Os 20 Benefícios do Óleo de Zimbro Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Zimbro Para Saúde são diversos, pois ele carrega em si propriedades que o torna uma opção ideal para auxiliar no funcionamento do corpo. Além disso, Zimbro é o nome popular dado ao arbusto Juniperus communis, que é encontrado geralmente na Europa, sendo originário de regiões como Noruega e Rússia, na Ásia e na América do Norte.

Também conhecido como junípero, genebreiro, junipo e zimbrão, o zimbro é comumente encontrado na Europa. O Óleo de Zimbro é utilizado como aromatizante do gin, bebida alcoólica popular em muitos lugares.

oleo de zimbro

O óleo da planta é usado para este fim, deixando a bebida com sabor e perfume levemente adocicados. O óleo das bagas do zimbro pode ser usado medicinalmente no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma, na redução da acidez estomacal e do mau hálito, e como cosmético no tratamento de acnes, celulites e irritações da pele.

 

Propriedades e Nutrientes:

Dadas suas características químicas, o Óleo de Zimbro é considerado um excelente anti-séptico. Em um estudo português, ele demonstrou excelente potencial bactericida e/ou bacteriostático contra diversas espécies de bactérias gram-positivas e gram-negativas, o que explica a sua utilização, no passado, na limpeza e desinfecção de leitos de hospitais. Apresenta, também, uma importante atividade desintoxicante e estimulante da circulação, o que é ótimo para reduzir (e prevenir) as indesejadas celulites .

É anti-séptico, anti-reumático, antiespasmódico, adstringente, carminativo, depurativo, diurético, rubefaciente, estimulante, sudorífico, tônico e vulnerário.

O fruto da planta possui ação calmante, auxiliando na redução do nervosismo e insônia e possui propriedades digestivas. Então, a seguir, confira Os 20 Benefícios do Óleo de Zimbro Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Zimbro Para Saúde:

1. Ajuda a Limpar o Sangue:

O óleo de zimbro limpa o sangue das toxinas e, portanto, atua como um desintoxicante ou purificador de sangue. Esta propriedade também é conhecida como depurativa, que significa “Um que purifica”.

Isso ajuda a remover as toxinas comuns, como ácido úrico, metais pesados, poluentes e certos compostos e hormônios produzidos pelo próprio corpo. Ele esvazia o sangue dessas toxinas comuns, bem como outras toxinas estrangeiras que penetram no sangue acidentalmente.

2. Funciona Como um Ótimo Antisséptico:

O óleo de zimbro era um anti-séptico bem conhecido no passado e as pessoas feridas em guerras ou atletismo foram tratadas com ele. Este óleo era usado em lesões sofridas tanto pela mãe quanto pela criança durante trabalhos difíceis. Ele protege de forma eficiente as feridas de se tornar ou desenvolver Tétano.

3. Possui Propriedades Antiespasmódica:

O óleo de zimbro também é eficaz em quase todas as formas de cãibras, seja musculoso, intestinal, respiratório ou qualquer outra área. Ele relaxa cãibras musculares e ajuda a curar a cólera espasmódica também. Sendo um antiespasmódico, ajuda a curar muitos dos outros problemas relacionados com cólicas ou espasmos.

4. Funciona Como Astringente:

Sendo um astringente, o óleo de zimbro ajuda a curar dores de dente, para a perda de cabelo, fortalece a aderência das gengivas nos dentes e protege-os do afrouxamento ou queda. Também aperta os músculos soltos e dá uma sensação de firmeza, fitness e juventude. Esta propriedade também pode ser usada para curar a diarreia. O benefício mais importante desta propriedade é o fato de que, como um adstringente, pode fazer com que os vasos sanguíneos se contraem e reduzam as chances de hemorragia.

5. Auxilia no Tratamento de Problemas Intestinais:

Os agentes carminativos presentes no óleo de zimbro ajudam na remoção de gases dos intestinos. O gás, quando preso nos intestinos e forçado para cima, pode ser muito perigoso, e às vezes pode até ser fatal. Quando o gás empurra para cima, ele pode sufocar uma pessoa, criar dor no peito, indigestão e desconforto, elevar a pressão arterial, ameaçar a saúde do coração e dar dores agudas ao estômago.

A este respeito, o óleo de zimbro pode ajudá-lo muito. Ele efetivamente remove gases através da passagem para baixo e não permite a formação de gases adicionais. O óleo de zimbro também é muito bom para quem sofre de problemas de gás crônico.

6. Pode Curar Feridas:

Se uma solução diluída deste óleo for aplicada em feridas ou misturada com um creme de pele e aplicada, ela ajuda suas feridas a curar mais rápido e mantém protegido contra infecções. Este óleo é igualmente benéfico na cicatrização de feridas internas, cortes e úlceras.

7. Auxilia no Tratamento do Reumatismo:

O óleo de zimbro promove e melhora a circulação sanguínea. Também ajuda na remoção de toxinas como o ácido úrico do corpo. Ambas as propriedades ajudam a combater doenças como Reumatismo, Artrite, Gota e cálculos renais, que estão relacionados à circulação imprópria e à acumulação de toxinas no organismo.

beneficios do oleo de zimbro

8. Beneficia a Saúde da Pele:

Os radicais livres também influenciam o surgimento do problema e contribuem para o envelhecimento.

