Rábano-Silvestre – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Rábano-Silvestre – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Rábano-Silvestre também é famoso como raiz-forte e armorácia. O nome científico da planta é Brassicaceae, e é uma planta medicinal que pertence a Europa.

Ela costuma crescer especificamente em lugares úmidos e suas folhas e raízes podem ser utilizadas para fazer xarope ou chá.

rabano silvestreEssa planta pode estar presente em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, suas folhas também podem estar presentes em feiras livres. Tanto as folhas como as raízes devem ser utilizadas frescas.

O Rábano-Silvestre também popular como armorácia, rábano-rústico, raiz-forte e rábano-picante; é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana que pode ser utilizada como remédio natural para tratamento das vias respiratórias e infecção urinária.

Propriedades do Rábano-Silvestre:

A planta possui propriedades anti-séptica, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória, estimulante, laxativa, diurética e vermífuga.

Benefícios do Rábano-Silvestre:

O Rábano Silvestre ainda pode auxiliar no tratamento de febre, gripe, infecção urinária, reumatismo, artrite, dor muscular, gota, asma brônquica, rouquidão, retenção de líquidos, resfriados, infecções respiratórias e vermes.

Modo de Usar o Rábano Silvestre:

A raíz do Rábano Silvestre pode ser utilizada como um tempero para fazer molhos e suas folhas novas e macias pode ser utilizadas para saladas que ajudam no tratamento da anemia.

Para uso medicinal as raízes e folhas da planta são usadas para fazer remédios naturais como chá e xarope da raiz para tratar doenças respiratórias ou chá das folhas para aliviar dor muscular e reumatismo.

Para o xarope com raiz de Rábano-Silvestre: Use 1 colher (de chá) de raiz da planta ralada e 1 colher (de chá) de mel. Misture os ingredientes e deixar em repouso por 12 horas, em seguida coe esta mistura numa peneira fina e tome esta dose 2 ou 3 vezes por dia para tratamento de rouquidão e resfriados.

Efeitos Colaterais do Rábano Silvestre:

O excesso de grandes quantidades de Rábano Silvestre pode causar vômito, diminuição da produção de hormônio, diarreias sanguinolentas e o uso de Rábano-Silvestre na pele pode causar vermelhidão na pele, ardência nos olhos e na mucosa nasal.

Contraindicações do Rábano-Silvestre:

O uso de Rábano-Silvestre é contraindicado para gestantes, crianças menores de 5 anos, mulheres que estejam amamentando e pessoas com hipertiroidismo e hipotiroidismo, problemas de estômago ou intestino.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de carobinha

Chá de Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pitangueira – Origem, Benefícios e Como Usar!