Os 40 Benefícios do Eucalipto Para Saúde

Os 40 Benefícios do Eucalipto Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Eucalipto oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Eucalipto é muito conhecido pelo Brasil por ser uma planta que tem ótimas propriedades para o tratamento de doenças nas vias respiratórias, tais como a sinusite, rinite, Tosse, asma e bronquite. O óleo essencial dessa planta é usado para tratar a dor ciática, que percorre todo o nervo ciático causando dores agonizantes.

Basta massagear, gentilmente, as áreas danificadas com o óleo. Além do uso medicinal, as folhas também serve de matéria prima para desinfetantes e antissépticos, pois possuem essas propriedades na sua composição.

A medicina natural é muito procurada pelos brasileiros. Uma das ervas mais queridinhas é o Eucalipto, conhecido por suas propriedades que fazem bem à boa saúde nas vias respiratórias, melhora os sintomas da sinusite e ajuda no tratamento da dor ciática. Fique por dentro dos demais benefícios dessa planta.

Benefícios do Eucalipto

Valor Nutricional do Eucalipto:

As propriedades das folhas incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga. Agora que conhecemos as propriedades nutricionais do Eucalipto.

1. Benefício do Chá de Eucalipto Para Cicatrizar:

O uso externo do Eucalipto é eficiente para a cicatrização de feridas e doenças de pele como Eczema.

2. Como um Antisséptico do Trato Urinário:

Auxilia no combate e previne a infecção por inibir o crescimento e a reprodução de bactérias, fungos e vírus que as provocam. Deve ser composta com uma ou duas gotas de óleo essencial no Eucalipto duas vezes ao dia, como antisséptico urinário.

3. Eucalipto é Antiparasitário:

Tanto o Eucalipto como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

4. Eucalipto Para Doenças Respiratórias:

A Sinusite, Rinite, Bronquite e a simples Tosse são alguns dos males que podem ser evitados e tratados com o consumo do Eucalipto, que é também utilizado para tratar dores ciáticas por meio de óleos extraído das planta.

5. Benefício do Chá de Eucalipto Para os Diabéticos:

Sua infusão de folhas auxilia a amenizar o açúcar no sangue. Indicado para uso sem excesso, não mais do que uma xícara de Chá de Eucalipto por dia.

6. Eucalipto Para Dores Musculares:

Como um calmante e analgésico. Quatro gotas de óleo essencial de Eucalipto para 100 ml de óleo doce de amêndoas. Esfregue duas vezes ao dia nas áreas afetadas.

7. Eucalipto Combate a Tosse:

Eucalipto (3 colheres de chá de folhas em 1/4 de litro de água) diminui a formação de muco nos brônquios e secreções mais fluídas. Também auxilia a combater a Tosse e condições febris, relaxante e características estimulantes.

8. Para Fadiga Mental:

O Eucalipto acelera o sistema nervoso e favorece a concentração. Combinado com limão em um difusor aromático, o óleo é ideal para esgotamento mental e apatia. Usando quatro gotas de óleo de eucalipto e duas gotas de óleo de limão.

9. Para Feridas e Abscessos:

O forte efeito germicida das folhas da planta auxilia a curar feridas, queimaduras, úlceras e picadas de insetos. Despeje algumas gotas em um curativo e cubra a área afetada.

10 Um Ótimo Antisséptico:

Eucalipto possui muitas características naturais, uma delas é o antisséptico cineol, que em contato com o ar, forma o ozônio que é considerado um ótimo antisséptico para ajudar no tratar úlceras, cortes, feridas, abrasões e queimaduras.

11. Elimina o Cansaço:

Eucalipto cria um efeito muito refrescante capaz de estimular e remover o cansaço e lentidão mental de algumas pessoas que sofrem com pequenos distúrbios e desordens e acabam sendo mais lentas.

12. Alivia Dores de Garganta:

Eucalipto por conter agente antibacteriano, é ótimo para aliviar os sintomas de dores de garganta como Tosse, febre, inchaço de garganta, nariz entupido e espirros. Ele pode trazer um alívio imediato se usado adequadamente.

13. Alivia os Sintomas de Resfriado e Gripe:

Eucalipto pode funcionar como um expectorante que ajuda a limpar o corpo das diversas toxinas e microrganismos nocivos que causam doenças.

