Os 40 Benefícios do Centeio Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Centeio Para Saúde são muitos, pois ele conta com uma diversidade de propriedades que são fundamentais para que ocorra o bom funcionamento do corpo em geral. Além disso, o  Centeio é uma das culturas de cereais mais importantes e este tipo de grama é cultivado extensivamente em todo o mundo. O nome científico do Centeio é Secale cereale. Agrícolamente, é semelhante ao Trigo e cevada, por isso tem muitas das mesmas aplicações.

Você pode encontrá-lo sendo usado como tudo, desde gado animal e base de uísque até diferentes tipos de pães e grãos de Centeio laminados. É suficiente dizer que foi amplamente cultivada na época romana e provavelmente cresceu muito mais cedo do que isso também, dado o quão fácil é crescer e como é bom como alimento básico.

 

centeio beneficios

O Centeio é um cereal que se parece com Trigo, mas é mais longo e mais delgado e varia em cor de marrom amarelado a verde acinzentado. É geralmente disponível em sua forma de grãos inteiros ou rachados ou como farinha ou flocos que se parecem com a Aveia antiquada. Como é difícil separar o germe e o farelo do endosperma do Centeio, a farinha de Centeio geralmente retém uma grande quantidade de nutrientes, em contraste com a farinha de Trigo refinada.

Ele tem uma história que remonta a 400 aC, e tornou-se o cereal mais comum durante a Idade do Ferro. A maioria dos países da Europa Central tem histórias ricas fazendo pães usando Centeio. Isso ocorre porque esta cultura é fácil de crescer na maioria das partes.

Valor Nutricional do Centeio:

Todos os benefícios para saúde são o resultado dos nutrientes, minerais, vitaminas e compostos orgânicos que podem ser encontrados dentro do Centeio. Alguns destes componentes principais incluem o Manganês, Cobre, Magnésio, Fósforo, vitaminas do complexo B, fibra dietética e compostos antioxidantes fenólicos. Além disso, o Centeio, membro da família do Trigo, é um grão altamente nutritivo com um rico sabor. Enquanto a farinha de Centeio é amplamente utilizada para assar pão de Centeio, você também usar os flocos ou o Centeio rachado. Então, confira Os 40 Benefícios do Centeio Para Saúde:

Benefícios do Centeio Para Saúde:

1. Centeio é Super Nutritivo:

O Centeio é rico nos seguintes nutrientes: Manganês, Fósforo, Magnésio, carboidratos complexos e proteínas.

Se você está tentando fazer algumas mudanças na sua dieta que irá beneficiar a sua saúde, uma ótima tentativa muito fácil de começar é pelo Centeio.

2. Benefícios do Centeio Para Perda de Peso:

Aqueles que estão em um regime de perda de peso pode usar ele, pois é baixo em caloria e rico em fibra. Ele age como um agente desintoxicante natural liberando as toxinas de uma maneira melhor. Quanto menor for o apetite e os níveis de toxina, melhor será sua perda de peso.

3. Previne Cálculos Biliares:

Embora a pesquisa seja menos sobre isso, um estudo sueco fala sobre como a ingestão de uma composição contendo Centeio resultou em um risco reduzido de desenvolver cálculos biliares em hamsters.

4. Centeio é Rico em Cálcio:

Homens e mulheres adultos devem receber 1.000 miligramas de Cálcio por dia, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

O Cálcio é importante para a saúde óssea. Homens e mulheres adultos devem receber 1.000 miligramas de Cálcio por dia, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. O Cálcio é importante para a saúde óssea.

5. Benefícios do Centeio Para Promover a Saúde Intestinal:

O conteúdo de fibra mantém os movimentos intestinais regulares (estudos demonstraram que as pessoas que comem mais fibras precisam de menos laxantes). E ajudam a afastar a condição em que pequenas bolsas se formam na parede do cólon, causando inflamação, constipação, diarreia e dor.

6. Bom Para Mulheres na Menopausa:

O Centeio é uma rica fonte de lignina, que é conhecido por possuir propriedades fitoestrógeno. Isso permite que este cereal seja ideal para aliviar várias síndrome da menopausa, ajudando você através de uma forma mais eficaz e eficiente. Lignana, é um fitonutriente que protege as mulheres na menopausa de câncer de mama, bem como vários distúrbios cardiovasculares, incluindo aterosclerose.

7. Benefícios do Centeio Para Limpar a Pele:

O Magnésio presente neste grão é capaz de desintoxicar a epiderme e manter a pele limpa e clara. Pessoas que sofrem de alergias podem contar com a ajuda dele.

