Os 40 Benefícios do Caroço de Feijão Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Caroço de Feijão Para Saúde que muitos não conhece. Além disso, o caroço de feijão contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O feijão faz falta no prato dos brasileiros e é o primeiro a despertar saudade no caso de quem visita um país do exterior. Não bastante o sabor delicioso e a variedade de combinações possíveis no preparo, o Caroço de Feijão ainda é muito bem visto por especialistas da saúde.

A boa reputação deve-se à grande quantidade de nutrientes que o alimento possui, resultando em benefícios para a dieta e para o corpo todo. Quer saber o que seu corpo ganha a cada porção? Os especialistas contam com detalhes.

Os Benefícios do Caroço de Feijão Para SaúdeAs proteínas vegetais que o Caroço de Feijão fornece são formadas por aminoácidos chamados lisinas. Como o corpo humano não consegue produzir esse tipo de proteína sozinho, é preciso incluir o feijão e outros alimentos na dieta que forneçam esse nutriente, as proteínas são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos).

O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias, a fibra do Caroço de Feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino, e o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose. Não bastasse isso, o Caroço de Feijão ainda é um alimento fácil de ser encontrado. Portanto, ele é, enfim, uma combinação perfeita. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Caroço de Feijão Para Saúde:

1. Alivia os Sintomas da TPM:

O manganês , presente principalmente no feijões, costumam diminuir sintomas que incomodam muitas mulheres no período menstrual. Os sinais que podem ser reduzidos são as cólicas e as alterações de humor.

2. Fonte de ômega-3:

O Caroço de Feijão também têm pequenas quantidades de ômega-3, os ácidos gordos, que é considero um bom colesterol em nosso corpo, equilibrando os efeitos negativos do ômega-6 ácidos graxos, colesterol “ruins”.

3. Desenvolve Massa Muscular:

As proteínas são amplamente utilizadas por atletas para ajudar no ganho de massa muscular e o Caroço de Feijão é rico nelas;

4. Previne a Doença de Alzheimer:

A tiamina presente nos feijões, é necessária para a síntese de acetilcolina, o neurotransmissor importante essencial para a memória e cuja falta foi vista como um fator contribuinte significativo relacionado com a idade em função de insuficiência mental (senilidade) e da doença de Alzheimer.

5. Evita a Catarata:

Como dito os feijões contem proteínas e o corpo usa a proteína, em forma de aminoácidos, para praticamente todas suas funções. Se certificar de consumir a quantia adequada de proteína em intervalos regulares pode ajudar a combater sintomas relacionados à deficiência proteica, que podem incluir fraqueza muscular, fadiga, baixa energia, problemas oculares como cataratas, problemas cardíacos, pele ruim, desequilíbrios hormonais, entre outros.

6. Importante Para Vegetarianos e Veganos:

O Caroço de Feijão é uma excelente fonte de várias vitaminas e minerais, sendo muito concentrado em magnésio, ferro e também repleto de folato, fósforo e vitaminas do complexo B, entre outras. Estes nutrientes são, especialmente, importantes para vegetarianos e veganos que podem estar sendo privados destes nutrientes devido à sua dieta.

Dietas anti-inflamatórias, de alta nutrição que incluem alimentos como o Caroço de Feijão podem ajudar a prevenir muitas doenças comuns, como a fibromialgia, intestino solto, síndrome metabólica e mais.

7. Ajuda na Formação dos Ossos e Dentes:

Os feijões são ricos em cálcio, que é importante para a formação e saúde dos ossos e dentes.

8. Ajuda a Combater Diabetes tipo 2:

Há também evidências de que o Caroço de Feijão é uma boa escolha de alimento para diabéticos. Feijões são ricos em fibras , com cerca de 5 a 8 gramas por porção. Eles também têm um baixo índice glicêmico.

