Dicas de Saúde

Carvão Vegetal é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

O Carvão Vegetal ativado (carbo activatus), como é mais conhecido, é um remédio de uso oral que faz parte do leque de ofertas de remédios naturais encontrados em lojas de fitoterápicos. É preparado a partir da queima controlada, com baixo teor de oxigênio, das partes lenhosas de angiospermas não resinosas.

O Carvão Vegetal ativado é produzido a partir da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle de temperatura e de oxigênio.

beneficios do carvao vegetal

Esse processo o torna um elemento bastante poroso, absorvente, e essa característica é o grande segredo por trás de todos os benefícios desse importante material. O Carvão Vegetal ou carvão ativado age como uma esponja no organismo, absorvendo todas as enzimas que fazem algum mal ao corpo humano.

Valor Nutricional do Carvão Vegetal:

O Carvão Vegetal (ou carvão ativado) é um produto composto de diversos elementos químicos, tais como a composição do carvão inclui o bário, cobre, cromo, chumbo, níquel, estanho, titânio, prata, e outros tantos elementos que impulsionam essa substância a desempenhar da melhor forma o seu papel. Então, confira os Os 25 Benefícios do Carvão Vegetal Para Saúde:

Benefícios do Carvão Vegetal Para Saúde:

1. Remove Impurezas da Água:

Algumas impurezas da água podem ser removidas com Carvão Vegetal ativado como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água.

2. Reduz os Gases Intestinais e Distensão Abdominal:

Este Carvão ativado pode ser usado como uma ajuda digestiva eficaz por absorver as toxinas e impurezas no trato gastrointestinal.

Isso irá absorver o gás intestinal preso, tais como sulfeto de hidrogênio, para ajudar a diminuir a dor (e convenhamos, embaraçoso) gás, inchaço e cólicas abdominal e ainda pode ajudar a tratar os pacientes com síndrome do intestino irritável e diarreia.

3. Funciona Como Desintoxicante:

Como mencionado, o Carvão Vegetal ativado tem grande capacidade de absorver produtos químicos e toxinas, promovendo a eliminação deles através das fezes. Por esse motivo é indicado nos casos de intoxicação alimentar ou medicamentosa, bem como para fazer uma limpeza orgânica, livrando o organismo das toxinas nocivas ao corpo.

4. Reduz o Colesterol:

Alguns estudos descobriram que o carvão ativado pode reduzir a concentração de lipídios totais, colesterol e triglicérides no organismo. Em geral, isso ajuda a apoiar o sistema cardiovascular, que pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas.

5. Funciona Como Purificador de Ar:

O carvão também é um ótimo purificador de ar e pode trabalhar para remover odores desagradáveis ​​e odores da geladeira e da casa. A carga iônica negativa do carvão atrai íons positivos irritantes no ar, como poeira e microfibras, bem como substâncias químicas nocivas e poluentes.

6. Pode Ajudar no Tratamento de Úlceras:

O Carvão Vegetal pode tratar todas as Úlceras. Apenas crie o hábito de sempre mastigar alguns.

7. Contribui Para a Saúde da sua Pele:

O poder do carvão para eliminar as toxinas também funciona quando aplicado na pele. Ele não é absorvido pelo corpo, mas absorve bactérias, produtos químicos, venenos e a sujidade da pele. Isto significa que pode ajudar, não apenas a revitalizar sua pele e fazer com que se sinta mais jovem, mas também ajuda a tratar a acne e aliviar a picada de insetos e de aranhas.

8. Eficaz Para Tratar a Intoxicação:

Como o carvão ativado tem um grande poder de adsorção, pode ser usado em situações de emergência em casos de intoxicação com produtos químicos ou numa intoxicação alimentar, por exemplo.

9. Ajuda a Curar a Ressaca:

Embora a verdade é que ressaca não tem cura, há quem diga que depois de uma noite de bebedeira, tomar Carvão Vegetal de manhã melhora os sintomas do mal estar.

Carvão Vegetal é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

10. Previne o Envelhecimento Precoce:

O Carvão Vegetal é uma maneira eficaz de parar o envelhecimento precoce. Dado que absorve as toxinas, pode ajudar a acabar com as rugas e expressões de rosto, impedindo que tenha um olhar velho e um rosto cansado.

