Benefícios de Legumes e Vegetais

Cebola: 45 benefícios, tipos, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 31/07/2021)

Os Benefícios da Cebola Para Saúde são diversos e poucos conhecem. Além disso, a antiga origem das Cebolas abrange as partes ocidental e oriental da Ásia. Existem numerosas espécies de cebolas, o que basicamente significa que elas foram cultivadas em todo o mundo provavelmente ao mesmo tempo.

Os registros sugerem que as Cebolas começaram a ser usadas na China de volta em 5000 AC.

Antigos egípcios eram conhecidos por reverenciar o vegetal, considerando sua forma esférica e anéis concêntricos um símbolo da vida eterna. Na verdade, a Cebola também foi usada em enterros egípcios antigos.

A Cebola pertencem à família allium e são amplamente cultivado é consumido em todo o mundo.

Tipos de Cebola

A Cebola é tão amplamente utilizada que qualquer prato culinário de quase qualquer parte da terra tem o vegetal adicionado a ele. Sem dúvida há vários tipos de Cebolas, mas aqui, falamos sobre as mais comuns:

  1. Cebolas Amarelas: Elas têm carne branca de marfim que é cercada por uma pele marrom pesada. Elas têm um aroma forte e sulfuroso.
  2. Cebolas Doces: Elas têm uma pele mais leve e menos opaca que envolve um corpo maior e ligeiramente mais gordo do vegetal.
  3. Cebolas Brancas: Elas têm uma pele branca e papery, e são mais leves e mais doces do que as suas contrapartes amarelas.
  4. Cebolas Vermelha: Elas são leves e doces o suficiente para serem comidas cruas. A pele e a carne exteriores são uma magenta profunda.
  5. Shallots: Elas são menores e de pele marrom e têm carne roxa.
  6. Cebolas Verdes: São as Cebolas imaturas que ainda não formaram uma lâmpada.
  7. Alho-poró: Elas têm a forma de cebolas crescidas (a Cebola de pescoço comprido com uma pequena lâmpada) e geralmente são usados ​​em molhos e sopas.

Valor Nutricional da Cebola

Ela fornece cerca de 45 calorias por 100 gramas do seu consumo. A Cebola contêm uma elevada porcentagem de água e é rica em hidratos de carbono e fibra dietética. Além disso, ela é rica em antioxidantes como fenóis e flavonoides. e as vitaminas e minerais como a Vitamina C, as Vitaminas do Complexo B, Ferro, o Cálcio, Zinco, Manganês e magnésio. Conheça agora, Os 45 Benefícios da Cebola Para Saúde:

Benefícios da Cebola Para Saúde

1. Melhora o Sono:

A Cebola contem pré-bióticos, que de acordo com um estudo, podem melhorar o sono e até reduzir o estresse.

2. Benefício da Cebola Para Saúde do Coração:

A saúde do coração está entre os principais benefícios das Cebolas. Devido à presença de fibrinolíticos, ela oferece proteção cardiovascular, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos.

3. Favorece a Saúde Bucal:

A Cebola contêm tiosulfinatos e tiossulfonatos (os compostos de enxofre) que ajudam a reduzir as bactérias que causam a cárie dentária.

4. Previne o Câncer:

Ela é uma excelente fonte em compostos anti-cancerígenos. E contêm flavonoides e fenóis que auxiliam na prevenção e no combate das células cancerosas.

A quercetina e a antocianinas presente na Cebola diminuir o crescimento de tumores

5. Previne a Impotência Sexual:

As Cebolas são uma das ervas medicinais usadas no oeste de Uganda para gerenciar a impotência sexual e a disfunção erétil.

6. Auxilia no Tratamento de Resfriado:

Por ser rica em vitamina A e vitamina C, dão à Cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

7. Previne Doenças do Sistema Nervoso:

Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.

8. Benefício da Cebola Para Gravidez:

Ela é ideal durante a gravidez. Por quê?

A resposta é simples, “seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez”.

9. Auxilia na Perda de Peso:

A Cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde.

Devido ao seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os fitoquímicos presentes em quantidades significativas nas Cebolas atuam como estimulantes da vitamina C dentro do corpo.

A vitamina C aumenta seu sistema imunológico lutando contra toxinas e vários corpos estranhos que podem levar a doenças.

11. Equilibra o Açúcar no Sangue:

Por ofertar a glucoquinina, ela é um ótimo alimento para pessoas que possuem diabetes, isso porque, quando ela é consumida fresca, e proporciona o auxílio para o organismo se regular e melhorar a produção do suco pancreático.

