Valina – Fontes, Benefícios e Excesso

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

A Valina é um aminoácido essencial de cadeia ramificada, atuando normalmente como o quinto aminoácido limitante para suínos e o quarto limitante para frangos de corte nas rações comumente utilizadas na América Latina.

Este aminoácido é importante para a deposição proteica corporal. Sendo que rações deficientes em Valina reduzem a eficiência de utilização dos primeiros aminoácidos limitantes. Prejudicando assim o desempenho dos animais.

fontes de valina

Para prevenir possíveis deficiências de Valina e para garantir o sucesso da redução do nível de proteína nas rações é essencial que se utilize o conceito do perfil ideal da proteína nas formulações.

Com a suplementação deste aminoácido é possível suprir os requerimentos nutricionais dos animais por meio de rações melhor balanceadas, ainda com o benefício de se manter restrito o nível de proteína bruta nas formulações. Por isso, é possível aumentar o nível de lisina dietético mantendo-se corretamente ajustado o perfil ideal da proteína.

O que é Valina?

A Valina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Por isso, o aminoácido alifático é considerado primo da leucina e da isoleucina, tanto em estrutura, como em função.

Estes aminoácidos são extremamente hidrofóbicos e são quase sempre encontrados no interior de proteínas. Porque, raramente são úteis em reações bioquímicas normais. Por isso, estão relegados à função de determinar a estrutura tridimensional das proteínas devido à sua natureza hidrofóbica.

O aminoácido representa cerca de 5% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. O Leite e os ovos são alimentos ricos em Valina.

Fontes de Valina:

Os principais alimentos ricos em Valina são a carne, peixe, leite, iogurte, queijo e ovo, por exemplo, que são alimentos ricos em proteína. Além disso, outros alimentos ricos em Valina podem ser:

É necessário consumir alimentos ricos neste aminoácido, pois o organismo humano não consegue produzir esse aminoácido. Confira também os Benefícios da Valina Para Saúde:

Benefícios da Valina Para Saúde:

Regula o Apetite:

Pelo mesmo mecanismo de atuação no sistema nervoso. Além disso, o aminoácido ajuda a acalmar a mente e diminuir a vontade de comer, sendo uma aliada de quem está tentando emagrecer;

Aumenta a Imunidade:

O aminoácido regula o sistema imunológico, melhorando a resposta das células de defesa nos casos de traumas, cirurgias, infecções e febre;

Regula o Açúcar no Sangue:

Esse benefício pode ser particularmente interessante para quem está preocupado em perder peso, além disso, uma melhor regulação dos níveis de glicose pode significar mais facilidade em controlar o apetite.

Previne a Insônia:

O aminoácido desempenha um papel de destaque no sistema nervoso. Ajudando a controlar o estresse e o nervosismo, melhorando a concentração e o foco. Além disso, o aminoácido pode auxiliar na luta contra a falta de sono causada por altos níveis de ansiedade e estresse.

Aumenta a Resistência Física:

O uso dos BCAAs aumenta o aporte de energia para os músculos, que podem trabalhar por mais tempo antes da chegada da fadiga.

Sinais de Excesso da Valina:

Um excesso deste aminoácido pode dar origem a alucinações e prejudicar a função hepática. Uma condição pode ocorrer quando o corpo humano é incapaz de metabolizar Valina ou qualquer outro BCAA. Por isso, esta condição faz com que a urina tenha um cheiro de xarope. Complementos de BCAA adicionais não são recomendados neste caso.

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Efeitos Colaterais da Valina:

Não há relatos sobre efeitos colaterais relacionados ao consumo de Valina através da alimentação. Já o uso indiscriminado de suplementos como este aminoácido pode trazer problemas para o fígado e para os rins. Além disso, também aumentar a concentração de amônia na circulação.

Por outro lado, a deficiência do nutriente pode causar perda de massa muscular, problemas na pele, aumento do apetite e complicações neurológicas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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