Lírio da Paz – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Lírio da Paz – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Lírio da Paz é uma planta muito popular pelo seu perfume e  pela sua beleza. O nome científico da planta é Lilium e pertence à família Liliaceae. Sua origem é registrada em algumas regiões do Hemisfério Norte.

A planta, na verdade, possui uma diversidade que é muito requisitada em floriculturas, uma vez que ela é colocada em arranjos de flores e muito usada em buquês de noivas. Existem lírios de várias cores, entre elas azul, amarela, branca, laranja e até mesmo rosa.

lirio da pazO lírio-branco, como dizem, representa a inocência, matrimônio e maternidade, por esta razão está presente em até 90% dos buquês de noivas em todo o planeta. Para o cristianismo e para outras religiões, essas flores representam ainda a pureza e a castidade.

Propriedades Medicinais da Planta:

Dentre os constituintes da planta estão os saponinas, flavonoides, óleo essencial (vanilina) e até mesmo mucilagens. Estes compostos tem a responsabilidade pelas propriedades medicinais do lírio, tais como as ações cicatrizantes e antissépticas.

Já a substância presente nas flores do Lírio da Paz são responsáveis pelo cheiro agradável que elas exalam, popular como feniletilamina provoca um efeito relaxante no organismo.

Benefícios do Lírio da Paz:

Lírio da Paz é uma das plantas mais eficientes na eliminação de gases voláteis comuns: formaldeído, tricloroetileno e benzeno.

Amplamente usada na decoração de interiores por possuir uma beleza singular, exige pouca manutenção e multiplica-se facilmente. A planta costuma medir em torno de 40 cm.

Ela também pode ser útil no tratamento de ferimentos, abscessos, panarício e furúnculos, isto porque ela consegue extrair a concentração de pus presente nessas lesões.

Ela ainda é capaz de acelerar o processo de cicatrização dos casos já citados e em queimaduras de primeiro grau. Ou seja, limpa e cura as feridas.

Onde Encontra a Planta?

Lírio da Paz pertence a zona tropical do continente americano e do Caribe. Nesse questão, é possível encontrar a planta nos países desta área inteira, do México ao Brasil, bem como em quase todas as ilhas do Caribe.

De outro modo, existem apenas três espécies que podem ser encontradas naturalmente na Europa, bem como em algumas ilhas do continente asiático e Pacífico.

Além disso, em geral, a planta pode ser encontrada selvagem na proximidade de riachos, bem como rios, em lugares com sombra suficiente; e sua raiz geralmente é curta.

Contraindicações do Lírio da Paz:

A utilização do Lírio da Paz deve ser feito por adultos, com um cuidado a mais em casos de mulheres gestantes ou lactantes; nestes casos a utilização só deve ser feita com a autorização do médico das pacientes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Ipê Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Ulmária – Origem, Benefícios e Como Usar!