Benefícios das Plantas

Bálsamo do Peru – Origem, Benefícios e Como Usar!

Bálsamo do Peru – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Bálsamo do Peru (Myroxylon peruiferum L. f.) é uma planta da família das fabáceas. A autoridade científica da espécie é L.f. tendo sido descrita em Supplementum Plantarum. Usada medicinalmente como anti-inflamatório e expectorante peitoral, sendo utilizado em casos de asma, bronquite asmática, cistite, doença pulmonar, dor de cabeça, ferida externa, fraqueza, dor de garganta, tosse e sintomas das vias aéreas. Veja tudo sobre esta planta:

Bálsamo do Peru

Origem do Bálsamo do Peru:

Nativa da América do Sul, Bálsamo do Peru pode ser encontrada em na Colômbia, Peru, Venezuela, Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia. Contudo, também pode ocorrer seu crescimento em países da América Central. Apesar de pouco conhecida, sua utilização já era feita há séculos, principalmente na produção de fragrâncias, gomas de mascar e balas. Atualmente, porém, seus princípios são direcionados à fabricação de xarope e outros expectorantes.

Bálsamo do Peru também pode ser chamada por outros nomes, como pau-bálsamo, bálsamo-índico-seco, bálsamo-de-cartagena, óleo-balsamo, bálsamo-de-tolu, bálsamo-de-cheiro-eterno, bálsamo-de-são-tomaz, resina-de-tolu, bálsamo-toluano, bálsamo-da-américa etc.

Pertencente à família das Fabaceae, tem como nome científico Myroxylon peruiferum. Além de carregar todos estes codinomes, a planta também é rica em propriedades e benefícios para a saúde das pessoas.

Propriedades e Benefícios do Bálsamo do Peru:

As propriedades e os benefícios do Bálsamo do Peru incluem:

  • Anti-inflamatório;
  • Antirreumática;
  • Cicatrizante;
  • Expectorante.

Muito utilizado na fabricação de xarope, o Bálsamo do Peru é eficaz no tratamento de dor de garganta, tosse, bronquite, asma e descongestionamento nasal. É indicado também na luta contra ferimentos, eczemas e úlceras.

Além disso, a função da planta está associada à contenção da fraqueza, eliminação de dores de cabeça e ao controle do reumatismo. A planta também pode ser utilizada em tratamentos de beleza, como no caso da queda de cabelo, que, por sua vez, é freada pelas propriedades e princípios ativos do Bálsamo do Peru.

Modo de Usar o Bálsamo do Peru:

  • Afecções das vias respiratórias, tosses, bronquites, traqueites e laringites; fluidificante do muco catarral: coloque 1 colher de sopa de cascas bem picadas, em 1 xícara de café de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras de café de açúcar. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao dia. para crianças dar somente metade da dose.
  • Afecções das vias urinarias, cistites, pielonefrites e uretrites; urina com mau cheiro – em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, durante 5 dias.
  • Inalante dias vias respiratórias: coloque 1 colher de sobremesa de óleo resina em 1 xícara de chá de álcool a 80%. Misture bem. Em um recipiente com água em fervura, adicione 1 colher de sobremesa desse extrato. Cubra a cabeça com uma toalha e aspire profundamente os vapores durante 15 minutos. Repetir o tratamento 2 vezes ao dia.
  • Sarnas; micoses; carrapatos; piolhos e lêndeas: coloque 1 colher de sopa de cascas picadas e 1 colher de sopa de folhas picadas, em 1 xícara de chá de vinagre branco. Deixe em maceração por 3 dias, em local quente e coe. Aplique nos locais afetados, com um chumaço de algodão. No caso de piolhos e lêndeas. Aplique no couro cabeludo com uma ligeira massagem, deixando agir durante 2 horas. Em seguida, lave normalmente e passe o pente fino.

Efeitos Colaterais do Bálsamo do Peru:

Reações alérgicas ao Bálsamo do Peru podem ocorrer em alguns indivíduos: “rash” cutâneo, dermatite de contato, mesmo quando a quantidade é pequena como em produtos de higiene pessoal e perfumes, pela presença dos cinamatos, benzoatos e terpenoides.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.