L-Carnitina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

L-Carnitina – Fontes, Benefícios e Deficiência Mais Seus Usos São Excelentes para saúde. Alem disso, L-Carnitina é essencial para o organismo e a queima de gordura. Mas poucas pessoas realmente sabem da importância dela para a saúde e o emagrecimento. Ela é uma substância natural produzida pelo seu organismo através do fígado e dos rins, e armazenada pelos músculos. Também pode ser adquirida através de algumas fontes alimentares naturais.

O que é L-carnitina:

A L-Carnitina é uma substância natural, produzida pelo fígado e rins, e armazenada nos músculos. Sua principal função é ajudar o corpo a transformar gordura em energia. na prática, é ela quem realiza o transporte dos derivados da gordura para dentro das mitocôndria, onde eles serão oxidados e transformados em energia. Ela é sintetizada através de dois aminoácidos essenciais: a lisina e a metionina, com a ação conjunta da niacina, vitamina B6, vitamina C e ferro.

Fontes Naturais e Suplementos da L-carnitina:

A L-Carnitina é encontrada em alimentos, como a proteína animal, e na forma de cápsulas ou composição líquida.

A carne vermelha, principalmente a de carneiro (78mg a cada 100g de carne), é uma das principais fontes naturais desse nutriente. Alguns produtos à base de leite, determinadas espécies de peixes e vegetais, como aspargos, também apresentam a L-Carnitina em sua composição.

Quando o nutriente encontrado na alimentação não é suficiente, pode-se optar por suplementos específicos de L-Carnitina. No mercado está disponível nas versões líquida, em cápsulas e em fórmulas compostas por uma mistura do nutriente com chá verde ou CLA – outros ingredientes ativos de emagrecimento que também contribuem para o aumento e acentuação da perda de gordura acumulada.

Para que Serve a L-carnitina:

Você irá encontrar a L-Carnitina presente em várias composições de suplementos termogênicos e emagrecedores. Isso se deve a sua forma de ação no organismo, que tem participação fundamental no metabolismo das gorduras, fazendo o transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias, essas que por sua vez, são as principais responsáveis por gerar energia.

Quais os Benefícios da L-carnitina?

Depois do que foi apresentado no tópico anterior, é possível ter uma ideia dos benefícios decorrentes do consumo adequado da L-Carnitina, os quais são:

1. Queima de gordura:

Estimula a utilização da reserva de gordura como fonte de energia a ser utilizado pelo metabolismo.

2. Ganho de massa muscular:

O consumo dessa substância proporciona uma maior força e resistência muscular. Essa funcionalidade possibilita a execução de treinos com uma maior intensidade e carga, levando ao ganho muscular.

3. Resistência cardiovascular:

Essa resistência é resultado do uso da gordura como energia. Assim, essa queima se torna uma fonte energética para atividades de alta intensidade e duração.

4. Inibição da Perda óssea:

Com a elevação na produção de osteocalcina, o resultado são ossos mais fortes. Dessa forma, há a redução de perda de massa óssea.

5. Ação antioxidante:

Por meio do combate aos radicais livre, consequência do consumo do suplemento.

Quais os Possíveis efeitos Colaterais?

Embora não se saiba de forma definitiva quais os efeitos colaterais da L-Carnitina, a ingestão de quantidades acima do recomendado incluem relatos de náuseas, cólicas abdominais, diarreia e vômitos. Aqueles que possuem histórico de convulsões podem ter esse quadro acentuado. Além disso, a gordura pode não sofrer a transformação em energia resultante da oxidação, levando ao seu retorno sob a forma de triglicerídeos.

Pesquisas recentes apontam que o consumo excessivo desse suplemento pode levar ao risco de entupimento das artérias, estando associado ao infarto. Os estudiosos explicam que a carnitina pode ser convertida em composto N-óxido de trimetilamina, facilitando a concentração de colesterol nas artérias. Para o uso de quantidades normais não foram registrados efeitos adversos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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