Os 40 Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde são muitos e variados. Além disso, O Suco de Melancia possui ricos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo humano. A Melancia é uma fruta suculenta, doce e vibrante. Este fruto é fonte de muitos minerais. Devido ao seu alto teor de água, a melancia é consumida de forma significativa durante a temporada de verão.

suco de melancia

Esta fruta vermelha e suculenta é conhecida pelo seu sabor e seus benefícios. A melancia, além de ser uma fruta deliciosa, é repleta de benefícios à saúde. A sua origem tem vestígios que datam da civilização egípcia, com os hieróglifos nas paredes.

Comuns durante o ano inteiro, as melancias são cultivadas por seu sabor doce e suculento, mas além de refrescante, a melancia conta ainda com muitos benefícios.

Docinho e refrescante, o Suco de Melancia oferece mais benefícios do que apenas o sabor agradável. Alvo de muitos estudos recentes ao redor do mundo, a bebida vem sendo cada vez mais recomendada por nutricionistas graças às suas muitas propriedades benéficas, que ajudam na perda de peso, prevenção de doenças, melhoramento da circulação sanguínea e combate à disfunção erétil, entre outros benefícios.

Valor Nutricional do Suco de Melancia:

Apesar das baixas calorias, Suco de Melancia é muito nutritivo. O Suco de Melancia é uma excelente fonte de vitamina C e apresenta boas quantidades de carotenoides (como o licopeno e o betacaroteno), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina.

Neste suco também encontramos o fitonutriente cucurbitacina E. Já suas sementes contêm quantidades significativas de lipídeos. Então, confira também os Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde:

1. Promove a Saúde do Coração:

O Suco de Melancia apresenta aproximadamente 250 mg de citrulina. Quando ingerimos o fruto, a citrulina é convertida pelo nosso organismo, mais precisamente nos rins e na parede dos vasos sanguíneos, em outro aminoácido, a arginina.

A enzima óxido nítrico sintetase (NOS), produzida por diversos tipos celulares, se vale da arginina para sintetizar o gás óxido nítrico, um potente vasodilatador, pois ele consegue relaxar a musculatura presente nos vasos sanguíneos.

Isso proporciona uma redução da pressão arterial que, quando alta, consiste em um importante fator de risco para as doenças cardíacas. Em uma pesquisa, adultos obesos de meia-idade que consumiram extrato de melancia contendo esses aminoácidos, experimentaram uma atenuação da pressão arterial.

2. Promove a Saúde Renal:

A ingestão do Suco de Melancia aumenta o fluxo de excreção de urina. Ela é considerada um diurético natural e não pressiona os rins para isso. Eliminar mais urina é bom para os rins e para todo o organismo, já que dessa forma conseguimos nos livrar de bactérias (e com isso prevenir e acabar com as cistites), resíduos e outros xenobióticos (compostos estranhos ao organismo humano).

3. Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde dos Olhos:

O Suco de Melancia é uma boa fonte de betacaroteno, que em nosso organismo é transformado em vitamina A. Os benéficos dessa vitamina para a saúde dos olhos são notórios: a vitamina A evita a cegueira noturna e previne a ocorrência da degeneração macular relacionada com a idade.

4. Combate o Câncer:

A defesa antioxidante do nosso organismo é decorrente da atividade de certas enzimas e da ação de agentes não enzimáticos, como alguns nutrientes da dieta.

O Suco de Melancia tem poder antioxidante pois apresenta quantidades significativas de licopeno, betacaroteno e vitamina C. Com o consumo do fruto, temos uma ação antioxidante sinérgica, sendo esta uma forma de se prevenir e combater os mais variados tipos de câncer.

5. Favorece o Emagrecimento:

Quando fazemos dieta ou entramos em um processo de reeducação alimentar, podemos sentir falta de comer doces. O Suco de Melancia é uma excelente opção para driblar essa vontade: ela é doce, pouco calórica e uma escolha muito mais saudável.

O consumo da fruta também diminui a sensação de fome, graças ao seu grande teor de água.

6. Reduz o Colesterol Ruim:

O Suco de Melancia ajuda a manter uma dieta de baixa gordura e colesterol. Um copo de Suco de Melancia, na verdade, é considerado uma refeição completa, já que possui proteína, água, açúcar e outros minerais.

7. Ajuda a Remover Toxinas:

Devido ao seu elevado teor de água, o Suco de Melancia é uma boa escolha para a limpeza dos rins e da bexiga. A Melancia também é rica em potássio, que reduz o ácido úrico no sangue e ajudar a remover as toxinas a partir dos rins.

8. Combate a Osteoporose:

Um dos agentes antioxidantes encontrados no Suco de Melancia, o licopeno, estimula o processo de formação óssea, prevenindo assim o desenvolvimento de osteoporose

9. Melhora a Digestão:

O Suco de Melancia contém muita água e uma pequena quantidade de fibra, ambas importantes para uma digestão saudável.

