Os 30 Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a Manjerona é uma planta medicinal utilizada em tratamentos digestivos. Ela também é conhecida como Manjerona-inglesa, mas de nome científico Origanum manjorana. Para preparar o chá de manjerona e aproveitar todos os seus benefícios, você pode comprá-la em lojas de produtos naturais.

A erva é conhecida por ajudar no tratamento de contusões, baixa libido, herpes genital, cólica menstrual, reumatismo, cansaço, bronquites, má digestão, falta de apetite, dores de cabeça frequentes e em muitos outros casos.

cha de manjerona

A Manjerona oferece muitos benefícios devido a quantidade de nutrientes em seu chá. Ela ajuda a aliviar dores do estômago, digestão, alivia gases, estimula o apetite e outros. Além disso, é considerada muito eficiente para o tratamento de resfriados e gripes e também para problemas de circulação sanguínea.

Fora que seu chá contém vitaminas e minerais fundamentais para o nosso corpo, colaborando também com uma dieta saudável. Conheça a lista de benefícios que a Manjerona em chá traz para a saúde.

Uma das plantas medicinais atuantes é a Manjerona. Tendo como nome científico Origanum majorana L, esta planta é nativa da Europa, mas atualmente pode ser encontrada em praticamente qualquer parte do mundo. Tem características rasteiras, folhas ovais e pequenas, podendo a planta atingir até 50 cm de altura e possuindo aroma extremamente agradável, vindo até ser confundido com um caro perfume francês.

Fazendo parte da família das Libiadas, esta planta também pode ser conhecida popularmente como Manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis ou amáraco. Muitas vezes é confundida com o orégano devido à sua semelhança estrutural.

Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde:

1. Chá de Manjerona Para Saúde das Mulheres:

A ingestão diária de chá de Manjerona ajuda a regular o ciclo menstrual e auxilia neste período. Elimina as tonturas e dor de cabeça da enxaqueca. Ele também alivia os sintomas da menopausa, trata períodos menstruais, alterações de humor e perturbações relacionadas com a menopausa.

2. Alivia o Estresse:

O Chá de Manjerona tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. O Chá de Manjerona é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.

3. Beneficia o Sistema Nervoso:

O chá de manjerona ajuda a aliviar o estresse, alivia os nervos e a ansiedade com um efeito calmante. Ele também alivia o estômago e cólicas intestinais que é causada devido a uma alimentação pesada ou envenenamento.

4. Reduz Inchaços:

O chá de Manjerona também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago, auxiliando no processo digestivo. Além disso, por suas propriedades laxativas, alivia os gases intestinais.

5. Chá de Manjerona Para o Bem Estar:

Devido ao seu efeito relaxante e capacidade para aliviar o estresse, a Manjerona é usada na aromaterapia. Além disso, o chá da Manjerona aumenta o bem-estar.

6. Combate Gripes e Resfriados:

O Chá de Manjerona traz muitos benefícios para saúde. É usado em caso de gripes e resfriados, para tosse e rouquidão. O poder fluidificante e expectorante do chá de Manjerona ajuda na eliminação do catarro.

7. Cura Resfriado e Doença Viral:

A ingestão de chá de manjerona quente alivia os sintomas de coriza e frio. Ele também trata do revestimento da boca. Assim como, aumenta a circulação do sangue.

8. Chá de Manjerona Para Feridas:

As propriedades antissépticas e cicatrizantes do chá de Manjerona podem ser aproveitadas no uso externo em aplicações e banhos. Isso serve para ajudar a higienização de ferimentos, favorecer a cicatrização adequada e evitar infecções.

9. Chá de Manjerona Para Saúde Digestiva:

O Chá de Manjerona ainda ajuda a prevenir sintomas de flatulências, constipação, indigestão, infecções estomacais e também cólicas.

10. Reduz Cólicas Menstruais:

O chá de Manjerona pode contribuir com o alívio do desconforto e das dores provenientes da cólica menstrual. Entretanto, é importante lembrar que com suas propriedades emenagogos, a planta aumenta o fluxo menstrual.

11. Ajuda a Reduzir Dores:

O Chá de Manjerona ajuda na redução de dores, tais como dores de dente, dores de cabeça, dores musculares, dores associadas a febre, entre muitas outras.

12. Combate Insônia:

O chá de Manjerona também é sedativo e relaxante, o que significa que ele pode ajudar a relaxar o corpo, algo que é benéfico para ter uma noite de sono com maior qualidade. Ele também pode ser utilizado para combater os sintomas do nervosismo e auxiliar a diminuir a insônia.

13. Combate a Doenças Comuns:

O Chá de Manjerona também ajuda na luta contra a intoxicação alimentar. Isso porque contém propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam no combate a resfriado, febre e até mesmo dores de cabeça.

14. Combate Febre:

Por conta de suas propriedades sudoríferas, ou seja, que estilam o suor, o chá de Manjerona também pode ser útil para colaborar com a diminuição da febre.

15. Promove o Bem Estar:

Devido ao seu efeito relaxante e capacidade para aliviar o estresse, a Manjerona é usada na aromaterapia. Além disso, a Manjerona aumenta o bem-estar.

beneficios do cha de manjerona

Outros Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde:

  • Você pode beber Chá de Manjerona frio ou morno para cistite e uma bexiga irritável;
  • Tem um efeito relaxante e de uma boa noite de sono;
  • É usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão;
  • O chá de Manjerona pode contribuir com a eliminação de secreções acumuladas nos pulmões e auxiliar o tratamento de problemas como resfriados;
  • Também pode ser útil para colaborar com a diminuição da febre;
  • Por ser antifúngico e antimicróbicos, é um bom remédio caseiro para a cura de ferimentos no trato anal;
  • Também é sedativo e relaxante, o que significa que ele pode ajudar a relaxar o corpo;
  • Também é recomendado para aliviar a artrite e gota;
  • Também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago, auxiliando no processo digestivo;
  • O poder fluidificante e expectorante do chá de Manjerona ajuda na eliminação do catarro;
  • É usado em caso de gripes e resfriados, para tosse e rouquidão;
  • Atua no tratamento contra a insônia e outros distúrbios do sono;
  • Isso serve para ajudar a higienização de ferimentos, favorecer a cicatrização adequada e evitar infecções;
  • É rico em ferro, timol, fósforo e vitamina E;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos.

Efeitos Colaterais do Chá de Manjerona:

As mulheres grávidas devem evitar a ingestão de Manjerona em grandes quantidades, pois pode levar na contração do útero. As crianças e bebês não são recomendados para beber este chá de manjerona. A dose deve ser reduzida se a diarreia, náuseas ou vômitos ser constante. Deve-se consultar o médico se os sintomas durarem mais de um dia.

Os 30 Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde

Os 20 Benefícios da Beladona Para Saúde