Os 30 Benefícios do Açaí Para Saúde

Os 30 Benefícios do Acaí Para Saúde!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Açaí Para Saúde são incríveis pois o açaí é rico em vários nutrientes que são ótimos para saude. Alem disso, o açaí é uma das frutas mais saborosas e favoritas dos brasileiros, seu consumo pode ser desde o mais simples até receitas mais elaboradas, mas o que muitas pessoas esquecem é que os benefícios do açaí para a boa forma e saúde são muitos. Vamos explorar em mais detalhes a seguir para que serve o açaí.

Açaí beneficios

É importante conhecermos as reais vantagens de adicionar o açaí à nossa alimentação e também nos conscientizarmos de que ainda podemos obter efeitos positivos que ainda estão em fase de comprovação, destacando também seu uso para fins medicinais.

É um fruto originado de uma palmeira que é amplamente distribuída pela região norte da América do Sul. Como alimento, o açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco.

O seu sumo é utilizado comercialmente como bebidas e junto a combinações, principalmente semelhantes a sorvetes.

Diversas formas de fabricação utilizam corante alimentar natural roxo para resultar em uma aparência mais atrativa.

O fruto contém produtos químicos que oferecem ação antioxidante. Eles podem ser utilizados para a proteção de células do corpo, reduzindo a possibilidade de ocorrência de oxidação.

A ação antioxidante do açaí é semelhante ao efeito da amora, do morango, do mirtilo, da framboesa e até do cranberry.

Valor Nutricional do Açaí:

Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas. Então, confira agora Os 30 Benefícios do Açaí Para Saúde.

1. Prevenir Típicas Irritações:

O açaí pode prevenir típicas irritações que podem estar associadas a desconfortos respiratórios, principalmente voltados para reações alérgicas. Esse efeito ainda está sob avaliação.

2. Prevenir a Hipertensão:

Os ácidos graxos, como ácido linoleico e oleico, estão presentes no Açaí. O ácido oleico pode prevenir a hipertensão e também dá ao seu coração os nutrientes vitais que ele precisa para trabalhar de forma adequada e eficiente.

Além disso, ele ajuda a diminuir o colesterol ruim, (LDL) e manter os níveis saudáveis de colesterol bom (HDL).

3. Pele mais Jovem:

Como já mencionado, o Açaí é uma fruta muito rica em antioxidantes, o que faz com que o seu uso lhe traga uma pele mais jovem, mais fresca e sem manchas.

4. Promove a Circulação Adequada:

O Açaí contém antocianina, um poderoso antioxidante que promove a circulação adequada do sangue.

A circulação melhorada resulta em muitos benefícios para o corpo como um sentimento melhor e mais saudável.

5. Perda de Peso:

Uma das chaves para perda de peso rápida e saudável é a capacidade do organismo de eliminar rapidamente o desperdício.

O Açaí pode ajudá-lo a liberar os quilos de resíduos indesejados e toxinas do corpo deixando-lhe mais fino, mais limpo e mais feliz.

6. Turbinar a Memória:

Açaí contém Ômega 3 que promove uma melhor memória não apenas para a geração mais velha, mas para todas as faixas etárias.

Os nutrientes encontrados na fruta permitem que a pessoa fique mais alerta e ainda promove uma melhora da concentração.

7. Propriedades Anti-inflamatórias:

Ajuda a controlar a acne, a desgraça da vida dos adolescentes! Essa capacidade de cura é atribuída às suas propriedades anti-inflamatórias, que inibem as inflamações causadas pelos cravos, que no futuro se transfonam nas famosas espinhas.

8. Crescimento do Cabelo:

A quantidade de proteínas presente nesta fruta (mais alto do que nos ovos) e o alto numero de ômega 3, 6 e 9 a a grande porcentagem de vitaminas, como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e vitaminas do complexo B, contidas no Açaí são necessários para o crescimento salvável do cabelo.

Açaí

9. Benefício do Açaí Para Fortalecer o Cabelo:

É a força interior do seu cabelo que se mostra no exterior, sendo assem o açaí faz exatamente isso; reforça cada vertente de seu cabelo direto de suas raízes, por isso é tão usado no mundo para ajudar o cabelo.

10. Fortalecer o Couro Cabeludo:

Contém ácido fólico e zinco. Se você já sofreu de queda de cabelo em algum momento da vida, você sabe que o zinco ajuda as raízes do cabelo a ficarem mais forte e promove a saúde do couro cabeludo.

11. Reduzir o Colesterol Ruim:

O Açaí tem dois ácidos graxos: um é conhecido como ômega 6 (ácido linoleico), e o outro é Ômega 9 (ácido oleico).

Estudos demonstraram que estes ácidos gordos desempenham um papel importante na redução e manutenção dos níveis normais de colesterol.

12. Hidratante Para Pele:

Todo mundo quer uma pele mais jovem e elástica. O Açaí tem Vitamina A, Vitamina C e vitamina E, que pode ajudar na regeneração de sua pele. Suas propriedades únicas ajudam a sua pele brilhar e deixar mais jovem.