8. Estimula o Crescimento do Cabelo:

É recomendável você dar ao cabelo de uma boa dose de Magnésio com o Centeio. Sim, este micronutriente impede a queda do cabelo e calvície, ao mesmo tempo proporciona cabelo mais espesso e mais longo.

beneficios do centeio

9. Possui Fonte de Cálcio:

Tal como acontece com o Cálcio, ele não é a sua primeira fonte para a Vitamina C, mas você pode obter algumas das reservas diárias recomendadas de outros grão.

Tal como acontece com o Cálcio, os grãos integrais não são a sua primeira fonte para a Vitamina C, mas você pode obter algumas das reservas diárias recomendadas do grão inteiro conhecido como Amaranto.

10. Benefício do Centeio Para Aumentar a Fertilidade:

Ele também pode reduzir os níveis de proteína C-reativa, um marcador de inflamação que foi associado não apenas à doença cardíaca e ao diabetes tipo 2, mas também a problemas na gravidez, como partos prematuros, pré-eclampsia e problemas de fertilidade.

11. Eficaz em Eliminar Toxinas:

Embora tenhamos muito menos pesquisas sobre isso, o Centeio pode ajudar a eliminar toxinas através do seu teor de fibras. Como sabemos, as fibras ajudam na eliminação de resíduos – e isso pode liberar seu corpo de toxinas.

12. Possui Índice Glicêmico Baixo:

Quando você usa alimentos com amido, o seu corpo é padrão para converter os amidos diretamente na glicose.

Na maior parte, seu corpo está equipado para lidar com uma certa quantidade de glicose sem quaisquer efeitos negativos, mas se você tiver diabetes, a glicose se torna um grande problema.

13. Protege Contra Morte Prematura:

Não só os grãos integrais o ajudarão a viver melhor, eles também podem ajudá-lo a viver mais tempo. Um estudo de mais de 40.000 mulheres pós-menopáusicas descobriu que as mulheres que consumiram entre quatro e sete porções por semana de grãos integrais tinham um risco 31 por cento menor de morrer por causas diferentes de câncer ou doença cardíaca em comparação com mulheres que tinham poucos ou nenhum grão integral sua dieta.

E funcionou nos homens, também, com outro estudo descobrindo que homens que consumiam uma ou mais porções de cereais integrais tinham um risco de morrer reduzido de 17% do que aqueles que nunca ou quase nunca comeram.

14. Benefício do Centeio Para Prevenir Cálculos Biliares:

A fibra insolúvel presente nele ajuda a melhorar o poder digestivo e reduzir a produção de suco biliar. Assim, ele ajuda na prevenção da formação de cálculos biliares.

15. Desempenho Metabólico:

Trabalhos realizados demonstraram que Centeio pode resultar na regulação negativa dos genes, particularmente se eles são prejudiciais ou nocivos, tais como aqueles que podem causar insulina. Em comparação com outros grãos da mesma família, o Centeio parece ser o melhor em otimizar o desempenho metabólico de nossas células, mesmo nos primeiros estágios de desenvolvimento do gene.

16. Benefícios do Centeio no Processo de Envelhecimento:

Este grão é uma boa fonte de vários minerais, incluindo Cálcio, Ferro, Zinco e Magnésio. Todos estes minerais desempenham papéis vitais no alívio dos vários sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas.

Os antioxidantes nele combatem os radicais livres. Desta forma, a inclusão dele em sua dieta é certo para abrandar o envelhecimento e proporcionar uma pele impecável.

17. Reduz a Pressão Sanguínea

Tal como acontece com a maioria dos grãos, ele é conhecido por ser benéfico para o coração. Se você está sofrendo de pressão arterial alta ou Aterosclerose, em seguida, adicioná-lo à sua dieta em uma base regular é tão bom, se não melhor para a saúde do coração como outros cereais/gramíneas. Esses efeitos são o resultado de uma série de variáveis, incluindo conteúdo de fibras, vitaminas e minerais.

18. Benefício do Centeio Para Distribuir Gordura Corretamente:

Estudos mostram que ele pode ajudar você a diminuir a quantidade de gordura corporal que você tem e levar a uma distribuição mais saudável dessa gordura.

19. Impede Asma na Infância:

De acordo com vários estudos, a ingestão regular de grãos integrais como grãos de Centeio evita o risco de asma na infância. O estudo também indica o potencial de este grão combater da hiper-responsividade brônquica.

