Benefícios das Plantas

Eucalipto: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 02/08/2021)

O Eucalipto é muito conhecido pelo Brasil por ser uma planta que tem ótimas propriedades para o tratamento de doenças nas vias respiratórias, tais como a sinusite, rinite, Tosse, asma e bronquite. O óleo essencial dessa planta é usado para tratar a dor ciática, que percorre todo o nervo ciático causando dores agonizantes.

Basta massagear, gentilmente, as áreas danificadas com o óleo. Além do uso medicinal, as folhas também serve de matéria prima para desinfetantes e antissépticos, pois possuem essas propriedades na sua composição.

A medicina natural é muito procurada pelos brasileiros. Uma das ervas mais queridinhas é o Eucalipto, conhecido por suas propriedades que fazem bem à boa saúde nas vias respiratórias, melhora os sintomas da sinusite e ajuda no tratamento da dor ciática. Fique por dentro dos demais benefícios dessa planta.

Valor Nutricional do Eucalipto

As propriedades das folhas incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga. Agora que conhecemos as propriedades nutricionais do Eucalipto.

Benefícios do Eucalipto

1. Benefício do Chá de Eucalipto Para Cicatrizar:

O uso externo do Eucalipto é eficiente para a cicatrização de feridas e doenças de pele como Eczema.

2. Como um Antisséptico do Trato Urinário:

Auxilia no combate e previne a infecção por inibir o crescimento e a reprodução de bactérias, fungos e vírus que as provocam. Deve ser composta com uma ou duas gotas de óleo essencial no Eucalipto duas vezes ao dia, como antisséptico urinário.

3. Eucalipto é Antiparasitário:

Tanto o Eucalipto como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

4. Eucalipto Para Doenças Respiratórias:

A Sinusite, Rinite, Bronquite e a simples Tosse são alguns dos males que podem ser evitados e tratados com o consumo do Eucalipto, que é também utilizado para tratar dores ciáticas por meio de óleos extraído das planta.

5. Benefício do Chá de Eucalipto Para os Diabéticos:

Sua infusão de folhas auxilia a amenizar o açúcar no sangue. Indicado para uso sem excesso, não mais do que uma xícara de Chá de Eucalipto por dia.

6. Eucalipto Para Dores Musculares:

Como um calmante e analgésico. Quatro gotas de óleo essencial de Eucalipto para 100 ml de óleo doce de amêndoas. Esfregue duas vezes ao dia nas áreas afetadas.

7. Eucalipto Combate a Tosse:

Eucalipto (3 colheres de chá de folhas em 1/4 de litro de água) diminui a formação de muco nos brônquios e secreções mais fluídas. Também auxilia a combater a Tosse e condições febris, relaxante e características estimulantes.

8. Para Fadiga Mental:

O Eucalipto acelera o sistema nervoso e favorece a concentração. Combinado com limão em um difusor aromático, o óleo é ideal para esgotamento mental e apatia. Usando quatro gotas de óleo de eucalipto e duas gotas de óleo de limão.

9. Para Feridas e Abscessos:

O forte efeito germicida das folhas da planta auxilia a curar feridas, queimaduras, úlceras e picadas de insetos. Despeje algumas gotas em um curativo e cubra a área afetada.

10 Um Ótimo Antisséptico:

Eucalipto possui muitas características naturais, uma delas é o antisséptico cineol, que em contato com o ar, forma o ozônio que é considerado um ótimo antisséptico para ajudar no tratar úlceras, cortes, feridas, abrasões e queimaduras.

11. Elimina o Cansaço:

Eucalipto cria um efeito muito refrescante capaz de estimular e remover o cansaço e lentidão mental de algumas pessoas que sofrem com pequenos distúrbios e desordens e acabam sendo mais lentas.

12. Alivia Dores de Garganta:

Eucalipto por conter agente antibacteriano, é ótimo para aliviar os sintomas de dores de garganta como Tosse, febre, inchaço de garganta, nariz entupido e espirros. Ele pode trazer um alívio imediato se usado adequadamente.

13. Alivia os Sintomas de Resfriado e Gripe:

Eucalipto pode funcionar como um expectorante que ajuda a limpar o corpo das diversas toxinas e microrganismos nocivos que causam doenças.