11. Trata a Ressaca e Intoxicação por Álcool:

Enquanto o carvão ativado não absorve o álcool, ele ajuda a remover as toxinas e impurezas do álcool que podem contribuir para a intoxicação no corpo.

Por causa disso, ele também foi promovido como uma cura natural para a ressaca. Claro, muita água deve ser consumida, bem como para evitar a desidratação.

12. Ajuda a Conservar Vegetais:

Se você quer que seus legumes fiquem frescos o tempo todo, basta fazer uma solução de carvão e deixar os vegetais neles.

13. Faz bem Para o Sistema Digestivo:

Por atuar limpando o organismo das toxinas, o sistema digestivo é um dos maiores beneficiados dessa propriedade do Carvão Vegetal. Ele ajuda no tratamento e prevenção de Gastrites, diarreias, gases, mau hálito, gastroenterites, entre outras doenças intestinais.

14. Consegue Clarear os Dentes:

Pode soar como um paradoxo, mas o carvão é um produto surpreendente para clarear os dentes. É claro, num primeiro momento, a boca e os dentes ficarão escuros, mas irá sair com facilidade quando enxaguar.

O carvão absorve a placa e outras toxinas que podem manchar os dentes. Ele equilibra os níveis de pH da boca e isto pode ajudar a prevenir cáries em desenvolvimento, mau hálito e reduzir o risco de doenças nas gengivas.

15. Livra do Inchaço:

Se você comeu ou bebeu alguma coisa e se sentiu inchado, o carvão é a melhor solução para se livrar do inchaço.

Outros Benefícios do Carvão Vegetal:

  • Utilizado em idosos na prevenção e combate a infecções;
  • Absorve gases, causados por problemas digestivos;
  • Reduz o mau hálito;
  • Absorve substâncias tóxicas pelo sistema digestivo, em casos de intoxicação por medicamentos ou alimentos;
  • Utilizado em dietas, elimina substâncias tóxicas do organismo;
  • Melhora a saúde da pele e do corpo;
  • Reduz o colesterol. Estudos mundiais comprovam que o uso de carvão ativado reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom;
  • Utilizado em picadas de cobra, aranha, escorpião, abelhas e vespas, absorve o veneno;
  • Filtra a água, retirando suas impurezas.

Como Usar o Carvão Vegetal:

Se o carvão que você adquiriu for em pó, utilize uma colher de chá desse produto em um copo de água. Misture bem e tome duas vezes ao dia, de preferência no horário da manhã e no período da tarde. A dica é que ele não seja ingerido acompanhado das refeições. Realizando esse procedimento, você vai estar inibindo muitas doenças intestinais e relacionadas ao sangue.

Caso o carvão esteja em formato de cápsulas é indicado a ingestão de um a dois comprimidos, três ou quatro vezes ao dia, nos horários que você achar necessário. Esse caso pode ser usado contra a ressaca. É só tomar uma cápsula antes de ingerir bebidas alcoólicas e outra depois da bebedeira.

Malefícios do Carvão Vegetal:

Os usos de carvão ativado mencionados aqui, é geralmente considerado seguro para a maioria dos indivíduos. No entanto, é sempre bom estar ciente de quaisquer condições médicas, como sangramentos intestinais, desidratação crônica, digestão lenta ou cirurgia abdominal recente, pois podem afetar como o carvão ativado reage no corpo.

Carvão Vegetal é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Apesar de ser um elemento natural, o uso do Carvão Vegetal também pode causar alguns efeitos colaterais, sendo os principais deles:

  • Diarreias;
  • Vômitos;
  • Prisão de ventre;
  • Desidratação;
  • Fezes escuras.

Para evitar a desidratação, é recomendado beber bastante líquido durante o uso do Carvão Vegetal, visto que ele é muito absorvente.

É contraindicado para crianças com menos de 18 anos, pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, obstrução intestinal, problemas gastrointestinais. E na gravidez, o Carvão Vegetal ativado só deve ser feito sob orientação médica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.