13. Açaí Hidrata o Cabelo:

Os níveis elevados de cálcio estão associados à perda de cabelo; A ótima quantidade de magnésio contido nesta fruta regula os níveis de cálcio em seu corpo, ajudando assim a controlar a queda de cabelo também de hidrata os fios de cabelos deixando brilhosos e firmes.

14. Ajuda no Sono:

O Açaí tem um potencial poder de melhora na circulação do sangue. Desfrute de uma boa noite de sono com um copo de suco de Açaí, imediatamente antes de deitar na cama.

15. Fonte de Energia:

Ele ainda contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, Ferro e fósforo, juntamente com ácidos graxos como o Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9 e antioxidantes, isto faz com que seja uma grande fonte de energia.

Assim, o seu suco é uma bebida ideal para aqueles que querem se sentir refrescado e rejuvenescido imediatamente.

16. Envelhecimento Precoce:

Alguns fabricantes também alegam usar os extratos em seus cremes antienvelhecimento, por sua taxa alta de antioxidantes.

17. Energético Natural:

O Açaí tem um efeito de limpeza interna, além de também poder ajudá-lo a dormir melhor à noite e acordar mais enérgico e refrescado na parte da manhã.

18. Poderoso Antioxidante:

Esta fruta tem a capacidade de proteger o corpo contra o ataque das células chamada de “radicais livres”, que são produzidos devido o resultado do ar poluído que respiramos e os pesticidas residuais encontrados nas frutas e legumes de supermercados que consumimos.

Seus antioxidantes ajuda a desintoxicar o corpo de elementos negativos, como por exemplo os radicais livres.

O Açaí é considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, pois ele possui 33% mais poder antioxidante do que o vinho tinto e as uvas.

19. Mantem sua Pele Firme e Macia:

Além da sua rica quantidade de antioxidantes, também é cheio de vitaminas, que vão lhe proporcionar uma melhora na qualidade em geral, tanto como brilho, maciez e elasticidade da sua pele.

20. Melhora a Visão:

Esta fruta é conhecida por oferecer alívio da fadiga visual, mantendo os distúrbios oculares afastado.

A ingestão regular do suco de Açaí juntamente com Goji Berry, por exemplo, é conhecido por proteger os olhos de várias questões que afetam este órgão.

21. Mantem os Lábios Hidratados:

A aplicação regular de suco de Açaí é conhecida por manter os lábios hidratados. O suco tem propriedades extremamente hidratantes.

É também uma boa fonte de antioxidantes. Juntos, estes ajudam a curar as rachaduras e dar-lhe os lábios macios e deliciosos.

22. Açaí Aumenta a Imunidade:

O Açaí ainda contém antioxidantes em grandes quantidades, como é o caso da antocianinas. Isto evita a formação de células cancerosas nos estádios iniciais.

Assim, esta fruta tropical, surpreendente, desencadeia a morte de células malignas, impedindo-as de se espalhar. E o Seu uso regular pode até impedir o câncer.

23. Benefícios do Açaí Para Aumentar a Líbido:

Quando usado juntamente com Ginseng, o suco de Açaí tem provado ser um ótimo aliado para aumentar a libido.

24. Forte Aliado Para quem é Diabético:

O suco Açaí possui um valor muito baixo em relação ao índice glicêmico, bem como também os níveis de lipídios. Isso torna-o numa bebida favorita entre os diabéticos.

25. Ajuda na Hidratação da Pele do Rosto:

A pele facial é propensa ao desgaste devido à exposição excessiva ao sol, produtos químicos e poluentes.

Os antioxidantes presentes ajudam na reparação das células da pele afetada. Além de manter os radicais livres, causadores de danos, bem longe ele ainda ajuda a reter a umidade perdida pela pele.

26. Benefício do Açaí Para Ajudar na Circulação do Sangue:

O suco de Açaí é uma boa fonte de ácidos graxos que possuem o poder de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

O que ajuda também a melhorar os níveis de colesterol bom (HDL) e tudo isso, por sua vez, melhora os níveis de circulação do sangue.

27. Sistema Digestivo:

Quando consumido regularmente, este suco é conhecido por ajudar a fortalecer seu sistema digestivo.

28. Trata Hiperpigmentação e as Cicatrizes:

Se você sofre de hiperpigmentação ou com cicatrizes indesejadas, deixe os produtos químicos de cuidados da pele de lado e tente uma máscara de Açaí e abacates.

29. Poderoso Estimulante Sexual:

Para alguns, a melhora sexual pode ser o melhor benefício que o Açaí pode lhe oferecer. Quando todos os benefícios acima estão em vigor, sua libido sexual dar um grande salto. Experimente-o diariamente durante três semanas e veja os resultados.

30. Combate o Câncer:

Os antioxidantes encontrados no Açaí, como antocianinas, resultam na morte das células tumorais e reduz o crescimento de células cancerosas em alguns órgãos. E assim, auxilia na luta contra o câncer.

Efeitos Colaterais:

Até agora nós vimos muitas coisas boas sobre o açaí, e realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde.

No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.

Acontece que o próprio açaí já é saboroso, então muita gente, ao ficar sabendo dos seus benefícios, começa a consumir em excesso. Enquanto o esquema aqui é ingerir com moderação mesmo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Os 25 Benefícios da Aveia Para Saúde

Os 40 Benefícios do Cacau Para Saúde