14. Fortalece os Cabelos:

O óleo de Eucalipto pode ajudar a melhorar o brilho dos cabelos, sua espessura e saúde em geral do seu cabelo. Algumas gotas podem ser muito hidratantes, afastando capaz e coceiras. O óleo pode até ajudar a tratar contra piolhos.

15. Protege os Dentes:

Eucalipto é muito bom contra placas dentárias, cavidades, dores, cáries, gengivite e inúmeras infecções dentárias. Por possuir um caráter germicida e antibacteriano, ele é muito encontrado como ingrediente em produtos para higiene bucal e dental.

16. Evita Infecções:

Eucalipto, com algumas gotas, pode ajudar a aliviar a diarreia, inflamações e combater infecções. Você deve coloca-las sobre o abdômen, e massageá-las no sentido anti-horário.

17. Ajudar a Controlar o Açúcar no Sangue:

Por possuir a capacidade de vasodilatação, o uso de óleo de Eucalipto pode aumentar a circulação sanguínea em pessoas diabéticas. Você pode massageá-lo no corpo após o banho.

18. Hidrata a Pele:

Ao ser usado na pele, o óleo de Eucalipto pode fazer com que a pele fique mais hidratada e ele é usado também para cuidar e tratar de infecções na pele.

19. Alivia os Sintomas de Tuberculose:

Como já citado, as folhas da planta combate infecções e possui qualidades antibacterianas e antissépticas. Ele pode ajudar na limpeza dos pulmões e reduzir a inflamação.

20. Eucalipto Para Para Purificar o Ar:

É usado para purificar o ar e como repelente de insetos. Bastam algumas gotas de óleo essencial em água quente.

21. Favorece a Saúde Bucal:

Além de atuar no alívio da dor de garganta, essa planta é muito eficaz para a saúde bucal, já que ela mata bactérias e demais agentes responsáveis por provocarem infecções, cáries, tártaros, placas bacterianas etc.

22. Previne a Depressão:

Das folhas da planta trabalha como um estimulante, ele ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo de outras partes do corpo, como o cérebro.

23. Trata Infecções Urinárias:

Em virtude das substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas presentes nesta planta, o consumo do chá dela está associado à prevenção e tratamento de infecções urinárias que geralmente causam forte ardor e cheiro forte ao urinar.

24. Estimulante Emocional:

Graças ao poderoso aroma balsâmico de suas folhas, é um excelente relaxante. Estimula os sentidos e limpa a mente. É, no entanto, um dos preferidos na aromaterapia.

25. Resfria a Temperatura do Corpo:

O das folhas da planta ajuda a resfriar o corpo, principalmente durante os meses quentes do ano. Algumas gotas de óleo pulverizadas no corpo topo podem ajudar a fazer com que a temperatura corporal caia rapidamente.

26. Alivia a Endometriose:

Uma das melhores maneiras de aliviar a dor e inchaço da endometriose é através da aromaterapia e um banho de “endometriose”. Combine as propriedades curativas do óleo dele com as propriedades sedativas de óleo de lavanda e você tem uma receita para uma noite de alívio da dor e relaxamento.

27. Eucalipto Para o Intestino:

Tanto a decocção das folhas dele como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

28. Melhora a Sauna:

Para aumentar o efeito desintoxicante da sauna, você pode colocar três gotas de óleo em um balde com água e derramá-las sobre as pedras quentes.

29. Auxilia no Tratamento da Bronquite:

A inalação realizada com o chá de Eucalipto ajuda a tratar a bronquite.

30. Trata Dor Ciática:

Uma compressa com chá desta planta pode ser usada no local da dor a cada 10 minutos ou conseguirá realizar uma massagem com o óleo.

Confira Outros Benefícios do Eucalipto Para Saúde:

  • Para Dores Musculares:
  • Como um Antisséptico do Trato Urinário;
  • É Antiparasitário;
  • Doenças Respiratórias;
  • Para os Diabéticos;
  • Para Cicatrizar;
  • Combate a Tosse;
  • Para fadiga mental;
  • Para feridas e abscessos.

malefícios do Eucalipto

Mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar o chá da planta, assim como as crianças menores de dois anos também não. Associar das folhas da planta com sedativos, anestésicos ou analgésicos é bastante perigoso, portanto o melhor a se fazer é perguntar ao seu médico se pode tomar o chá para tratar de seu problema antes de se automedicar.

Sair da versão mobile