Benefícios dos óleos

Óleo de Girassol para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Girassol para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, Uma das principais razões para o aumento da popularidade de Óleo de Girassol é o seu impressionante teor em ácidos gordos, que inclui o ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico.

A combinação de ácidos graxos no corpo é extremamente importante para manter vários elementos da saúde humana. Além disso, O Óleo de Girassol pode ajudar a manter esse equilíbrio.

Alguns desses ácidos gordos, bem como a Vitamina E e outros compostos orgânicos, atuam como antioxidantes no Óleo de Girassol, o que significa que eles podem influenciar positivamente uma enorme variedade de condições que as pessoas sofrem regularmente.

Ele também tem mais gorduras poli-insaturadas do que qualquer outro óleo vegetal. Com a recente mania de comer saudável e procurando opções alternativas, o Óleo de Girassol está se tornando bastante desejável no mercado internacional

O Óleo de Girassol é extraído da semente da planta do mesmo nome e é utilizado como fonte de alimento e também serve como biocombustível.

Embora a maioria das pessoas já estejam familiarizadas com girassóis, as flores bonitas e vibrantes que podem ser encontrados em todo o mundo, muitas não pensam imediatamente nos girassóis como fontes de um óleo vegetal extremamente saudável que pode substituir alguns dos óleos alimentares menos saudáveis disponível no mercado.

Óleo de Girassol é também usado em certas aplicações cosméticas, por razões que iremos explorar posteriormente neste artigo. O Óleo de Girassol é um óleo não-volátil que pode ser extraído a partir de girassóis de forma relativamente fácil.

Os principais produtores de Óleo de Girassol são a Rússia, Ucrânia e Argentina, mas é usado em todo o mundo em várias cozinhas.

Uma das principais razões para o aumento da popularidade de Óleo de Girassol é o seu impressionante teor em ácidos gordos, que inclui o ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico.

A combinação de ácidos graxos no corpo é extremamente importante para manter vários elementos da saúde humana. Além disso, O Óleo de Girassol pode ajudar a manter esse equilíbrio. Então, confira agora Os 20 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde:

Propriedades Nutricionais do Óleo de Girassol:

Sua composição nutritiva o torna um dos óleos mais saudáveis para o consumo, bem como aplicação na pele e no cabelo. O principal componente do Óleo de girassol é o ácido linoléico. Seus outros componentes incluem ácido oléico e ácido palmítico.

Além destes, contém lecitina, carotenóides, tocoferóis e quantidades apreciáveis de vitaminas A, Vitamina D e Vitamina E. Então, confira agora Os 20 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde:

Promove o Brilho do Cabelo: Devido a sua textura leve e sabor suave, Óleo de girassol suaviza o cabelo e adiciona um brilho. Óleo de girassol ajuda a controlar o frizz, trata fios secos e danos, e faz do cabelo manipulável.

Este óleo versátil mantém o brilho e textura do cabelo e pode ser usado como um condicionador natural. Óleo de girassol pode ser aplicado e massageado no couro cabeludo antes de um banho, uma vez por semana para o máximo de benefícios.

Benefícios do Óleo de Girassol Para o Cabelo: Assim como a pele, Óleo de girassol tem um efeito hidratante no cabelo também. Uma grande variedade de nutrientes e antioxidantes, juntamente com ácidos graxos essenciais o tornam extremamente benéfico para o cabelo.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Suavizar a Pele: O Óleo de girassol é um óleo de qualidade fina porque é leve na textura e extremamente apropriado para cuidado do olho e pele.

É adequado para pele normal à seca e é cada vez mais utilizado na aromaterapia, por causa de seu aroma suave e textura leve. É usado em produtos para a pele e cria uma sensação suave na pele.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Limpar a Pele: Sendo naturalmente emoliente, o Óleo de girassol melhora a capacidade de retenção de umidade da pele e é benéfico para indivíduos com pele seca, desidratada ou pele sensível.

