Pulmonária – Origem, Benefícios e como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Pulmonária – Origem, Benefícios e Como Usar todas as suas propriedades em beneficio da nossa saude. Alem disso, pulmonária officinalis é o nome científico da planta Pulmonária, da família das boraginaceae, comum na Europa.

Pulmonária

A planta floresce durante a primavera em bosques, mas também é usada em jardins ornamentais, preferindo regiões de sombra.

Suas flores, muito bonitas, têm coloração que pode variar entre vermelho e tons de azul.

A planta pode ser encontrada ainda com o nome de erva do pulmão, salsa de Jerusalém e ervas dos bofes, e pode ser adquirida em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Pulmonária é um nome derivado dos tempos da Idade Média, e associado ao formato da planta, que era semelhante ao de um pulmão.

Naquela época, pensavam que isso era um sinal divino de que a planta, realmente medicinal, seria boa para a saúde dos pulmões.

Benefícios da Pulmonária:

A planta é comumente usada com uma função principal, cujo nome já dá dicas: ajudar os pulmões.

Ela pode ser usada para o tratamento de diversas doenças pulmonares, como é o caso do enfisema pulmonar e da tuberculose, mas pode ser usada também para tratar doenças diversas que envolvem desde as respiratórias até as urinárias.

Atua como um excelente expectorante, balsâmico, diurético e sudorífico, além de ser cicatrizante, fortalecedor dos ossos e dos tecidos, e combater infecções.

É rica em sais minerais e por isso conta ainda com ação remineralizante.

Efeitos Colaterais:

A planta é contraindicada para pacientes gestantes ou em período de lactação. Além disso, também não devem fazer o consumo pacientes que sofrem com problemas do fígado e crianças.

Quando consumida em excesso, a planta pode causar problemas do fígado e intoxicação, mas se consumida nas medidas recomendadas, não trará problemas.

Os 30 Benefícios do Chá de Calêndula Para Saúde

Os 15 Benefícios do Azeite de Dendê Para Saúde!