Benefícios das Frutas

Os 40 Benefícios da Groselha Preta Para Saúde

Os Benefícios da Groselha Preta são inúmeros para nossa saude trazendo vários beneficios para saude. Alem disso, a groselha preta também contêm altos níveis antioxidantes compostos naturais creditados com a capacidade de evitar uma série de cardíacas e câncer.

A groselha preta contêm antocianinas, que são compostos encontrados naturalmente em frutas. Eles são muito potentes e antioxidantes e são responsáveis pela cor de groselha preta.

Groselha Preta

Cerca de 300 tipos diferentes de antocianinas foram descobertos. Chamada de groselha preta, a variedade da espécie Ribes nigrum, também conhecida como cassis, é redondinha, tem tonalidade quase preta bem parecida com a jabuticaba e há bastante tempo vem sendo utilizada na elaboração de xaropes, doces e licores.

Originária do norte da Europa, ela promete fazer a diferença na cútis devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de retardar o envelhecimento das células e o surgimento da celulite, que nada mais é do que uma inflamação, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

Valor Nutricional da Groselha Preta:

A groselha preta é rica em vários nutrientes eles são: Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Zinco, Iodeto, Potássio, Cloreto, Silício, Sódio, Manganês, Boro, Cobre, Fluoreto, Níquel, Selênio, Cobalto, Crômio, Frutas Ácidas, Ácido Cítrico, Ácido málico e Ácido quínico. Então, Confira Os 40 Benefícios da Groselha Preta Para Saúde.

1. Mantém Nosso Sistema Cardiovascular Saudável:

Comer groselha preta em uma base regular e moderada é muito benéfico para o nosso coração, pois ajuda a manter nosso coração saudável e reduz o risco de vários problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, batimentos cardíacos irregulares.

Este benefício da groselha preta e principalmente devido à presença de compostos polifenólicos como flavonoides neles.

Além disso, eles também são uma fonte rica de antioxidantes que impedem as paredes internas de nossas artérias de danos oxidativos e também minimizam a formação de substâncias tóxicas nos muros interiores dos vasos sanguíneos.

Isso ajuda no fluxo mais fluido do sangue através do nosso sistema cardiovascular e assim o mantém saudável.

2. Ajuda a Controlar a Pressão Arterial Elevada:

A groselha é muito benéfica para os indivíduos que estão lutando com hipertensão arterial. O consumo regular e moderado de groselha é muito benéfico para reduzir o risco de hipertensão ou hipertensão por causa da presença de potássio nele.

O potássio é um vasodilatador natural que relaxa nossos vasos sanguíneos e assegura um fluxo fluido de sangue e, portanto, ajuda na regulação da pressão arterial.

3. Uma Fonte Rica de Ácido Graxo Ômega-3:

As groselhas de preto também são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3 e a presença de Omega-3 os torna muito benéficos para a regulação do nível de colesterol em nosso corpo.

Comer groselha preta de forma regular e moderada diminui o nível de colesterol LDL (também conhecido como colesterol LDL) e, ao mesmo tempo, aumenta o nível de colesterol bom (também conhecido como colesterol HDL).

4. Reduz o Risco de Câncer:

As groselhas negras são de natureza anticancerígena, o que significa que eles reduzem o risco de desenvolvimento de câncer em nosso corpo.

Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de antioxidantes como Vitamina C, beta-caroteno, criptoxantina, zeaxantina.

Esses antioxidantes e compostos antioxidantes lutam com os radicais livres do nosso corpo, estabilizá-los e assim evita que eles causem danos oxidativos às células do nosso corpo e assim reduz o risco de câncer.

5. Ajuda a Combater Infecções:

Outro benefício importante para a saúde da groselha preta é a sua capacidade de fortalecer nosso sistema imunológico e construir uma resistência contra infecções.

Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de vitamina C nele. Uma xícara de groselha preta fornece cerca de 338 por cento dos requisitos diários de vitamina C.

6. Fornece Benefícios Antibacterianos:

O consumo regular e moderado de groselha é também benéfico para reduzir o risco de infecções bacterianas como a infecção do trato urinário e outras infecções.

Esta natureza antibacteriana da groselha preta é principalmente devido à presença de compostos químicos como taninos e antocianinas neles.

Estes compostos dificultam o crescimento de bactérias no trato urinário e, assim, reduz o risco de infecção.