10. Melhora o Humor:

O Suco de Melancia é uma boa fonte de vitamina C, ele é um nutriente que desempenha um papel importante na síntese de certos neurotransmissores calmantes do humor.

11. Benefícios do Suco de Melancia Contra a Constipação:

Consumir o Suco de Melancia é muito benéfico para o nosso estômago e mantém nosso sistema digestivo saudável. A presença de água e fibras dietéticas ajuda na regulação de movimentos intestinais adequados.

12. Reduz Dores Musculares:

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry de 2013 revelou que atletas que consumiam Suco de Melancia antes do treinamento, poderia reduzir as dores musculares do dia seguinte. O estudo atribui esse fator aos aminoácidos chamados de citrulina e arginina que melhoram a circulação do corpo, deixando–o menos propicio as dores após o esforço físico.

13. Reduz a Gordura Abdominal:

O Suco de Melancia é geralmente conhecida por conter poucas calorias. Recheada de citrulina, com esse aminoácido, ela contribui para o bloqueio da produção de mais gordura, o que ajuda na parte da não acumulação e na diminuição da gordura corporal.

14. Promove a Saúde da Pele:

O Suco de Melancia protege contra os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.

15. Benefícios do Suco de Melancia Como Diurético:

Sendo composto por 92% de água, o Suco de Melancia pode ser considerada um diurético natural. O fluxo da urina tende a aumentar com a ingestão do alimento, que pode ainda facilitar a pressão sobre os rins, simplificando o processo de descarte de fluídos.

beneficio do suco de melancia

16. Combate a Asma:

A asma é uma doença inflamatória que se dá nas vias aéreas, a ameaça de uma doença como essa, que não tem cura, pode ser menor com o consumo do Suco de Melancia que é rica em vitamina C, minimiza o risco da doença se consumida em grandes quantidades.

17. Combate a Acne:

O Suco de Melancia é muito bom para a pele, pois remove o excesso de óleo, o que cura muitos problemas de pele como acne.

18. Reduz Inflamações:

Consumir o Suco de Melancia é muito eficaz para reduzir a inflamação do nosso corpo e para reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças inflamatórias, devido à presença de licopeno de carotenoide.

19. Ajuda a Reduzir a Pressão Arterial:

A pressão alta, é a condição mais comum observada na atenção primária e geralmente leva a ataques cardíacos, o Suco de Melancia é rica em citrulina. Por sua vez, tanto a citrulina quanto a arginina ajudam na produção de óxido nítrico, que é um vasodilatador, o que significa que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.

20. Reduz o Colesterol Ruim:

Os níveis de fibra dietética, presente no Suco de Melancia além do excelente equilíbrio de ácidos graxos, podem reduzir os níveis perigosos de colesterol LDL.

21. Promove a Saúde dos Cabelos:

Devido aos altos níveis de proteína, ferro, magnésio e cobre, o Suco de Melancia é regularmente elogiada pelo efeito sobre a saúde e aparência do cabelo.

22. Combate os Radicais Livres:

O Suco de Melancia é muito rico em antioxidantes como , vitamina A e vitamina C. Estes compostos ajudam a reduzir os radicais livres no corpo, prevenindo os sinais de envelhecimento.

23. Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde Intestinal:

O alto conteúdo em fibras presente no Suco de Melancia é ideal para eliminar elementos tóxicos de nosso organismo e para limpar nosso intestino.

24. Combate Pedras nos Rins:

O Suco de Melancia é rica em licopeno, um antioxidante que ajuda a combater radicais livres, agentes nocivos capazes de danificar órgãos e tecidos do corpo.

Eles ainda aumentam inflamações e colesterol, podendo causar infarto e AVC. Outras doenças que podem ser prevenidas com apenas um copo de Suco de Melancia por dia são osteoartrite, artrite reumatoide, asma e câncer de cólon, além de pedras nos rins.

25. Evita a Disfunção Erétil:

O óxido nítrico gerado a partir da ingestão do Suco de Melancia (isto é, da citrulina, que logo é transformada em arginina) também é eficaz contra a disfunção erétil. O gás promove o relaxamento da musculatura dos vasos sanguíneos, o que aumenta o aporte de sangue para o pênis. O medicamento mais famoso contra a disfunção erétil tem o mesmo mecanismo de ação.

26. Promove a Saúde dos Ossos:

Um dos agentes antioxidantes encontrados no Suco de Melancia, o licopeno, estimula o processo de formação óssea, prevenindo assim o desenvolvimento de osteoporose. O período pós-menopausa é muito propício para a ocorrência dessa doença.