Uma mistura de Óleo de girassol e rícino é eficaz em tornar a pele macia e remover células mortas e impurezas. Esta mistura pode ser usada como um limpador e não há necessidade de usar um hidratante, já que os óleos contêm ácidos graxos e vitaminas para hidratar a pele.

Retarda o Envelhecimento da Pele: As propriedades antioxidantes do Óleo de girassol ajudam na prevenção de sinais prematuros de envelhecimento.

A exposição a radicais livres e luz solar aumenta a taxa de envelhecimento da pele, causando a ocorrência de rugas e linhas finas em uma idade precoce.

Os antioxidantes no Óleo de girassol diminuem o risco de desenvolver sinais prematuros de envelhecimento.

Preveni o Câncer de Pele:

Beta-caroteno é um composto ricamente pigmentado, solúvel em gordura que pode ser convertido em vitamina A e suas propriedades antioxidantes são benéficas para o aparecimento da saúde e pele. Óleo de girassol é uma excelente fonte de beta-caroteno.

O consumo deste composto torna a pele menos sensível ao sol. Os antioxidantes nele neutralizam os radicais livres que penetram a pele, causando queimaduras solares e outros tipos de dano solar, como câncer de pele.

Ajuda no Tratamento da Acne:

O Óleo de girassol também é rico em Vitamina A, Vitamina C e Vitamina D e carotenoides saudáveis e ceras que formam uma barreira protetora na pele.

Assim, este óleo é eficaz no tratamento da acne. Sendo excepcionalmente leve e não gorduroso, é absorvido pela pele com facilidade, sem obstruir ou bloquear os poros.

Sua gama de vitaminas e ácidos graxos agem como antioxidantes para regenerar as células da pele e ajudar a se livrar da acne causando bactérias.

Fonte de Vitamina E:

Óleo de girassol é extremamente rico em vitamina E em comparação com outros produtos de cuidado da pele como óleo de amêndoa ou manteiga de karité.

A vitamina E é essencial para evitar danos às células da pele pela luz ultravioleta ou UVA do sol. Vitamina E melhora a aparência e saúde da pele, impedindo cicatrizes e suavizando rugas existentes.

Hidratante Natural Para Pele:

Devido as suas propriedades emolientes, o Óleo de girassol ajuda a pele a reter hidratação. Usando Óleo de girassol como uma loção na pele de bebês pré-termo, age como uma barreira protetora, e os massagear com este óleo ajuda a reduzir a infecção da pele por quase 14 por cento. Assim, o Óleo de girassol pode ser usado no cuidado com a pele deles diariamente.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Pele:

Óleo de girassol é uma maneira natural e saudável de manter uma pele incrível, graças as suas propriedades calmantes e emolientes.

Sendo rico em  nutrientes e antioxidantes, é amplamente utilizado para fins medicinais e cosméticos e é encontrado a ser eficaz contra a acne, eczema, inflamação, vermelhidão geral e irritação da pele.

Reduz Problemas Cardíacos:

Óleo de girassol contém selênio que é benéfico na redução do risco de problemas cardíacos e degradação hepática. Um alto nível de selênio no sangue também é fundamental na redução do risco de câncer de pulmão e pele.

Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

O teor de vitamina B do Óleo de girassol promove um sistema nervoso saudável, digestão adequada e é uma grande fonte de energia.

Previne Infecção Infantil:

O Óleo de girassol é útil na redução do risco de infecção em bebês pré-termo com baixo peso ao nascer. Os bebês são mais propensos a sofrer de infecções por causa do sistema imunológico subdesenvolvido e órgãos como a pele. Óleo de girassol age como uma barreira protetora e previne tal infecção.

Ajudar a Reparar Tecidos do Corpo:

Óleo de girassol também contém proteínas, que são vitais para a construção e reparação de tecidos e produção de hormônios e enzimas. O corpo requer grandes quantidades de proteínas.

