Nó de Cachorro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Nó de Cachorro – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correto.  Além disso, o Nó de Cachorro possui ricas propriedades medicinais que favorecem a saúde do corpo humano. Algumas plantas possuem nomes curiosos, adquiridos através dos nossos antepassados e que perduram até hoje. É o caso da Heteropterys aphrodisiaca, que popularmente é conhecida como Nó de Cachorro e ocorre abundantemente no cerrado da região centro-oeste do país.

beneficios do no de cachorro

É um arbusto de mais ou menos 1 a 1,5 m de altura, com raízes irregulares e é bastante utilizada na medicina popular, pois possui propriedades e benefícios muito bons. Também conhecida como “Dog’s Knot” (inglês) e “No de Cochera” ou “No de Cochero” (espanhol), o Nó de Cachorro é uma planta abundante no cerrado da região centro-oeste do país. Possui um grande potencial na redução dos efeitos colaterais da Ciclosporina.

A Ciclosporina é fundamental no tratamento de doenças auto-imunes e também é indicada, regularmente, para pacientes submetidos a transplante de órgãos. O problema, no entanto, é que a droga possui reações adversas, como danos ao sistema reprodutor, mais precisamente ao epitélio germinativo, que é responsável pela produção dos espermatozoides ou gametas masculinos. Também causa danos às células de Leydig, que produzem testosterona. Esses efeitos podem levar o paciente à infertilidade.

Origem do Nó de Cachorro:

O Nó de Cachorro nasce em forma de arbusto e tem, em média, cerca de 1 a 1,5m de altura, ele ainda pode ser encontrado nos cerrados de Goiás e do Mato Grosso. Suas raízes são irregulares e apresentam rugas e articulações.

O Nó de Cachorro vem sendo muito utilizado na medicina popular, servindo como afrodisíaco, estimulante, antioxidante, hipocolesterolêmico e nas debilidades nervosas. Também alivia e previne úlceras e serve como revigorante físico e mental.

Propriedades do Nó de Cachorro:

As propriedades conhecidas da erva Nó de Cachorro são: afrodisíaca, estimulante, revigorante, antioxidante, hipocolesterolêmica, antiulcerogênica, tônica e vasodilatadora. Mas como toda planta medicinal, pode possuir outras propriedades que ainda estão em estudos. Então, confira agora os Benefícios do Nó de Cachorro Para Saúde:

Benefícios do Nó de Cachorro Para Saúde:

  • Promove o alívio e a prevenção de úlceras.
  • Por ser afrodisíaco e estimulante, é um forte estimulante sexual.
  • É um bom revigorante físico e mental, também considerado um energético.
  • Estimulante sexual
  • Ajuda quem tem problemas de visão mais leves.
  • Regula o colesterol daqueles que tem um colesterol alto.
  • Funciona como um eficiente estimulante da memória.
  • Reduz os efeitos colaterais da ciclosporina, que é fundamental para os tratamentos de doenças auto-imunes e indicada para pacientes que passaram por transplantes de órgãos. O problema é que a ciclosporina possui seus efeitos colaterais, como danos ao sistema reprodutor, às células que produzem testosterona e podem levar à infertilidade.

Como Usar o Nó de Cachorro:

Tradicionalmente, é consumida em uma mistura feita com cachaça, agindo como um ótimo estimulante sexual. Isso ocorre porque em sua composição estão presentes elementos como polifenóis, taninos, alcaloides, saponinas e glicosídeos, encontrados em sua raiz. Tais elementos agem como antioxidante, estimulante, tônico, vasodilatador, revigorante e afrodisíaco.

O Nó de Cachorro possui propriedades tônicas, depurativas (quando em forma de vinho), e afrodisíacas, especialmente quando suas raízes são utilizadas em aguardente. O vinho da erva pode ser utilizado por mulheres no período menstrual.

Por ser uma planta que atua num equilíbrio do organismo e possui propriedades vasodilatadores e estimulantes, pode beneficiar pessoas que desejam uma melhora sexual (muito em função da melhoria de saúde conjunta do organismo).

Receita do Chá de Nó de Cachorro:

  • Coloque 2 colheres (de sopa) de pó de Nó de Cachorro em um litro de água mineral.
  • Coloque ambos no fogo e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, contando a partir do momento em que a ebulição começar.
  • Depois que os 10 minutos passarem, deixe a mistura em repouso por mais 10 minutos antes de coar – adoçar, se gostar – e beber.
  • É recomendável que se tome de 2 a 3 xícaras durante o dia.

Pó de Nó de Cachorro:

  • O pó de Nó de Cachorro pode ser usado como um estimulante e energético, além de possuir outros benefícios adicionais. Para isso, você deve buscar em uma loja de produtos naturais o pó feito a partir da planta.
  • Para consumir, basta misturar uma colher de café de pó da planta e dois copos de água. Você pode beber esta mistura 3 vezes ao dia, e em pouco tempo vai perceber aumento em sua vitalidade.

Cachaça de Nó de Cachorro:

  • Um dos usos mais comuns do Nó de Cachorro é como afrodisíaco para estimular os homens. Para preparar, basta usar 30 gramas de raiz em um litro de cachaça. Deixar macerar por 30 dias e depois tomar um cálice diariamente.

Vinho de Nó de Cachorro:

  • O vinho feito com as raízes é um ótimo tônico para mulheres que estão sofrendo com os sintomas da menopausa. Para preparar este vinho medicinal, você vai precisar de 30 gramas de raízes de Nó de Cachorro e um litro de vinho.
  • Coloque os ingredientes em um vidro escuro e deixe macerar por 30 dias. Depois é só coar e guardar o líquido em um lugar ao abrigo da luz. Beba um cálice todos os dias.

Efeitos Colaterais do Nó de Cachorro:

Pesquisas e estudos realizados com ratos demonstraram que o Nó de Cachorro é quase totalmente atóxica, seja em uso de grandes doses por um curto período, ou em doses baixas por longo período.

O uso indiscriminado do Nó de Cachorro pode provocar problemas no sistema reprodutor, especialmente dos homens, podendo inclusive levar à infertilidade em determinados casos, visto que atinge o epitélio que tem por função a produção dos espermatozoides, e causa igualmente danos às células Lyding, responsáveis pela produção de testosterona, o que explica a perda de fertilidade.

no de cachorro

ATENÇÃO:

Todos os tratamentos naturais devem ser acompanhados por um médico. Não é porque as erva Nó de Cachorro é menos nociva, na teoria, que os riscos deixam de existir. A composição na estrutura de cada planta é cheia de elementos e, em alguns casos, pode ser que um deles tenha alguma reação alérgica no usuário.

As reações de alergias ao Nó de Cachorro podem começar fraquinhas, mas há casos em que as vias respiratórias incham e isso dificulta, e muito, a respiração, podendo causar até uma sufocação. Para evitar resultados negativos com o tratamento, consulte-se com um médico especializado em produtos naturais (Naturalista) e converse com ele a respeito do seu problema para que seja receitada a melhor solução.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 20 Benefícios da Datura Para Saúde!

cha de parietaria

Chá de Parietária – Origem, Benefícios e Como Usar!