Benefícios do Chás

Chá de Manjerona serve para quê? Veja benefícios e como fazer

cha de manjerona

Manjerona é uma planta medicinal utilizada em tratamentos digestivos. Ela também é conhecida como Manjerona-inglesa, mas de nome científico Origanum manjorana.

Para preparar o chá de manjerona e aproveitar todos os seus benefícios, você pode comprá-la em lojas de produtos naturais.

A erva é conhecida por ajudar no tratamento de contusões, baixa libido, herpes genital, cólica menstrual, reumatismo, cansaço, bronquites, má digestão, falta de apetite, dores de cabeça frequentes e em muitos outros casos.

Chá de Manjerona serve para quê? Veja benefícios e como fazer

A Manjerona oferece muitos benefícios devido a quantidade de nutrientes em seu chá. Ela ajuda a aliviar dores do estômago, digestão, alivia gases, estimula o apetite e outros. Além disso, é considerada muito eficiente para o tratamento de resfriados e gripes e também para problemas de circulação sanguínea.

Fora que seu chá contém vitaminas e minerais fundamentais para o nosso corpo, colaborando também com uma dieta saudável. Conheça a lista de benefícios que a Manjerona em chá traz para a saúde.

Uma das plantas medicinais atuantes é a Manjerona. Tendo como nome científico Origanum majorana L, esta planta é nativa da Europa, mas atualmente pode ser encontrada em praticamente qualquer parte do mundo.

Tem características rasteiras, folhas ovais e pequenas, podendo a planta atingir até 50 cm de altura e possuindo aroma extremamente agradável, vindo até ser confundido com um caro perfume francês.

Fazendo parte da família das Libiadas, esta planta também pode ser conhecida popularmente como Manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis ou amáraco. Muitas vezes é confundida com o orégano devido à sua semelhança estrutural.

Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde:

1. Chá de Manjerona Para Saúde das Mulheres:

A ingestão diária de chá de Manjerona ajuda a regular o ciclo menstrual e auxilia neste período. Elimina as tonturas e dor de cabeça da enxaqueca. Ele também alivia os sintomas da menopausa, trata períodos menstruais, alterações de humor e perturbações relacionadas com a menopausa.

2. Alivia o Estresse:

O Chá de Manjerona tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. O Chá de Manjerona é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.

3. Beneficia o Sistema Nervoso:

O chá de manjerona ajuda a aliviar o estresse, alivia os nervos e a ansiedade com um efeito calmante. Ele também alivia o estômago e cólicas intestinais que é causada devido a uma alimentação pesada ou envenenamento.

4. Reduz Inchaços:

O chá de Manjerona também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago, auxiliando no processo digestivo. Além disso, por suas propriedades laxativas, alivia os gases intestinais.

5. Chá de Manjerona Para o Bem Estar:

Devido ao seu efeito relaxante e capacidade para aliviar o estresse, a Manjerona é usada na aromaterapia. Além disso, o chá da Manjerona aumenta o bem-estar.

6. Combate Gripes e Resfriados:

O Chá de Manjerona traz muitos benefícios para saúde. É usado em caso de gripes e resfriados, para tosse e rouquidão. O poder fluidificante e expectorante do chá de Manjerona ajuda na eliminação do catarro.

7. Cura Resfriado e Doença Viral:

A ingestão de chá de manjerona quente alivia os sintomas de coriza e frio. Ele também trata do revestimento da boca. Assim como, aumenta a circulação do sangue.

8. Chá de Manjerona Para Feridas:

As propriedades antissépticas e cicatrizantes do chá de Manjerona podem ser aproveitadas no uso externo em aplicações e banhos. Isso serve para ajudar a higienização de ferimentos, favorecer a cicatrização adequada e evitar infecções.

9. Chá de Manjerona Para Saúde Digestiva:

O Chá de Manjerona ainda ajuda a prevenir sintomas de flatulências, constipação, indigestão, infecções estomacais e também cólicas.

10. Reduz Cólicas Menstruais:

O chá de Manjerona pode contribuir com o alívio do desconforto e das dores provenientes da cólica menstrual. Entretanto, é importante lembrar que com suas propriedades emenagogos, a planta aumenta o fluxo menstrual.

11. Ajuda a Reduzir Dores:

O Chá de Manjerona ajuda na redução de dores, tais como dores de dente, dores de cabeça, dores musculares, dores associadas a febre, entre muitas outras.

12. Combate Insônia:

O chá de Manjerona também é sedativo e relaxante, o que significa que ele pode ajudar a relaxar o corpo, algo que é benéfico para ter uma noite de sono com maior qualidade. Ele também pode ser utilizado para combater os sintomas do nervosismo e auxiliar a diminuir a insônia.

13. Combate a Doenças Comuns:

O Chá de Manjerona também ajuda na luta contra a intoxicação alimentar. Isso porque contém propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam no combate a resfriado, febre e até mesmo dores de cabeça.

14. Combate Febre:

Por conta de suas propriedades sudoríferas, ou seja, que estilam o suor, o chá de Manjerona também pode ser útil para colaborar com a diminuição da febre.

15. Promove o Bem Estar:

Devido ao seu efeito relaxante e capacidade para aliviar o estresse, a Manjerona é usada na aromaterapia. Além disso, a Manjerona aumenta o bem-estar.

Chá de Manjerona serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Outros Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde:

  • Você pode beber Chá de Manjerona frio ou morno para cistite e uma bexiga irritável;
  • Tem um efeito relaxante e de uma boa noite de sono;
  • É usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão;
  • O chá de Manjerona pode contribuir com a eliminação de secreções acumuladas nos pulmões e auxiliar o tratamento de problemas como resfriados;
  • Também pode ser útil para colaborar com a diminuição da febre;
  • Por ser antifúngico e antimicróbicos, é um bom remédio caseiro para a cura de ferimentos no trato anal;
  • Também é sedativo e relaxante, o que significa que ele pode ajudar a relaxar o corpo;
  • Também é recomendado para aliviar a artrite e gota;
  • Também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago, auxiliando no processo digestivo;
  • O poder fluidificante e expectorante do chá de Manjerona ajuda na eliminação do catarro;
  • É usado em caso de gripes e resfriados, para tosse e rouquidão;
  • Atua no tratamento contra a insônia e outros distúrbios do sono;
  • Isso serve para ajudar a higienização de ferimentos, favorecer a cicatrização adequada e evitar infecções;
  • É rico em ferro, timol, fósforo e vitamina E;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos.

Efeitos Colaterais do Chá de Manjerona:

As mulheres grávidas devem evitar a ingestão de Manjerona em grandes quantidades, pois pode levar na contração do útero. As crianças e bebês não são recomendados para beber este chá de manjerona. A dose deve ser reduzida se a diarreia, náuseas ou vômitos ser constante. Deve-se consultar o médico se os sintomas durarem mais de um dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.