Desde que o corpo não armazena proteínas, elas têm que ser consumidas, e o Óleo de girassol cumpre este requisito.

Combate Radicais Livres:

Óleo de girassol age como um antioxidante, pois é rico em vitamina E ou tocoferóis que ajudam na neutralização dos radicais livres causadores de câncer. Os radicais livres danificam as células e o sistema imunológico.

Ajuda a Reduzir o Colesterol:

As gorduras saturadas encontradas em outros óleos são difíceis de quebrar completamente durante o metabolismo.

Assim, são transportadas para diferentes partes do corpo pelo sangue e ficam depositadas, aumentando então os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Isso causa problemas de saúde como embolia, aterosclerose, dores articulares e defeitos de nascimento.

O Óleo de girassol é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que fornecem energia, além de manter uma relação ideal LDL / HDL (colesterol bom) no corpo. O Óleo de girassol também contém lecitina que ajuda na redução do nível de colesterol.

Isso ocorre porque adere ao nervo e revestimentos celulares, impedindo assim a gordura e colesterol de aderir à célula.

Previne Outros Tipos de Câncer:

Os carotenoides encontrados no Óleo de girassol ajudam na prevenção de câncer de útero, pulmão e pele. Além disso, fornecem uma boa fonte de vitamina A e ajudam na prevenção de cataratas.

Previne a Asma e Câncer de Cólon:

Óleo de girassol contém mais vitamina E do que qualquer outro óleo de cozinha. Assim, incorporando este óleo na dieta fornece proteção contra asma e câncer de cólon.

Previne Artrite:

O Óleo de girassol é a solução final para aqueles que têm preocupações sobre o desenvolvimento de artrite. Óleo de girassol ajuda na prevenção da artrite reumatoide.

Promove a Saúde Cardiovascular:

O Óleo de girassol é rico em vitamina E e baixo em gordura saturada. Além disso, é rico em certos fitoquímicos como colina e ácido fenólico que são benéficos para o coração.

Também contém gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, juntamente com vitaminas que o torna um dos óleos mais saudáveis para consumo.

Óleos de girassol altamente oléicos contêm 80% ou mais de gorduras monoinsaturadas. Assim, Óleo de girassol ajuda na redução de doenças cardiovasculares e chance de ataque cardíaco.

Outros Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde: 

  • O Óleo de girassol é uma fonte importante de ácido alfa-linolênico que ajuda na prevenção da perda dos fios. É eficaz no tratamento da perda de cabelo, calvície e alopecia areata.
  • O Óleo de girassol possui Folato ou ácido fólico encontrado no Óleo de girassol ajuda na produção de novas células.
  • O Óleo de girassol sendo extremamente leve, Óleo de girassol ajuda no condicionamento de fios oleosos. Nutre o cabelo e evita quebra.
  • O Óleo de girassol possui magnésio previne as cãibras musculares, enquanto o triptofano relaxa o cérebro e promove o sono, auxiliando na produção do neurotransmissor, a serotonina.

Malefícios do Óleo de Girassol:

Óleo de girassol oferece vários benefícios para o corpo humano, mas também há seu pontos negativos que conhecemos:

  • Ele é rico em ácidos gordos poliinsaturados, que podem reagir com o organismo oxidando e danificando o sangue arterial.
  • O excesso desses ácidos também pode elevar os níveis de pressão arterial, causando distúrbios renais e outras complicações graves.
  • O consumo excessivo deste óleo pode causar obesidade, dores nas articulações e diabetes.
    Igualmente, a ingestão excessiva pode causar câncer de próstata nos homens, em mulheres a menopausa e câncer de mama.

Agora que você sabe quais são os benefícios e malefícios do óleo de girassol, recomendamos que você inclua na sua dieta com moderação, de modo a ter a partir dele os nutrientes necessários para fortalecer a sua pele e seu corpo, e não sobrecarregar um corpo com ácidos gordos desnecessários que acarretariam apenas efeitos colaterais prejudiciais.

Sair da versão mobile