7. Benefícios da Groselha Preta Para o Cérebro:

A groselha preta é boa, não só para a saúde geral, mas também para a saúde do cérebro. Comer groselha preta em uma base regular (mas moderada) aguda nossa memória e também aumenta o fornecimento de oxigênio ao nosso cérebro. Este benefício da groselha preta é principalmente devido à presença de ferro e antioxidantes neles.

O ferro aumenta o suprimento de oxigênio para cada célula nervosa do nosso cérebro, e assim o ajuda a funcionar corretamente.

Enquanto, por outro lado, os antioxidantes presentes em lutas de groselha negra com os radicais livres do nosso corpo os estabilizam e assim evita que causem danos oxidativos às células do nosso cérebro (e do corpo).

8. Reduz o Risco de Anemia:

Comer groselha preta regularmente também é benéfico para reduzir o risco de anemia e para proporcionar alívio do mesmo. Este benefício da groselha é principalmente devido ao presente de ferro neles.

O presente de ferro na salsa de groselha negra na formação de glóbulos vermelhos e garante que o sangue oxigenado chegue a todas as partes do nosso corpo, reduzindo assim o risco de anemia.

9. Fornece Alívio de Inflamação Gastrointestinal:

As groselhas de groselha são uma fonte rica de vários antioxidantes e outros compostos como taninos, antocianinas, fito nutrientes.

A presença desses compostos os torna muito benéficos para prevenir a inflamação gastrointestinal e cardiovascular. Esta é outra razão interessante e importante para incluir a groselha na sua dieta.

10. Benefícios da Groselha Preta Para os Olhos:

Nossos olhos são um órgão vital que nos permite desfrutar da beleza do mundo. É importante para nós garantir que estamos cuidando nossos olhos. Comer groselha preta regularmente pode ajudar a fazer o mesmo.

Isso ocorre porque as groselhas pretas são uma boa fonte de uma série de antioxidantes como a vitamina C que luta com os radicais livres do nosso corpo, estabiliza-os e, assim, evita que eles causem danos oxidativos aos nossos olhos.

11. Benéfico Para a Produção de Energia do Corpo:

Comer groselha preta regularmente também é benéfico para a produção de energia em nosso corpo. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de manganês nutriente vital nele.

O manganês pode ajudar algumas enzimas responsáveis ​​pela produção de energia em nosso corpo.

12. Aliviar Sintomas da TPM:

Groselha Preta é amplamente utilizado como uma medicina herbal em muitas partes da Europa. É tomado por mulheres para aliviar sintomas de PMS e menopausa.

13. Fornece Benefícios Anti-Inflamatórios:

A groselha é de natureza anti-inflamatória e isso os torna muito benéficos para proporcionar alívio de doenças anti-inflamatórias, como artrite reumatóide, gota, etc. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de vitamina C nele.

Além disso, a groselha é também uma boa fonte de ácido gama-linolênico (GLA) que é muito benéfico para aliviar a inflamação em nosso corpo. Pode ajudar a reduzir a dor nas articulações, a rigidez, a dor nas articulações, etc.

14. Excelente Fonte de Vitamina C:

A groselha é uma fonte rica de vitamina C, que é um nutriente vital que desempenha vários papéis. Sendo um antioxidante, luta com os radicais livres do nosso corpo e nos impede do dano oxidativo.

Também aumenta o nosso sistema imunológico e reduz o risco de infecção pelo frio, a gripe, etc. Também reduz o risco de vários tipos de câncer e a natureza anti-inflamatória da vitamina C ajuda a proporcionar alívio de doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatoide etc.

15. Ajuda a Controlar o Nível de Açúcar no Sangue:

O consumo regular e moderado de groselha é muito benéfico para o indivíduo que sofre de diabetes.

Isso ocorre porque as groselhas pretas têm um GI baixo (índice glicêmico), o que significa que eles liberam açúcar na corrente sanguínea em um ritmo lento e, portanto, ajuda no controle da diabetes.

Groselha Preta beneficio

16. Fornece Alívio da Insônia:

Outro benefício importante da groselha é a capacidade de melhorar a qualidade do sono e proporcionar alívio da insônia.

Se você enfrenta dificuldade em dormir, então será uma boa idéia incluir groselhas negras na sua dieta.

O magnésio presente na groselha negra desempenha um papel importante na melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono.