Em uma pesquisa, mulheres na pós-menopausa consumiram o licopeno, e foi constatado uma correspondência entre o consumo de licopeno e seu efeito antioxidante e a redução do processo de “degradação” óssea.

27. Promove a Contração Muscular:

Suco de Melancia é rico em potássio, um eletrólito essencial para o processo de contração muscular e para a transmissão dos impulsos nervosos.

28. Benefícios do Suco de Melancia Contra a Gota:

O potássio presente no Suco de Melancia também estimula essa limpeza dos rins. Além disso, a presença deste elemento químico no sangue evita a formação de ácido úrico, que quando passa a se acumular pode originar os famosos cálculos renais, bem como doenças que afetam as articulações (como a gota).

29. Combate o Estresse Oxidativo:

Já os agentes antioxidantes, como o licopeno, o betacaroteno e a vitamina C, presente no Suco de Melancia evitam quadros de estresse oxidativo, situação que promove a oxidação de proteínas e lipídeos, levando a formação das placas arterioscleróticas.

30. Previne Inflamações:

A cucurbitacina E é uma molécula do tipo triterpenoide, presente no Suco de Melancia, que apresenta uma importante atividade anti-inflamatória. Ela é capaz de inibir a enzima cicloxigenase (ou COX), que está envolvida em processos inflamatórios.

Ela também tem uma ação antioxidante, pois ajuda a combater espécies reativas de oxigênio.

Outros Benefícios do Suco de Melancia Para Saúde:

  • A arginina é uma substância presente neste suco, melhora a taxa de insulina no corpo.
  • O Suco de Melancia é rico em eletrólitos sódio e potássio, que perdemos através da transpiração. Isso reduz o risco de desidratação, substituindo os fluidos corporais com esses electrólitos.
  • Suco de Melancia contém potássio, que ajuda na remoção dos depósitos de calcário sal acumulados a partir dos rins e também funciona para reduzir a concentração de ácido úrico no sangue.
  • O potássio e manganês contido no Suco de Melancia ajuda a regular a pressão arterial, enquanto o antioxidantes trabalho para manter a saúde dos vasos sanguíneos para proteger contra a esclerose.
  • O Suco de Melancia pode melhorar o sono, já que contém hidratos de carbono de polissacáridos que pode aumentar a produção do corpo de serotonina.
  • A citrulina encontrada no Suco de Melancia pode reduzir o acúmulo de gordura nas células de gordura.
  • O Suco de Melancia é uma grande fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo.
  • O consumo diário de Suco de Melancia pode impulsionar energia em até 23%. Isto é devido a que a vitamina B6 é utilizada pelo corpo para sintetizar dopamina sentir-se bem e magnésio que auxiliam na formação de trifosfato de adenosina – um nucleótido que os combustíveis de função celular de energia durante todo o dia.
  • A vitamina C presente no Suco de Melancia também facilita a rápida cicatrização de feridas, uma vez que é essencial para a formação de novo tecido conjuntivo.
  • O consumo do Suco de Melancia tem um efeito alcalino em seu corpo.

Receita de Suco Detox com Melancia e Linhaça:

INGREDIENTES:

  • 3 fatias de melancia sem caroço;
  • 1 colher de chá de linhaça triturada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado.

MODO DE PREPARO:

  • Bata tudo no liquidificador com gelo e beba em seguida.

beneficios do suco de melancia

Alguns Cuidados Importantes Sobre a Melancia:

  • Estudos em seres humanos afirmam que para experimentar os benefícios da melancia para o coração e para as dificuldades de ereção, é necessário comer em grandes quantidades (e comer algo exageradamente nunca é aconselhável).
  • Comer a melancia é válido, mas não deixe de utilizar seu medicamento anti-hipertensivo ou contra a disfunção erétil.
  • Pacientes com hipercalemia devem evitar o consumo de melancia, bem como de outros alimentos em ricos potássio. Para se ter uma ideia, 3 copos do fruto possuem 560 mg de potássio.
  • Seu excesso no organismo pode levar a uma irregularidade dos batimentos cardíacos, até mesmo a ocorrência de uma parada cardíaca. Além disso, a excreção de grandes quantidades de potássio sobrecarrega os rins.
  • O consumo em excesso de alimentos que possuem licopeno pode provocar problemas de indigestão, gases, diarreia, náuseas e vômitos.
  • Pessoas que são alérgicas ao pepino, a cenoura ou ao látex, também podem apresentar alguma sensibilidade à melancia.
  • Prefira comer o fruto em si, do que o ingerir na forma de suco. A melancia é rica em açúcar, e pacientes diabéticos têm de consumi-la com bastante moderação.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios do marmelo

Os 40 Benefícios do Marmelo Para Saúde

Os 25 Benefícios do Absinto Para Saúde