Tília – Origem, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Tília – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa planta para saúde. Além disso, pra quem não conhece a Tília, na verdade é uma árvore de aparência sofisticada e também outra característica dessa planta é o seu grande porte.

Tília é o nome do gênero que contém variedades de árvores nomeados lindem, cujas flores, folhas e extratos têm sido utilizados para fins medicinais e decorativos por muitos anos. Os membros desse gênero são muitas vezes também chamada de cal ou basswood. Os diferentes tipos têm diferentes componentes e efeitos.

tilia

São árvores renomadas pelos seus poderes medicinais e são fascinantemente lindas. As suas flores tem aparência delicada e cor amarela. Essas flores são também características pela sua forma de coração. As lindas flores liberam uma essência gostosa e bem leve, seu tamanho mede cerca de 10 centímetros.

A Tília é uma planta medicinal presente no hemisfério norte, onde o ambiente é propício para o seu desenvolvimento. Em diferentes regiões do mundo, a planta apresenta diferentes características: na Europa Central, ela chega a atingir 30 m de altura, enquanto que na Finlândia apresenta 1 m de diâmetro.

Seu nome científico é Tília cordata Mill e ainda é conhecida como teja, tejo, texa e tilha. Ela apresenta propriedades adstringentes, antiespasmódicas, antidepressivas, calmantes, sedativas, analgésicas, expectorantes, revigorantes, febrífugas e diaforéticas que provocam a transpiração excessiva.

Origem da Tília:

A Tília é bastante conhecida desde a Idade Média. Essa árvore ficou bastante conhecida pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas. Muito utilizada por herbalistas e curandeiros (tanto a parte da flor, quanto a casca do pé da árvore), no preparo de chás e das tinturas. Por diversas vezes foi associado a fertilidade e prosperidade.

As propriedades desta árvore começam desde a casca, pois contém mucilagem, polifenois, taninos, heterósidos e triterpenos. Mas não são apenas elas, as flores que fazem parte da Tília também tem suas riquezas, a começar pela mucilagem e os óleos essenciais como o geraniol, o eugenol e o farnesol, que proporciona o tão inconfundível cheiro às flores.

Por muito tempo o chá era conhecido pelo apelido de “néctar dos reis”. Recebeu esse nome na antiguidade, Em virtude dos seus inúmeros benefícios para a saúde dos seres humanos. A Tília já vem sendo usada nos tempos remotos para curar e tratar diversos problemas. Desde tempos muito remotos foram utilizadas como remédio caseiro na cura de várias complicações.

Benefícios da Tília Para Saúde:

1. Tília são Fontes de Energia:

Contêm muitos nutrientes essenciais. Um deles é uma vitamina B especial chamada Niacina. A Niacina ajuda a quebrar o alimento e o converte em energia utilizável para o corpo. Portanto, contêm quantidades elevadas de niacina e pode sustentá-lo por um dia.

2. Promove a Neutralização dos Radicais Livres:

Tal como acontece com tantos remédios de ervas, o conteúdo antioxidante da Tília é uma das melhores qualidades que é esta planta tem. Os compostos antioxidantes, como a quercetina e kaempferol.

Age como varredores de radicais livres, eliminando os subprodutos nocivos da respiração celular do seu sistema e melhorando sua saúde geral, prevenindo doenças crônicas. Estes são particularmente eficazes para proteger a pele contra os sinais de envelhecimento e exposição ao sol.

3. Promove a Saúde dos Tecidos:

Tília têm muitos benefícios à saúde e contêm uma quantidade razoável de ácido ascórbico. O ácido ascórbico, além de ser um antioxidante eficaz, também ajuda a desenvolver Colágeno.

4. Combate a Inflamação:

Para aqueles que sofrem de tensão, dores de cabeça e outras condições inflamatórias, incluindo artrite e gota, o chá de Tília pode ajudar a eliminar esses sintomas dolorosos. Assim como ele reduz a inflamação nas vias respiratórias, também ajuda a reduzir a pressão arterial e remover a inflamação nos vasos sanguíneos.

5. Auxilia na Produção de Colágeno:

Ao consumir a Tília de forma regular na rotina, você pode combater o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele por muito mais tempo, além de mantê-la sempre firme e jovem, já que esses nutrientes também são capazes de aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade e tonicidade da derma.

6. Trata Gripes e Resfriados:

Além de estimular a transpiração para quebrar uma febre, a Tília também contribui para outros sintomas de gripes e resfriados, tais como membranas inflamadas ou inchadas por toda a boca e vias respiratórias. Portanto, Isso pode ajudar a reduzir a tosse e irritação.

7. Tília Contra o Câncer:

Os antioxidantes presentes na Tília , como é o caso dos flavonoides e das antocianinas, junto com a vitamina E também encontrada em altas quantidades na fruta, podem ajudar a combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores de mutações nas células e pela sua transformação em tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

8. Desintoxica o Corpo:

O ácido P-cumárico é outro dos compostos orgânicos muito benéficos encontrados na planta que podem ser acessados no chá de Tília. Ele é conhecido como um sudorífico, o que significa que induz a transpiração, o que é uma forma muito eficaz de libertação de toxinas a partir do corpo, juntamente com o excesso de sais, gorduras, água e substâncias estranhas.

beneficios da tilia

Como Usar a Tília:

Ao ser consumido em sua forma natural é uma planta tóxica, mas o chá da planta mantém todas as suas propriedades e os seus benefícios. De acordo com o gosto pessoal, pode-se adicionar açúcar ou mel em sua mistura.

Efeitos Colaterais da Tília:

Apesar de ser considerada segura ao ser ingerida em doses moderadas. Mas, a planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas. Ou em processo de amamentação de seus bebês.

Acredita-se ainda que a Tília seja cardiotóxica, ou seja, tóxica para o coração, tanto que seu uso frequente está associado a danos no coração. Portanto, ela não é recomendada para pessoas que sofrem com problemas do coração.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Cainca – Origem, Benefícios e como Usar

Os 10 Benefícios do Abricó de Macaco Para Saúde