Os 40 Benefícios do Óleo de Menta Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Óleo de Menta é um importante óleo que pode ajudar em várias ocasiões, no entanto, o seu consumo é pouco difundido em nosso pais. Além disso, os benefícios do Óleo de Menta incluem sua capacidade para tratar a indigestão, problemas respiratórios, dores de cabeça, náuseas, febre, espasmos do estômago e intestino, bem como para o alívio da dor.

Devido à presença do mentol entre outros princípios ativos, o óleo também é amplamente usado na fabricação de sabão, shampoo, cigarros, creme dental, goma de mascar, chá e sorvete.

Benefícios do óleo de Menta

Ao contrário de muitas outras ervas e óleos essenciais, os inúmeros benefícios do Óleo de Menta à saúde já foram estudados e comprovados pela comunidade científica. Por isso, ele também é vendido sob a forma de cápsulas e comprimidos, e é prescrito por médicos tanto da medicina alternativa quanto da moderna.

O Óleo de Menta também pode ser utilizado como agente aromatizante e pouquíssimas pessoas não gostam do seu aroma ou sabor.

Valor Nutricional do Óleo de Menta:

O óleo contém numerosos minerais e nutrientes, incluindo o manganês, ferro, magnésio, cálcio, potássio, ácido fólico e cobre, além de ácidos graxos omega-3, vitamina A e vitamina C. Ele também tem uma longa tradição de uso medicinal, com evidencias arqueológicas que colocam sua utilização a pelo menos 10 mil anos atrás. Então confira agora os Benefícios do Óleo de Menta Para Saúde:

1. Benefícios do Óleo de Menta Para a Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Óleo de Menta é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

2. Trata a Tiroide:

O manganês presente no Óleo de Menta é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, sem dúvida, o mais importante hormônio na glândula tireoide. O bom funcionamento da glândula tireoide e sua síntese hormonal ajuda na prevenção de uma grande variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, perda de apetite, no metabolismo e na eficiência dos sistemas dos órgãos.

3. Benefícios do Óleo de Menta Para o Metabolismo:

O potássio do Óleo de Menta, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

4. Alivia os Sintomas de TPM:

É um infeliz, mas inevitável fato de que muitas mulheres sofrem da síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês do Óleo de Menta ajuda a aliviar as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade. Além disso, Estudos têm mostrado uma ligação entre baixos níveis de vários minerais, incluindo manganês, em mulheres que sofriam dos sintomas da TPM particularmente graves.

5. Benefícios do Óleo de Menta Para Evita as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Óleo de Menta. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de Potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

6. Ajuda a Evitar o AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando assim a probabilidade de fraturas frequentes. O Óleo de Menta, ajuda a controlar a quantidade deste produto químico no organismo e reduz o receio de sofrer um acidente vascular cerebral.

7. Benefícios do Óleo de Menta Para no Combate Dores Musculares:

As propriedades anti-inflamatórias presente no Óleo de Menta ajuda o corpo se proteger contra inflamações, reduzindo inchaços no corpo e aliviando dore musculares.

8. Metabolismo de Enzimas:

Várias enzimas são ativadas pelo manganês e desempenham papéis importantes no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol. Além disso, o manganês possui uma ação antioxidante (a superóxido dismutase dependente do manganês é a principal enzima antioxidante da mitocôndria).

9. Benefícios do Óleo de Menta Para Traatar o o T.D.A.H:

A Óleo de Menta fornecem EPA e DHA ao corpo, que são essenciais para combater o transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) em crianças e, assim, garantir a sua devida atenção e crescimento comportamental.

Óleo de Menta Benefícios

10. Ajuda no Aperfeiçoamento Celular:

A vitamina B9 do Óleo de Menta é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano.

As células encontradas no intestino pequeno de revestimento também são fabricadas a partir desta vitamina. A vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.

11. Benefícios do Óleo de Menta Para a Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Óleo de Menta. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

12. Evita a Degeneração Macular:

O Ácido Fólico do Óleo de Menta pode ser benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína e Ácido Fólico é conhecido para os níveis mais baixos deste aminoácido. Tratar com B12 e B6 juntamente com o Ácido Fólico pode ser especialmente benéfico para a degeneração macular.

13. Benefícios do Óleo de Menta Para a Nutrição:

Os benefícios do Óleo de Menta para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

14. Combate a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Óleo de Menta é rico nesse nutriente. A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de Cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

15. Benefícios do Óleo de Menta Para o Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Óleo de Menta. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

16. Evita a Fadiga:

Os benefícios do Óleo de Menta para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina.

Assim, a inclusão de Ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Óleo de Menta na sua dieta.

17. Pode Controlar a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como o Óleo de Menta.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

18. Benefícios do Óleo de Menta no Combate a Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Óleo de Menta, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

19. Regula os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Óleo de Menta.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

20. Pode Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Óleo de Menta é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

Óleo de Menta

Outros Benefícios do Óleo de Menta:

  • Intervém na atividade dos órgãos reprodutivos.
  • Auxilia no combate às crises de asma.
  • Pode prevenir degeneração macular.
  • Atua na coagulação sanguínea.
  • Melhora a mente e a memória.
  • Alivia o desconforto da artrite.
  • Promove a saúde na gravidez.
  • Promove a saúde dos ossos.
  • Diminui os sintomas da TPM.
  • Possui ação anti-inflamatória.
  • Ajuda a ter um sono melhor.
  • Ajuda nas atividades física.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Combate radicais livres.
  • Diminui os triglicérides.
  • Combate a depressão.
  • Diminui o colesterol.
  • Combate o diabetes.
  • Fortalece o cérebro.
  • Traz alívio de dores.

Os 30 Benefícios do Suco de Marmelo Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá Earl Grey Para Saúde!