Ele regula o metabolismo, proporciona alívio dos distúrbios do sono e minimiza a ocorrência de Insônia.

17. Fornece Alívio da Constipação:

A groselha é muito boa para o nosso estômago e desempenha um papel importante na manutenção do nosso sistema digestivo saudável.

Este benefício da groselha preta é principalmente devido à presença de fibras dietéticas nela.

As fibras dietéticas presentes na groselha negra regulam o movimento intestinal e garante a eliminação suave dos resíduos do nosso corpo e, portanto, proporcionam alívio da constipação.

Como a constipação é uma grande ameaça para o nosso sistema digestivo, por isso, eliminando a constipação, as groselhas pretas também eliminam o risco de vários problemas digestivos.

18. Fornece Benefícios Antivirais:

De acordo com um estudo publicado na edição 2013 de “Frontiers of Microbiology”, verificou-se que os extratos obtidos das folhas de groselha negra podem se defender contra o vírus influenza A (vírus da gripe), pois previne a propagação do vírus da gripe durante os estágios iniciais.

Concluiu-se que o extrato de folhas de groselha negra poderia ajudar na redução do risco de infecção causado pelo vírus da Influenza A (embora isso não possa ser dito com certeza, já que ainda é necessário testar humanos).

19. Fornece Alívio de Problemas Circulatórios:

O consumo regular e moderado de groselha negra diminui a dor e o inchaço em mulheres que sofrem de problemas circulatórios ligados a pílulas anticoncepcionais.

20. Fortalece os Ossos e Dentes:

A groselha é uma boa fonte de cálcio, magnésio, cobre, etc. A presença destes nutrientes vitais desempenha um papel importante para fortalecer nossos ossos e dentes.

O consumo regular de groselha negra não só melhora a força dos nossos ossos, mas também reduz o risco de osteoporose (uma condição em que os nossos ossos ficam extremamente fracos e frágeis e correm maior risco de fratura).

Outros Benefícios da Groselha Preta:

  • Combate certas infecções bacterianas, particularmente infecções do trato urinário;
  • Alto teor de vitamina C, e potássio, contêm o dobro da potássio encontrado na banana, 4 vezes a vitamina C nas laranjas e duas vezes os antioxidantes do mirtilo;
  • Previne a diabetes;
  • Ajuda no tratamento de doenças oculares como a miopia e a catarata;
  • Poderosa ação anti-oxidante que ajuda na prevenção de demência;
  • Ajuda a diminuir as dores causadas pelo reumatismo;
  • Aumenta o apetite;
  • Os derivados de groselha preta são formulados em tratamentos para a doença de Alzheimer;
  • Ajuda no combate às doenças cardiovasculares, envelhecimento, inflamação das articulações, fadiga ocular, infecções urinárias, pedras nos rins e até cancro;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Por ser anti-bacteriano, protege o corpo contra várias infecções;
  • É um importante ingrediente de muitos tônicos capilares, melhora a pigmentação do cabelo e crescimento de pêlos, pois fortalece o cabelo desde a raiz e mantém a cor e o brilho dos cabelos;
  • Melhora a pele;
  • A groselha preta é usada por herbalistas para curar a diarreia, amigdalite, tosse convulsa e a doença de goma;
  • Usada para dar sabor a diversos medicamentos e pastilhas para garganta;
  • Beber sumo de groselha negra é uma maneira saudável de melhorar a sua ingestão de antioxidantes e manter um estilo de vida saudável;
  • Reduz os efeitos da artrite;
  • Estimula a capacidade metabólica do corpo;
  • Limpa o sangue de toxinas, resíduos e colesterol;

Efeitos Colaterais da Groselha Preta:

Tanto as bagas de groselha e o óleo de sementes são considerados seguros nas doses recomendadas.

Contudo, sabe-se que os suplementos causam alguns efeitos secundários, tais como fezes moles, diarreia leve e gás intestinal.

beneficio groselha preta

Porque pode retardar a coagulação do sangue, os suplementos de groselha de prego não são recomendados para pessoas com distúrbios hemorrágicos ou aqueles que estão prestes a ter uma cirurgia.

Não se sabe o suficiente sobre folhas de groselha seca para avaliar sua segurança. As mulheres que estão grávidas ou a amamentar devem falar com o médico antes de tomar quaisquer suplementos, incluindo a groselha negra.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.