãos de proteção das matas.

quebracho

Efeitos Colaterais do Quebracho:

Os remédios provenientes dessas árvores com grande cuidado e sob supervisão médica. Se excedermos a dose, podemos sofrer de vômito. Deve ser evitado durante a gravidez e lactação porque seus efeitos são desconhecidos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.