Nutrientes

L-Carnitina: o que é, para que serve e emagrece mesmo?

A L-Carnitina é essencial para o organismo e a queima de gordura.

Mas poucas pessoas realmente sabem da importância dela para a saúde e o emagrecimento.

Ela é uma substância natural produzida pelo seu organismo através do fígado e dos rins, e armazenada pelos músculos.

Também pode ser adquirida através de algumas fontes alimentares naturais.

L-Carnitina: o que é, para que serve e onde encontrar

O que é L-carnitina?

A L-Carnitina é uma substância natural, produzida pelo fígado e rins, e armazenada nos músculos.

Sua principal função é ajudar o corpo a transformar gordura em energia. na prática, é ela quem realiza o transporte dos derivados da gordura para dentro das mitocôndria, onde eles serão oxidados e transformados em energia.

Ela é sintetizada através de dois aminoácidos essenciais: a lisina e a metionina, com a ação conjunta da niacina, vitamina B6, vitamina C e ferro.

Fontes Naturais e Suplementos da L-carnitina

A L-Carnitina é encontrada em alimentos, como a proteína animal, e na forma de cápsulas ou composição líquida.

A carne vermelha, principalmente a de carneiro (78mg a cada 100g de carne), é uma das principais fontes naturais desse nutriente.

Alguns produtos à base de leite, determinadas espécies de peixes e vegetais, como aspargos, também apresentam a L-Carnitina em sua composição.

Quando o nutriente encontrado na alimentação não é suficiente, pode-se optar por suplementos específicos de L-Carnitina.

No mercado está disponível nas versões líquida, em cápsulas e em fórmulas compostas por uma mistura do nutriente com chá verde ou CLA – outros ingredientes ativos de emagrecimento que também contribuem para o aumento e acentuação da perda de gordura acumulada.

Para que Serve a L-carnitina

Você irá encontrar a L-Carnitina presente em várias composições de suplementos termogênicos e emagrecedores.

Isso se deve a sua forma de ação no organismo, que tem participação fundamental no metabolismo das gorduras, fazendo o transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias, essas que por sua vez, são as principais responsáveis por gerar energia.

Quais os Benefícios da L-carnitina?

Depois do que foi apresentado no tópico anterior, é possível ter uma ideia dos benefícios decorrentes do consumo adequado da L-Carnitina, os quais são:

1. Queima de gordura:

Estimula a utilização da reserva de gordura como fonte de energia a ser utilizado pelo metabolismo.

2. Ganho de massa muscular:

O consumo dessa substância proporciona uma maior força e resistência muscular.

Essa funcionalidade possibilita a execução de treinos com uma maior intensidade e carga, levando ao ganho muscular.

3. Resistência cardiovascular:

Essa resistência é resultado do uso da gordura como energia. Assim, essa queima se torna uma fonte energética para atividades de alta intensidade e duração.

L-Carnitina: o que é, para que serve e onde encontrar

4. Inibição da Perda óssea:

Com a elevação na produção de osteocalcina, o resultado são ossos mais fortes.

Dessa forma, há a redução de perda de massa óssea.

5. Ação antioxidante:

Por meio do combate aos radicais livre, consequência do consumo do suplemento.

Quais os Possíveis efeitos Colaterais?

Embora não se saiba de forma definitiva quais os efeitos colaterais da L-Carnitina, a ingestão de quantidades acima do recomendado incluem relatos de náuseas, cólicas abdominais, diarreia e vômitos.

Aqueles que possuem histórico de convulsões podem ter esse quadro acentuado.

Além disso, a gordura pode não sofrer a transformação em energia resultante da oxidação, levando ao seu retorno sob a forma de triglicerídeos.

Pesquisas recentes apontam que o consumo excessivo desse suplemento pode levar ao risco de entupimento das artérias, estando associado ao infarto.

Os estudiosos explicam que a carnitina pode ser convertida em composto N-óxido de trimetilamina, facilitando a concentração de colesterol nas artérias.

Para o uso de quantidades normais não foram registrados efeitos adversos.

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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