Os 30 Benefícios do Jatobá Para Saúde

Os 30 Benefícios do Jatobá Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Jatobá Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o Jatobá é uma árvore brasileira bastante comum de se encontrar em todos os estados do país. Possui um troco grosso, em árvores que podem chegar a 20 metros, com ramos que liberam uma grande quantidade de seiva. Sua flores, que nascem em forma de cachos são esbranquiçadas, dando à árvore uma beleza delicada.

Originário da Amazônia e da Mata Atlântica brasileiras, o Jatobá é uma árvore que chega a alcançar de 15 a 20 metros de altura, e seu tronco chega a ter um metro de diâmetro. O tronco, assim como os ramos, secreta uma seiva em forma de goma resinosa que, quando cai no solo, se petrifica com formas semelhantes às do cristal, embaçada por fora e brilhante por dentro.

jatoba

Suas flores possuem cor esbranquiçada e nascem das pontas dos ramos em cachos. Seu fruto possui formato de vagens oblongas e cascas castanho-avermelhadas. As sementes presentes nos frutos são cobertas por uma polpa amarelo-pálida, farinácea, mucilaginosa e bem adocicada.

Sua reprodução se dá por meio das sementes, e a planta cresce em solos úmidos e argilosos. De nome científico Hymenaea courbaril, as partes da árvore que possuem propriedades medicinais popularmente usadas são as suas sementes, cascas e folhas, que podem facilmente ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Valor Nutricional do Jatobá:

O Jatobá ainda é rico em ferro, Magnésio, potássio, Vitamina C, cálcio e Fósforo. Ele ainda possui mais potássio que a banana e mais cálcio que o leite!! Hoje em dia, o fruto é considerado um energético natural.

Benefícios do Jatobá Para Saúde:

1. Benefícios do Jatobá Como Diurético:

Por ser diurético, o chá das folhas ou casca de Jatobá combatem infecções urinárias e ajuda emagrecer, por eliminar o excesso de água e o inchaço. O chá, o fruto é indicado em casos de PSA alto, previne câncer da próstata, prostatite, problemas estomacais, úlceras, gastrites, gases.

2. Previne a Artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

3. Jatobá Como Xarope:

O Jatobá e um poderoso xarope feito com a casca da árvore combate bronquite, asma, gripe e tosse, a dica é triturar em pequenos pedaços uma lasca de + ou – 15 cm da casca da árvore, ferver com água 1 litro de água e outras ervas expectorantes, coar e reduzir pela metade com açúcar. Depois de frio acrescente mel de abelhas. Esta receita não é indicada para diabéticos. Você terá um xarope avermelhado e espesso.

4. Combate Problemas Intestinais:

Possui propriedades desintéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

5. Trata Dores nas Costas:

Poderoso anti-inflamatório, o Jatobá combate dores na coluna vertebral. A dica é deixar de molho na água ou ferver uma lasca da casca da árvore ou 2 colheres de sopa num litro de água e beber uma colher das de sopa do líquido obtido 3 vezes ao dia.

6. Aumenta a Imunidade:

O alto conteúdo dos antioxidantes nas frutas tropicais faz com que ele impulsione a imunidade.

7. Acaba com a Depressão:

Entre os benefícios do Jatobá temos o combate da depressão e ansiedade, o que foi comprovado por estudos feitos na Universidade Federal de Mato grosso, onde os flavonoides encontrados no Jatobá, os mesmo das frutas vermelhas, uva e derivados, atuam no sistema nervoso central melhorando o quadro depressivo.

8. Previne o Câncer:

Os antioxidantes que se encontram nessas frutas ajudam na prevenção do câncer . Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncer e anti-inflamatórios.

9. Fortalece o Ossos:

O cálcio Presente no Jatobá tem proporções maiores do que o encontrado no leite, sendo indicado para fortalecer os ossos e o potássio é maior do que o encontrado na banana, fazendo do fruto um aliado no controle da pressão arterial, em casos de câimbras. Além do fruto, podemos obter benefícios do Jatobá através do chá das folhas e da resina da casca da árvore.

10. É Rico Em Vitaminas e Minerais:

Por ser Rico em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e Vitamina C, o Jatobá pode ser nosso aliado em muitos problemas de saúde. O ferro encontrado na farinha ou pó da fruta e na casca combate anemia.

11. Baixar os Níveis de Colesterol:

O sorvete é adequado para pessoas com níveis elevados de colesterol. Se você deseja evitar colesterol e gorduras saturadas em sua dieta, esta é a alternativa ideal.

12. Trata Infecções:

O Jatobá também é considerado um eliminador natural de infecções, pois possui princípios ativos antifúngicos, O Jatobá é bastante utilizado para tratar e prevenir micoses como pé de atleta, dermatofitoses, candidíase, infecções sistêmicas como meningite por Cryptococcus spp e outros.

13. Benefício do Jatobá Para Saúde da Pele:

Possui uma quantidade significativa de vitamina E. A vitamina E possui um papel de suma importância para saúde da pele, já que ela pode dar brilho e prevenir doenças que podem surgir na pele.

14. Trata Meningite:

O Jatobá possui princípios Anti-bacterianos, sendo assim ele auxilia na expulsão de bactérias causadoras de doenças como a Meningite e outras.

15. Jatobá Para Retenção de Líquidos:

O consumo regular do Jatobá estimula a eliminação de líquidos, provocando uma espécie de “limpeza” não apenas no organismo, mas principalmente nos rins e trato urinário. Ainda, outro grande benefício dessa propriedade é que, ao eliminar o excesso de líquidos, o corpo desincha e perde alguns quilos extras.

beneficios do jatoba

Outros Benefícios do Jatobá Para Saúde:

  • Todos sabem que a asma é causada pelo estreitamento das vias aéreas, o que causa dificuldade para respirar;
  • O Jatobá também é rico em cálcio. O cálcio é um mineral que é essencial para as pessoas que querem ter ossos fortes e saudáveis;
  • Os flavonoides presentes também podem, ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo em algumas áreas específicas do cérebro, incluindo a função cognitiva;
  • O Jatobá é um fruto denso nutriente que ajuda a melhorar a saúde geral do corpo;
  • Estudos ligaram o consumo desta fruta não combate e prevenção de doenças como demência e Alzheimer;
  • O seu perfil rico em nutrientes que consiste em vitaminas e minerais vitais ajudam a manter as funções do corpo apropriadas;
  • Antioxidantes presentes na fruta ajudam no combate e prevenção de tumores cancerígenos;
  • O consumo regular de uma porção de Jatobá em sua dieta reduz o risco de formação de hemorroidas;
  • O Jatobá também é considerado um forte agente Anti-inflamatório;
  • Esta fruta também auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes;
  • A fruta também é chamado de “fruto da memória ‘. Por possuir alta quantidade de potássio e pectina melhora as funções cognitivas do corpo e melhora a memória;
  • Nutrientes presentes no Jatobá agem como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo;
  • Graças aos minerais e ingredientes ativos desta fruta, como o potássio, o betacaroteno e a pectina, essa fruta é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo;
  • Estudos descobriram que o Jatobá é capaz de aumentar a resistência e estimular o metabolismo, o que pode proporcionar um impulso em seus níveis de energia;
  • Além de possuir princípios antifúngicos, anti-inflamatórios e antibacterianos, o Jatobá também age como um grande promissor para o sistema imunológico.

Efeitos Colaterais do Jatobá:

O recomendado é que não se consuma em excesso, pois quando consumido em exagero, esta fruta pode causar constipação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 46 Benefícios da Macadâmia Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Caju Para Saúde