Este óleo essencial é considerado um aliado da beleza, já que auxilia no combate às moléculas formadas pelo estresse oxidativo.

9. Funciona Como um Ótimo Estimulante:

Algumas das propriedades do óleo de zimbro como suas habilidades como uma Emenagoga, Galactogogue e substância diurética resultam de uma única propriedade deste óleo como um estimulante. Sendo um estimulante, estimula todas as atividades dentro do corpo.

Este efeito estimulante também ajuda a superar fadiga, tonturas e Depressão. Aumenta a atividade do cérebro e neurônios, sistema nervoso, secreções das glândulas endócrinas e exócrinas, que inclui secreção de leite, sebo, suor, lágrimas, urina e descargas durante a menstruação, sistema digestivo e sistema excretor.

10. Possui Propriedades Diuréticas:

O óleo de zimbro é de natureza diurética, o que significa que promove a micção. Aumenta tanto a frequência quanto o volume de micção. Portanto, é muito benéfico para as pessoas que sofrem de uma acumulação de água no corpo, ou inchaço devido a insuficiência renal menor ou crônica.

Ele alivia esses pacientes removendo água extra do corpo através da urina. Também ajuda as pessoas a perder peso porque cada vez que você urina, algumas gorduras são perdidas do corpo. Isso reduz a pressão arterial, remove sais extra e toxinas perigosas como o ácido úrico do corpo.

11. Beneficia a Saúde Estomacal:

O óleo de zimbro é estomacal, isto é, mantém o estômago em ordem e o mantém funcionando bem. Também ajuda a curar distúrbios estomacais e úlceras e garante o fluxo adequado de bile, sucos gástricos e ácidos no estômago para digestão.

Às vezes, o revestimento interno do estômago é ferido devido à acidez prolongada e, finalmente, resulta na formação de úlceras. O óleo de zimbro pode ajudá-lo a evitar esta situação, já que mantém as secreções adequadas de bile no estômago. A bile é de natureza básica e neutraliza os ácidos.

12. Aumenta o Bom Humor:

Um dos efeitos emocionais que o óleo de zimbro pode proporcionar é a retomada do ânimo, da força e orientação. O aroma dele é um forte tônico e revigorante. Ideal para que precisa de apoio, estímulo e energia extras.

13. Promove o Aumento da Imunidade:

O óleo de zimbro também é considerado um tônico, porque toca tudo, incluindo os músculos, tecidos, pele e vários outros sistemas que funcionam dentro do corpo. Isso inclui os sistemas respiratório, circulatório, nervoso, digestivo e excretor. Este efeito tônico ajuda a manter a juventude por um longo tempo e mantém a saúde adequada para todos os seus anos.

14. Possui Propriedade Rubefaciente:

Como o nome se passa, rubefaciente significa um agente que faz seu rosto parecer vermelho. No entanto, isso não se limita ao rosto, mas também ao resto do corpo. Tal agente, quando aplicado na pele, aumenta a circulação sanguínea logo abaixo da pele, como a extensão em que a pele começa a parecer de cor vermelha. Isso também pode causar irritação na pele se aplicado em excesso. Novamente, o aumento da circulação sanguínea abaixo da pele certamente beneficia a pele e a mantém saudável e bem oxigenada.

14. Óleo de Zimbro Possui Propriedade Sudorífica:

Uma substância sudorífica é um agente que pode causar uma transpiração intensa ou transpiração. Isso não é motivo para se irritar. A transpiração ocasional faz você se sentir mais leve, mais saudável e ajuda na remoção de toxinas, excesso de sal e água através do suor. Isso limpa os poros da pele e as aberturas de glândulas de suor e sebo, que previne a acne e outras doenças da pele. O óleo de zimbro possui poderosas propriedades sudoríficas.

oleo de zimbro beneficios

Outros Benefícios do Óleo de Zimbro:

  • Também é usado na cosmética, nos tratamentos de: acne, celulite e irritações da pele.
  • A planta também tem funções digestivas, reduz acidez estomacal e o mau hálito;
  • O óleo das frutas de zimbro pode ser usado para tratar doenças respiratórias, como asma e bronquite;
  • Combate cãibras;
  • Seu fruto tem ação calmante e reduz o nervosismo e a insônia, além de ser tônico, diurético e antisséptico.
  • A infusão de folhas e galhos é usada como anticaspa e como repelente de insetos.

Efeitos Colaterais do Óleo de Zimbro:

O uso do zimbro não é indicado para pacientes que tenham nefrite, tampouco para gestantes, já que pode ser tóxico. Além disso, não é recomendado o consumo por mais de seis meses, já que é possível o aparecimento de problemas renais e intestinais. Se você tiver dúvidas, consulte seu médico, que poderá explicar as doses adequadas e o tempo de uso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Jacatupé – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios da Azeitona Preta Para Saúde