Flagyl: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Flagyl: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais que você precisa conhecer. Além disso, o Flagyl é um antibiótico usado para tratar uma ampla variedade de infecções. Funciona impedindo o crescimento de certas bactérias e parasitas

Este antibiótico trata apenas algumas infecções bacterianas e parasitárias. O uso de qualquer antibiótico quando não é necessário pode fazer com que ele não funcione para futuras infecções.

Flagyl

O Flagyl também pode ser usado com outros medicamentos para tratar certas úlceras intestinais causadas por uma bactéria (H. pylori).

Como Usar o Flagyl:

Tome isso por conforme indicado pelo seu médico. Para evitar transtornos, tome este medicamento com alimentos ou um copo cheio de água ou leite. A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta ao tratamento.

Para o melhor efeito, tome este antibiótico em tempos uniformemente espaçados. Para ajudá-lo a lembrar, tome este medicamento ao mesmo tempo todos os dias.

Continue tomando este medicamento até que a quantidade total prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Interromper o medicamento muito cedo pode resultar no retorno da infecção.

Informe o seu médico caso o problema dure ou piore.

Efeitos Colaterais do Flagyl:

Tonturas, dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, vômitos, perda de apetite, diarreia, constipação ou gosto metálico em sua boca podem ocorrer. Caso algum destes efeitos dure ou piore, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Este medicamento pode fazer com que a urina fique mais escura. Este efeito é inofensivo e desaparecerá quando a medicação for interrompida.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o seu benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe à seu médico imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: sinais de uma nova infeção (como garganta inflamada e febre), nódoas negras ou hemorragias, dores abdominais e micção dolorosa.

Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos colaterais muito graves, incluindo: instabilidade, convulsões, alterações mentais e do humor (como confusão), dificuldade em falar, dormência, formigueiro dos braços e pernas, dor ocular, alterações repentinas da visão, dor de cabeça grave ou que não passa e pescoço duro e dolorido.

O uso deste medicamento por períodos prolongados ou repetidos pode resultar em candidíase oral ou uma nova infecção por fungos. Contate o seu médico caso note manchas brancas na boca, uma alteração no corrimento vaginal ou outros sintomas novos.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções com o Flagyl:

Antes de tomar Flagyl, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a esse compostos; ou a outros antibióticos (tais como tinidazol); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: doença hepática, doença renal e certas doenças do sangue (baixa contagem de células do sangue).

Pessoas com um distúrbio genético raro (síndrome de Cockayne) podem estar em risco de doença hepática muito grave quando usem Flagyl. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Caso o Flagyl seja utilizado, o seu médico deverá observar sua função hepática.

Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer sinais de doença hepática durante o tratamento (tais como náuseas, vômitos que não param, perda de apetite, dor abdominal, olhos e pele amarelados e também urina escura).

Evite bebidas alcoólicas e produtos que contenham propilenoglicol enquanto estiver tomando este medicamento e por pelo menos 3 dias após o término do medicamento, pois podem ocorrer fortes dores de estômago, náuseas, vômitos, dor de cabeça e rubor.

Este medicamento pode lhe deixar tonto. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.

O Flagyl pode causar vacinas bacterianas (como a vacina contra a febre tifoide) para não funcionar tão bem. Não tome imunizações ou vacinas enquanto estiver usando este medicamento, a menos que seu médico lhe oriente.

Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando claramente necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Este medicamento passa para o leite materno. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico antes de amamentar. Caso seja prescrito o tratamento com dose única, o seu médico poderá indicá-lo interromper a amamentação por um curto período de tempo após a dose. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Interações com Flagyl:

Flagyl

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis.

Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Alguns produtos que podem interagir com este medicamento incluem: produtos que contêm álcool (como xaropes para tosse e resfriados, loção pós-barba), produtos que contêm propilenoglicol, solução de lopinavir e lítio.

Não tome Flagyl caso esteja tomando disulfiram ou se tomou dissulfiram nas últimas 2 semanas.

Embora seja improvável que a maioria dos antibióticos afete o controle hormonal da natalidade, como pílulas, adesivo ou anel, alguns antibióticos (como rifampicina, rifabutina) podem diminuir sua eficácia.

Isso pode resultar em gravidez. Caso use o controle da natalidade hormonal, pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Este medicamento pode interferir com certos exames laboratoriais, possivelmente causando resultados falsos. Garanta que o pessoal do laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa esse remédio.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: náuseas, vômitos e instabilidade.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros.

Caso esteja em tratamento para uma determinada infecção (tricomoníase), todos os parceiros sexuais também precisam ser tratados para evitar a reinfecção. Durante o tratamento, evite a relação sexual ou use sempre um preservativo de látex ou poliuretano.

Este medicamento foi prescrito somente para o problema atual. Não use mais tarde para outra infecção, a menos que seu médico lhe diga.

Se você estiver tomando este medicamento por um longo tempo, exames de laboratório (como contagem de células do sangue) podem ser feitos enquanto estiver tomando este medicamento.

Mantenha todos os compromissos médicos e laboratoriais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Dose Perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose desejada. Tome sua próxima dose no horário regular. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento do Flagyl:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado.

Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Fentermina: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Fentermina: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Garamicina: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais

Garamicina: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais!