Os 22 Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde, que muitos ainda desconhecem. Além disso, o Chá de Quebra Pedra (Phyllantus) é um dos mais populares chás medicinais utilizados no nosso país.

Benefícios do Chá de Quebra Pedra

Conhece o Quebra Pedra? Essa planta que normalmente nasce em pequenos espaços entre pedras, e pode ser encontrada em quintais, passeios de calçadas, entre fendas de muros e etc., fato que populariza seu uso como chá medicinal. Famosa por “quebrar pedras nos rins”, seu nome científico é Phyllanthus niruri L. e é originária da Europa e da Ásia.

Propriedades do Chá de Quebra Pedra:

Esta planta possui as seguintes propriedades: analgésica, adstringente, anti-inflamatória; antidiarreica, antiblenorrágica, anti-infecciosa, anticancerígena, diurética, desobstruente e relaxante. Conheça agora detalhadamente, Os 22 Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde:

1. Favorece a Saúde do Fígado:

Uma pesquisa identificou que o Chá de Quebra Pedra tem a habilidade de proteger o fígado, ajudando inclusive a prevenir contra o desenvolvimento de câncer.

2. Melhora a Saúde do coração:

Podemos afirmar que este chá beneficia a saúde do coração devido ao fato de que ela trabalha contra a elevação da pressão arterial.

Isso porque a pressão arterial alta aumenta as chances de sofrer ataques cardíacos.

3. Controla a Glicemia:

O Chá de Quebra Pedra pedra possui extratos aquosos que funcionam como hipoglicemiante, indicado para manter o controle do açúcar no sangue.

4. Auxilia no Tratamento de Problemas Hepáticos:

O Chá de Quebra Pedra é muito utilizado para tratar problemas hepáticos devido a sua ação medicinal comprovada cientificamente.

Ele, além de tratar icterícias e afecções hepáticas, evita a toxicidade desse órgão, combate o vírus da hepatite B e ajuda a prevenir pedras na vesícula biliar.

5. Benefício do Chá de Quebra Pedra Para Dores no Corpo:

O responsável por diminuir as dores é o efeito analgésico contido neste chá, observou-se que a planta contém as dores mais do que alguns remédios farmacêuticos conhecidos, e mais importante, é natural.

6. Diminui os Sintomas da Menopausa:

Esse benefício ocorre por causa dos fitoesteroides presentes nessa planta, especificamente as lignanas.

Esses esteroides imitam a ação dos hormônios estrógenos, hormônios que estão baixos no período da menopausa. O Chá de Quebra Pedra atua, então, como um repositor hormonal natural desse hormônio amenizando os sintomas da menopausa.

7. Trata Problemas Renais:

Como o próprio nome já diz, o Chá de Quebra Pedra combate as cólicas renais e também ajudam a evitar o aparecimento dos cálculos renais, além disso, auxilia na eliminação de pedras nos rins.

Isso é devido as propriedades que relaxam os ureteres e ajudam na expulsão das pedras sem dor por causa do seu efeito analgésico.

8. Melhora o Sistema Digestivo:

Este chá é muito utilizado para combater dores no estomago, infecções intestinais, prisão de ventre e episódios de diarreia. Ele torna o intestino um lugar nada agradável para as bactérias.

chá de quebra pedra

9. Combate os Radicais Livres:

O efeito antioxidante presente no Chá de Quebra Pedra combate o envelhecimento das células inibindo esse efeito negativo para o organismo, além disso, evitam também as rugas na pele.

Outros beneficios:

Chá de Quebra Pedra:

Ingredientes:

  • 20g de Quebra Pedra;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e adicione a planta medicinal;
  • Deixe repousar por 5 a 10 minutos;
  • Coar e tome ainda morno, de preferência sem utilizar açúcar.

Contraindicações:

O Chá de Quebra Pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas ou que amamentam porque ele possui propriedades que atravessam a placenta e chegam até o bebê podendo causar aborto, e também passa pelo leite materno mudando o sabor do leite.

Além disso, não se deve tomar este chá por mais de 3 meses seguidos, devendo-se dar uma pausa de pelo menos 2 semanas antes de recomeçar o tratamento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios do Chá da Raiz de Lótus Para Saúde

Os 30 Benefícios do Feijão Vermelho Para Saúde