Benefícios das Plantas

Fumária – Origem, Benefícios e Como Usar!

Fumária – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Fumária no popular, é uma planta herbácea de porte pequeno que pode atingir de 20 a 50 centímetros de altura. Possui caules eretos, finos, podendo ser dispersos ou ramificados e que portam um látex amarelado. É uma planta que possui características variáveis e pode assumir formas diferentes, como a de pequeno arbusto ou de trepadeira. Possivelmente de origem europeia, esta planta se disseminou pelo globo terrestre e acerca de seu nome, existem duas sugestões de originalidade. Uma diz que Fumária é por causa de suas folhas que são cinzentas se assemelhando ao fumo de um incêndio; já a outra está associada ao fato de que quando é torcida ou esmagada, faz chorar como se fosse fumo.

Fumária

Pode ser infestante, pois cresce de forma abundante em terrenos cultivados e até mesmo nos incultos e se espalha com facilidade. A Fumária possui fruto arredondado de tendência mais larga que comprida e de vértice achatado.

Curiosamente, não costuma ser muito visitada por insetos, o que não faz diferença já que suas flores se auto fertilizam. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Fumária:

A Fumária (Fumária officinalis) é uma planta medicinal reconhecida pelas suas propriedades medicinais que atuam em diversos males que possam atingir o corpo humano.

De origem europeia, a Fumária é conhecida desde tempos remotos e foi descrita em herbários da Idade Média como sendo bastante útil para a medicina natural, como no tratamento de eczemas, problemas de constipação, casos dermatológicos etc.

Esta planta é também conhecida por outros nomes, como: erva-moleirinha, erva-pombinha, fumo-da-terra e fel da terra. Os seus princípios ativos são ácido fumárico, protopina e alcaloides.

Características da Fumária:

Esta planta medicinal cresce em pequenos arbustos, as suas folhas são de um tom verde acinzentado e suas flores podem ser brancas ou rosadas com a ponta vermelha. É uma planta herbácea anual, mede de 20 a 80 centímetros de altura. É Ramosa, de haste delgada, angulosa e seus ramos são difusos. Suas mudas podem ser plantadas em solos arejados, secos e adubados com matéria orgânica, de preferência durante o período da primavera.

Propriedades da Fumária:

As principais propriedades desta planta incluem:

  • Depurativa;
  • Laxante;
  • Diurética;
  • Anti-inflamatória;
  • Cardiotônica;
  • Escrofulante;
  • Reguladora da secreção biliar;
  • Regeneradora da pele.

Benefícios da Fumária:

Devido às suas propriedades, esta planta pode ser utilizada para tratar diversas condições do organismo humano. Confira a seguir:

  • Devido à sua propriedade laxante, esta planta é indicada para as pessoas que sofrem com prisão de ventre;
  • Por sua propriedade reguladora da secreção biliar e do metabolismo da pele, a planta é recomendada no tratamento de casos de psoríase;
  • Pode ser utilizada no tratamento de doenças do fígado e da pele;
  • Esta planta também pode auxiliar no tratamento da arteriosclerose, urticária e sarna;
  • Ajudar a tratar cólicas intestinais e ajuda a expulsar pequenas pedras da vesícula.

Modo de Uso da Fumária:

As partes usada são: Caule, folhas e flores.

Chá de fumária: Juntar uma colher (de chá) de Fumária seca e picada a 1 xícara de água ferventes. Deixar repousar durante 10 minutos. Em seguida coar, adoçar com mel e tomar de 1 a 3 xícaras por dia.

Devido ao sabor amargo do chá, a mistura com suco de frutas pode ser uma alternativa misturando uma xícara do chá frio de Fumária ao suco de maça por exemplo.

Efeitos Colaterais:

O consumo máximo diário deve ser de 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estomago.

Contraindicações:

Esta planta é contraindicada para grávidas, mulheres que estão amamentando e indivíduos com problemas de estômago.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.