14. Fortalece os Cabelos:

O óleo de Eucalipto pode ajudar a melhorar o brilho dos cabelos, sua espessura e saúde em geral do seu cabelo. Algumas gotas podem ser muito hidratantes, afastando capaz e coceiras. O óleo pode até ajudar a tratar contra piolhos.

15. Protege os Dentes:

Eucalipto é muito bom contra placas dentárias, cavidades, dores, cáries, gengivite e inúmeras infecções dentárias. Por possuir um caráter germicida e antibacteriano, ele é muito encontrado como ingrediente em produtos para higiene bucal e dental.

16. Evita Infecções:

Eucalipto, com algumas gotas, pode ajudar a aliviar a diarreia, inflamações e combater infecções. Você deve coloca-las sobre o abdômen, e massageá-las no sentido anti-horário.

17. Ajudar a Controlar o Açúcar no Sangue:

Por possuir a capacidade de vasodilatação, o uso de óleo de Eucalipto pode aumentar a circulação sanguínea em pessoas diabéticas. Você pode massageá-lo no corpo após o banho.

18. Hidrata a Pele:

Ao ser usado na pele, o óleo de Eucalipto pode fazer com que a pele fique mais hidratada e ele é usado também para cuidar e tratar de infecções na pele.

19. Alivia os Sintomas de Tuberculose:

Como já citado, as folhas da planta combate infecções e possui qualidades antibacterianas e antissépticas. Ele pode ajudar na limpeza dos pulmões e reduzir a inflamação.

20. Eucalipto Para Para Purificar o Ar:

É usado para purificar o ar e como repelente de insetos. Bastam algumas gotas de óleo essencial em água quente.

21. Favorece a Saúde Bucal:

Além de atuar no alívio da dor de garganta, essa planta é muito eficaz para a saúde bucal, já que ela mata bactérias e demais agentes responsáveis por provocarem infecções, cáries, tártaros, placas bacterianas etc.

22. Previne a Depressão:

Das folhas da planta trabalha como um estimulante, ele ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo de outras partes do corpo, como o cérebro.

23. Trata Infecções Urinárias:

Em virtude das substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas presentes nesta planta, o consumo do chá dela está associado à prevenção e tratamento de infecções urinárias que geralmente causam forte ardor e cheiro forte ao urinar.

24. Estimulante Emocional:

Graças ao poderoso aroma balsâmico de suas folhas, é um excelente relaxante. Estimula os sentidos e limpa a mente. É, no entanto, um dos preferidos na aromaterapia.

25. Resfria a Temperatura do Corpo:

O das folhas da planta ajuda a resfriar o corpo, principalmente durante os meses quentes do ano. Algumas gotas de óleo pulverizadas no corpo topo podem ajudar a fazer com que a temperatura corporal caia rapidamente.

Benefícios do Eucalipto

26. Alivia a Endometriose:

Uma das melhores maneiras de aliviar a dor e inchaço da endometriose é através da aromaterapia e um banho de “endometriose”. Combine as propriedades curativas do óleo dele com as propriedades sedativas de óleo de lavanda e você tem uma receita para uma noite de alívio da dor e relaxamento.

27. Eucalipto Para o Intestino:

Tanto a decocção das folhas dele como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

28. Melhora a Sauna:

Para aumentar o efeito desintoxicante da sauna, você pode colocar três gotas de óleo em um balde com água e derramá-las sobre as pedras quentes.

29. Auxilia no Tratamento da Bronquite:

A inalação realizada com o chá de Eucalipto ajuda a tratar a bronquite.

30. Trata Dor Ciática:

Uma compressa com chá desta planta pode ser usada no local da dor a cada 10 minutos ou conseguirá realizar uma massagem com o óleo.

Confira Outros Benefícios do Eucalipto Para Saúde:

  • Para Dores Musculares:
  • Como um Antisséptico do Trato Urinário;
  • É Antiparasitário;
  • Doenças Respiratórias;
  • Para os Diabéticos;
  • Para Cicatrizar;
  • Combate a Tosse;
  • Para fadiga mental;
  • Para feridas e abscessos.

Contraindicações:

Mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar o chá da planta, assim como as crianças menores de dois anos também não. Associar das folhas da planta com sedativos, anestésicos ou analgésicos é bastante perigoso, portanto o melhor a se fazer é perguntar ao seu médico se pode tomar o chá para tratar de seu problema antes de se automedicar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios do Coentro Para Saúde

Os 40 Benefícios da Semente de Linhaça Para Saúde!