Ipê Rosa – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Ipê Rosa – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, algumas espécies de ipê vêm sendo usadas por terem uma eficácia muito grande medicinalmente falando. As propriedades da planta são essenciais para o tratamentos de câncer.

As variedades da planta são o Ipê Rosa, Ipê roxo, Ipê branco, Ipê amarelo. As propriedade “beta-lapachone” presente nos diversos tipos ipês tem características anticancerígenas e pesquisas apontam seu uso possivelmente em tratamentos contra câncer de próstata, pulmão e pâncreas.

ipe rosaO chá da casca de Ipê Rosa é um dos remédio caseiros mais utilizados por sua capacidade de eliminar tumores sólidos. Além do mais, a planta tem a ação de reparação do DNA das células cancerígenas.

A planta floresce de junho-agosto com a planta quase totalmente despida de sua folhagem. Os frutos amadurecem em agosto-novembro. Floração intensa e exuberante, com flores roxas ou rosa escuro, ocorre quando a árvore encontra-se sem folhas.

Propriedades da Planta:

  • Antinevrálgica;
  • Depurativa;
  • Anti-sifilítica;
  • Antitumoral;
  • Diurético;
  • Antibactericida;
  • Antifungo;
  • Estimulante do sistema imunológico.

Benefícios do Ipê Rosa:

O Ipê Rosa também é usado para combater inflamações, aliviar dor muscular, combater problemas de menstruação, tratar a doença de mal de Parkison, gerenciar o diabetes e combater a anemia.

A casca desta planta, para uso medicinal, deve ser retirada do tronco de árvores desenvolvidas e saudáveis.

Se você deseja fazer o chá da planta para tratar alguma doença ou sintomas de doença, veja a receita abaixo.

INGREDIENTES:

  • 350 ml de água;
  • 10 folhas de Ipê Rosa.

MODO DE PREPARO:

Coloque as folhas de Ipê Rosa junto com a água para ferver, depois abafe; coe e beba 1 xícara até 3 vezes ao dia.

Efeitos Colaterais da Planta:

Quando tomado por via oral, o chá da planta pode interagir com antiagregantes plaquetários e nticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos anticoagulantes levando ao risco de aumento de uma possível hemorragia.

Pode aumentar o risco de sangramento naqueles com hemofilia ou outros distúrbios de coagulação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 20 Benefícios do Óleo de Valentina Para Saúde!

beneficios da tanchagem

Os 20 Benefícios da Tanchagem Para Saúde