20. Benefícios do Centeio Para Aumentar o Crescimento do Cabelo:

Proporcione ao seu cabelo uma boa dose de Magnésio com ele. Sim, este micronutriente impede a queda de cabelo e a calvície, ao mesmo tempo, oferece cabelos mais grossos e mais longos.

centeio

21. Centeio é Bom Para Diabéticos:

A presença de fibras em grandes quantidades nele evita a flutuação dos níveis de açúcar no sangue nos diabéticos. Assim, ele ajuda na prevenção da hiperglicemia em tais pessoas.

22. Benefício do Centeio Para Prevenir o Câncer

Pesquisas sobre a atividade antioxidante em grãos como ele tem sido muito encorajadora. Os fenologos estão definitivamente presentes nisso e, embora não sejam os mesmos antioxidantes que são encontrados em muitos outros alimentos, eles certamente têm um efeito no corpo humano, inclusive no combate ao câncer e doenças crônicas. Na verdade, ele tem sido associado a menores incidências de câncer.

23. Benefício do Centeio Produz Sensação de Saciedade:

Os grãos inteiros demoram mais para digerir e têm um efeito mais saciante. Isso também pode ajudar a manter sua saciedade sob controle. Experimente Quinoa com ele ou proteína para obter a máxima plenitude.

24. Benefícios do Centeio Como Shampoo Natural:

Dê adeus ao seu shampoo imediatamente. Este cereal de pode ser usado para limpar o cabelo. Basta preparar um shampoo como mistura de farinha dele e água morna. Aplique-o em seu couro cabeludo molhado e, em seguida, massageie e enxágue.

25. Melhora a saúde Menstrual:

Também temos menos informações sobre isso. No entanto, um estudo fala sobre como o pão de Centeio pode melhorar a função intestinal em mulheres na pós-menopausa – e isso é atribuído ao alto teor de fibras no Centeio.

26. Ele Ajuda a Limpar a Pele:

O Magnésio presente em grãos de Centeio é capaz de desintoxicar a epiderme e manter a pele limpa e clara. Pessoas que sofrem de alergias podem ter a ajuda do Centeio.

27. Benefícios do Centeio Proteger os Dentes:

Em um estudo de quase 35 mil profissionais de saúde masculinos de 40 a 75 anos, os participantes que consumiram as maiores quantidades dele eram 23 por cento menos propensos a contrair doenças de goma que aqueles que ficaram longe de grãos integrais. Isso foi verdade mesmo depois de ter em conta outros fatores como fumar, idade e tamanho corporal.

Uma vez que a doença das gengivas está ligada à inflamação e outras condições de saúde como doenças cardíacas, isso é mais do que apenas um sorriso bonito.

28. Benefício do Centeio por ser Rico em Fibras:

A fibra dele é considerada uma probiótica, pois promove especificamente o crescimento da flora intestinal benéfica. Isso vai além dos benefícios habituais de “forragem”, uma vez que oferece uma forma mais abrangente de saúde digestiva.

29. Previne Doenças Cardiovasculares:

Este grão é uma boa fonte de fibras. A ingestão regular de alimentos ricos em fibras é essencial para manter os níveis de colesterol sob controle. Assim, este cereal ajuda a manter várias doenças cardiovasculares desencadeadas por níveis elevados de colesterol.

centeio beneficio

30. Combate a Inflamação:

Embora tenhamos menos pesquisas, algumas fontes sugerem que o Centeio pode reduzir a inflamação causada pela síndrome metabólica. E como a inflamação pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, essa propriedade também pode reduzir o risco de diabetes.

 

 

Outros Benefícios do Centeio:

  • Reduz o risco de ter pedras na vesícula;
  • É de grande ajuda em dietas de perda de peso (com uso moderado);
  • Estimula a secreção de insulina;
  • Previne doenças como Lúpus;
  • Funciona como energizante;
  • As fibras do Centeio ajudam a eliminar as toxinas mais fácil;
  • Reduz o nível de colesterol;
  • Previne a ocorrência da osteoporose;
  • Ajuda a prevenir gripes e resfriados;
  • Possui propriedades emoliente.

Efeitos Colaterais do Centeio:

Mesmo que o centeio traga muitos benefícios para a saúde, nem todas as pessoas podem consumi-lo. Pessoas intolerantes ao glúten não devem consumi-lo antes de consultar um médico, os níveis de glúten são baixos, mas não estão ausentes.

Também as pessoas que sofrem de flatulência e problemas de inchaço devem consumir o centeio com muita moderação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios da Tâmara Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde