Benefícios das Plantas

Jucá é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Jucá é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios . Além disso, O Jucá possui ricas propriedades medicinais que beneficiam e favorecem toda a saúde do corpo humano.

A planta Jucá ou pau-ferro possui a copa arredondada e ampla com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. Seu porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura.

Jucá: Origem, como usar, benefícios e malefícios

O tronco apresenta variação de diâmetro de 50 a 80 cm, é de cor clara, liso e descamante, configurando um efeito visual diferenciado e, em muitos casos, é utilizado como forma de decoração.

As folhas são de cor verde-escuro, compostas bipinadas. Suas flores surgem apenas no verão e outono, possuem cores amarelas e são de pequeno porte. Conhecido também como Pau-ferro, jucaína, icainha, miraobi, miraitá, muiraitá, guratã, ipu, árvore leopardo, muirapixuna.

Todos esses nomes representam uma planta medicinal que pode chegar a atingir 20 m de altura e apresenta tronco liso, folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados.

A planta é muito visada para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não contém raízes agressivas, o que é um fator fundamental de eleição para arborização urbana.

Deve-se evitar, portanto, o plantio em calçadas, sob fiação elétrica, e em locais de transito intenso de pessoas e carros, pois os ramos tendem a quebrar e cair em tempestades, oferecendo perigo.

Como o próprio nome já diz, a planta contém madeira dura, densa, durável e resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos, e para construção civil, na construção de vigas, esteios, caibros, etc.

Seu crescimento é rápido, especialmente nos primeiros anos. Em recuperação de áreas degradadas, o Jucá também é uma excelente escolha, por crescer bem em áreas abertas.

Origem da Planta Jucá:

O Jucá é uma árvore quantiosa nos sertões do norte do Brasil, especialmente em Pernambuco e Ceará. O Jucá também é conhecido como Pau-ferro, Jucaína, Icainha, Miraobi, Miraitá, Muiraitá, Guratã, Ipu, Árvore Leopardo e Muirapixuna.

É uma planta medicinal de tronco liso e descamante com manchas esbranquiçadas, que pode alcançar cerca de até 20 metros de altura. O Jucá faz parte da família Fabaceae. Ele contém folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados. O chá composto com sua casca pode ser utilizado em diversos fins medicinais.

Propriedades da Planta Jucá:

As propriedades medicinais do Jucá incluem: atuação sedativa, ação adstringente, poder cicatrizante, capacidade de tonificar; potencial anti-inflamatório, antisséptico, expectorante e afrodisíaco.

Benefícios do Jucá Para Saúde:

  • Está precisando melhorar a vida íntima como o marido ou a esposa? O Jucá pode contribuir neste sentido graças ao fato de que propriedades afrodisíacas, ou seja, que estimulam o desejo sexual, também foram atribuídas a ele.
  • Graças às propriedades anti-inflamatórias desta planta, ela é bastante utilizada para tratar lesões musculares, aliviando dores e inchaços.
  • Os elementos contidos nesta planta atuam no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, sendo esta planta muito utilizada para manter o diabetes sob controle.
  • Se a planta medicinal possui propriedades sedativas, podemos concluir que ela pode auxiliar as pessoas que sofrem com dificuldades para dormir, certo? No entanto, se você sofre com o problema, converse com o seu médico antes de utilizar o Jucá.
  • As propriedades anti-inflamatórias do Jucá desempenham um papel essencial para combater a grande causa das dores e inchaços causados pelas doenças reumáticas, ou seja, a inflamação crônica.
  • Pesquisadores investigam o que mostra a sabedoria popular quanto ao uso do chá de pau-ferro contra úlceras gástricas. Os estudos, que começaram analisando a eficácia do caule da planta no combate à doença, acabaram indicando eficácia em dobro das folhas de Jucá neste sentido.
  • Além de combater as infecções do sistema respiratório, o Jucá também age nos cuidados quanto às infecções gastrointestinais, contribuindo também para o tratamento cólicas de intestino, hemorroidas etc.

Como Usar a Planta Jucá:

A madeira desta árvore, por ser altamente resistente, é muito utilizada na fabricação de instrumentos musicais (violino e violão) e na construção de prédios e casas;

Por não conter raízes muito profundas, o plantio desta árvore não é indicado em calçadas, em locais com grande movimentação de pessoas ou próximo de estruturas elétricas, já que o Jucá é muito propenso às quedas (ocorridas durante tempestades);

Esta árvore, desde que plantada em locais abertos, é de grande auxílio na recuperação do solo, contribuindo para melhorar a paisagem e também oferecer sombra ampla e refrescante.

Essas informações demonstram como a natureza é generosa ao oferecer uma série de recursos para a saúde e bem-estar, fazendo com que o Jucá e outras plantas medicinais sejam cada vez mais utilizados pela população.

Receita do Chá de Jucá:

INGREDIENTES:

  • 4 favas de Jucá;
  • 1 litro de água;
  • Mel a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Lave as favas de Jucá e coloque para ferver por cerca de 5 minutos, em 1 litro de água. Após esfriar conserve na geladeira. Beba dois copos da bebida por dia, preferencialmente um pela manhã e outro após o almoço.

Malefícios da Planta Jucá:

A planta medicinal não deve ser utiliza por mulheres que se encontrem no período da menstruação, que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês.

Não foram encontrados efeitos colaterais associados ao uso do Jucá. Entretanto, nenhum tipo de tratamento deve ser feito sem a orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser utilizada de maneira excessiva.

Jucá: Origem, como usar, benefícios e malefícios

O chá desta planta deve ser tomado com cautela, e se ele for consumido de modo exagerado pode provocar efeitos indesejáveis ou inclusive atuar como uma planta tóxica. Portanto, antes de utilizar o Jucá, vale a pena consultar o médico para se certificar de que ele não fará mal para você.

Isso é aconselhável para todas as pessoas, principalmente para crianças, idosos, adolescentes e indivíduos que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Não utilize a planta medicinal como forma de auxiliar qualquer tipo de tratamento ou acreditando que o Jucá emagrece sem que haja a autorização do seu médico, e nem substitua o tratamento passado pelo profissional pelo uso da erva, porque isso pode colocar a sua saúde em sérios riscos.

É necessário ainda que o médico ou um especialista fitoterápico oriente em relação à quantidade da planta medicinal que a pessoa pode utilizar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.