12. Benefícios da Cebola Para Melhorar a Circulação:

Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, ela favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

13. Possue Propriedades Depurativas e Diuréticas:

O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a Cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

14. Combate Inflamações Renais:

Se aplicada externamente, a Cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

15. Melhora o Sistema Digestivo:

Graças à função de alcalinas, é possível a neutralização dos ácidos e na ativação da produção dos sucos gástricos fundamentais no processo de digestão.

As Cebolas também são ótimo estimulante e, por seus compostos antioxidantes, favorece a eliminação das toxinas acumuladas no cólon.

16. Regula a Pressão Arterial:

Quando consumida crua, ela até pode ter um sabor não muito agradável, entretanto, ajuda no controle da pressão arterial, bem como ajuda no tratamento da gota e dos cálculos renais.

Um ponto de alerta na vida dos hipertensos é a temida retenção de líquido devido ao excesso de sódio no organismo

17. Propriedades Analgésicas:

A mesma quercetina que colabora com a circulação sanguínea, também ajuda como um analgésico natural. Aliviando as dores de cabeça, artrites, bem como, nas articulações como um todo.

Ela também pode colaborar nas dores relacionadas a tensão musculares.

18. Previne o Envelhecimento da Pele:

As vitamina A, vitamina C e vitamina E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas.

A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.

19. Auxilia no Tratamento de Acnes:

As qualidades antimicrobianas, antibacterianas e anti-inflamatórias da Cebola podem fazer maravilhas na sua pele.

É um anti-séptico poderoso que protege sua pele de bactérias causadoras de acne e outras infecções cutâneas. As Cebolas podem ser usadas no tratamento de acne e espinhas.

20. Benefícios da Cebola Para Reduzir o Colesterol:

Ela também promove a produção de HDL que é o colesterol bom que você precisa para se manter saudável.

21. Elimina as Caspas:

Cebola pode funcionar como um ótimo curandeiro de caspa. Pode matar as bactérias que promovem o crescimento da caspa.

22. Benefício da Cebola Para Saúde dos Olhos:

O enxofre nas Cebolas melhora a saúde dos olhos. Ela estimula a produção de uma proteína chamada glutationa, que atua como um antioxidante.

Os níveis mais elevados de glutationa significam um risco reduzido de glaucoma, degeneração macular e catarata.

23. Ajuda a Aliviar de Dor de Estômago:

Elas têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianos propriedades que aliviam a dor de estômago. Isto é devido às saponinas que podem ser encontradas nelas.

24. Melhora a Saúde Cerebral:

Pesquisas sugerem que os antioxidantes nas Cebolas se ligam às toxinas nocivas no cérebro e liberam-nas do corpo. E os compostos contendo enxofre nelas podem diminuir a perda de memória relacionada à idade.

25. Reduz o Estresse Oxidativo:

A quercetina no vegetal pode prevenir doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

26. Trata as Picadas de Insetos:

A Cebola pode ser usada para acalmar picadas insetos. As propriedades anti-inflamatórias dela ajudam a reduzir a queimadura, coceira e inchaço causadas pelas picadas de insetos e insetos.

27. Promove o Crescimento do Cabelo:

As Cebola são boas para o crescimento do cabelo, ela contém enxofre, que também é encontrado em aminoácidos. E a queratina (uma proteína importante) também é rica em enxofre e é necessária para cabelos fortes. O que, por sua vez, auxilia na produção de células da pele saudáveis ​​e, crescimento do cabelo.

28. Alivia Dores da Atrite:

Este vegetal é um ótimo alimento anti-inflamatório, e é uma das melhores escolhas vegetais se você sofre de doenças inflamatórias dolorosas, como artrite.

29. Benefício da Cebola Contra Anemia:

A anemia, também conhecida como deficiência de ferro, pode ser prevenida pela inclusão de Cebola em sua dieta.

30. Melhora os Sintomas da Menopausa:

Elas ajudam durante a menopausa enquanto apoiam o fígado e se livram dos hormônios de resíduos. Tomar cálcio suficiente também é imperativo durante este período.

Outros Benefícios da Cebola:

  • Alivia a tosse;
  • Auxilia no tratamento da asma;
  • Combate alergias;
  • Alivia dores de ouvidos;
  • Ajuda no tratamento da cólera;
  • Combate a queda de cabelo;
  • Aumenta a energia;
  • Clareá a pele;
  • Elimina piolhos;
  • Aumenta a hemoglobina;
  • Estimula o funcionamento dos rins;
  • Eleva os níveis de testosterona;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Combate inflamações;
  • Alivia dores de dente.

Efeitos Colaterais:

As Cebolas são muitas vezes seguras e não causam efeitos colaterais graves, no entanto, um consumo elevado pode desencadear sintomas de refluxo ácido, causar mau hálito, odor corporal, micção frequente e pedras nos rins.

Sair da versão mobile