Uma dieta rica em Caroço de Feijão pode, portanto, reduzir o açúcar no sangue e os níveis de HbA1c, que medem o controle de açúcar no sangue ao longo do tempo. Insulina níveis de triglicerídeos e tudo diminui significativamente quando os diabéticos comem Caroço de Feijão como um substituto para a carne vermelha.

Estudos mostram que os feijões podem levar a grandes melhorias em pessoas com diabetes tipo 2. Isto é principalmente devido ao alto teor de fibras e baixo índice glicêmico.

9. Combate a Anemia:

É fonte de ferro , que evita o risco da anemia, principalmente a anemia ferropriva. Combine alimentos que contenham vitamina C, como laranja, para que o organismo absorva ainda mais o mineral. Evite misturar leite e laticínios em geral com Caroço de Feijão. Eles contêm cálcio , que atrapalha a absorção de ferro .

10. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Cheio de fibras , os feijões podem evitar a constipação. O Caroço de Feijão também é ideal para aqueles que são sensíveis ao glúten.

11. Combate à Prisão de Ventre:

Pelas razões acima, pode-se dizer que as fibras dos feijões ajudam a combater a prisão de ventre, evitando outros problemas intestinais;

12. É um Antioxidante:

Os feijões são uma boa fonte de mineral manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e das defesas antioxidantes.

13. Ajuda o Sistema Nervoso:

O sistema nervoso depende de uma substância que é encontrada em grandes quantidades no Caroço de Feijão: o folato ou vitamina B6.

Esta é responsável pela produção de aminoácidos necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso o ácido fólico é essencial para mulheres gestantes. Pois a deficiência dessa substância pode causar o desenvolvimento inadequado do cérebro do feto.

14. Promove um Fluxo Durador de Energia:

É importante consumir o tipo correto de carboidratos, na forma de vegetais integrais, não refinados, amidos e leguminosas e, ocasionalmente, brotos; para manter estáveis níveis de açúcar no sangue.

Os feijões e leguminosas contém uma forma de carboidrato complexa, conhecida como amido. Que o corpo consegue digerir apenas lentamente e usar sua energia sem causar picos nos níveis de açúcar do sangue. Isto faz do Caroço de Feijão uma comida com baixo índice glicêmico.

Benefícios do Caroço de Feijão15. Efeito Emagrecedor:

O fato de ser pouco calórico conta muitos pontos a favor do Caroço de Feijão. Afinal, uma concha generosa do grão tem apenas 95 calorias. Mas o que faz a diferença é sua capacidade de saciar a fome.

Quando ingerimos proteína, nosso cérebro entende que já estamos satisfeitas e que é hora de parar. Resultado: comemos menos e ficamos bem nutridas quando o consumimos.

16. Fonte de Proteína:

A proteína vegetal é muito importante, e neste caso o Caroço de Feijão cumpre bem seu papel. 1/2 xícara de Feijão fornece 7g de proteína, a mesma quantidade que em 20g de frango, carne ou peixe. Ou seja, para quem não come muita carne ou é vegetariano, comer Feijão é uma excelente alternativa.

17. É um Alimento Detox:

A presença de um mineral chamado molibdênio, que existe em várias parte do corpo humano, mas que se concentra, principalmente no fígado, faz do Caroço de Feijão uma excelente fonte desintoxicante;

18. Baixa o Colesterol:

As fibras presente nos feijões, além de regularem o intestino, auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto.

19. Equilibra o Açúcar no Sangue:

Com um baixo índice glicêmico, os feijões contêm uma bela mistura de carboidratos complexos e proteínas . Por este motivo, os feijões são digeridos lentamente. O que ajuda a manter a glicose no sangue estável, e pode reduzir a fadiga e irritabilidade.

20. Melhora a Função Cognitiva:

A tiamina participa em reações enzimáticas de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro / função cognitiva.

21. Contém Pouca Gordura:

A maioria dos grãos têm cerca de 2 a 3 % de gordura, e não contém colesterol, a menos que sejam processados ou preparados com outros ingredientes. Se você comer Caroço de Feijão enlatado, observe no rótulo para ver o que mais pode estar contido na lata.

22. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Os feijões possui várias substâncias antioxidantes (como vitaminas e minerais), importantes para reduzir a incidência da doença.

23. Ajuda a ter um Coração Saudável:

O Caroço de Feijão contém uma abundância de fibra solúvel, que pode reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos. Diminuindo as doenças cardíacas.

24. Promove Saciedade:

Devido os feijões serem metabolizados mais lentamente do que outros carboidratos complexos, eles podem ajudar na perda de peso. Fazendo com que nos sentimos saciados por mais tempo.

25. Ajudar na Perda de Peso:

O Caroço de Feijão Verde é muito baixo em calorias. Portanto, as pessoas que são conscientes de calorias não precisam se preocupar e podem comer em boas quantidades.

26. Boa Fonte de Vitamina K:

A vitamina K, desempenha um papel proeminente na coagulação do sangue e cura as feridas. Também mantém ossos fortes nos idosos.

27. Combate a Infecções:

Uma série de vitaminas como a Niacina e Tiamina que estão presentes nos Benefícios do Caroço de Feijão Verde são uma boa fonte de nutrientes que ajudam a prevenir muitas infecções no corpo.

28. Fonte de Fibra:

O Caroço de Feijão Verde é uma fonte rica de fibras dietéticas. Além disso, a fibras dietéticas têm muitos benefícios para a saúde.

29. Boa Fonte de Manganês:

O teor de manganês encontrado no Caroço de Feijão ajuda na eliminação de radicais livres, pois é um co-fator para antioxidantes. Isso tende a manter o corpo apto e saudável.

30. Fonte de Folato:

O Caroço de Feijão também é uma boa fonte de folatos que são úteis para a divisão celular e síntese de DNA. Os alimentos ricos em folato também são úteis para as mulheres durante o período da gravidez.

31. Saúde do Coração:

O Caroço de Feijão ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas devido aos seus altos níveis de flavonoides. Os flavonoides são antioxidantes polifenólicos que são comumente encontrados em frutas e vegetais que ajuda a combater doenças relacionadas ao coração.

32. Manter o Fluido Celular Corporal:

O conteúdo de Potássio presente no Caroço de Feijão ajuda o corpo a manter uma melhor produção celular e o movimento do fluido corporal.

33. Combate a Pressão Arterial:

O teor de Potássio presente no Caroço de Feijão também ajuda a controlar a pressão arterial e outras doenças relacionadas ao coração.

34. Fonte de Vitamina A:

A Vitamina A encontrada no Caroço de Feijão ajuda no fornecimento de antioxidantes e também na geração de compostos que impedem o processo de envelhecimento.

35. Prevenção do Câncer:

Feijão é rico em manganês que em seu aspecto ajuda na defesa do corpo em forna de antioxidantes. O essencial da enzima oxidativa superóxido dismutase, responsável para desarmar os radicais livres na mitocôndria (as potências das células). No topo de que, a vitamina K do Caroço de Feijão pode proteger células de stress oxidativo, reduzindo as possibilidades de cancer.

36. Ajuda na Função Cerebral:

A vitamina K no Caroço de Feijão oferece excelentes benefícios para o cérebro e ao sistema nervoso. A bainha de mielina, ou o invólucro exterior em torno do nervo, necessita de uma gordura denominada esfingolípidos para formar adequadamente.

37. Açúcar no Sangue:

A fibra solúvel do feijão diminui a taxa de metabolismo do carboidratos do feijão, o que impede os níveis de açúcar no sangue rapidamente após uma refeição. o alto Teor de proteína do feijão também contribui para este efeito.

Caroço de Feijão Para Saúde38. Fonte de Energia:

Feijão é rico em ferro, o que ajuda a aumentar os seus níveis de energia. O ferro é necessário para o metabolismo e a produção de energia do corpo e ajuda a mover o oxigênio por todo o corpo. O manganês do Caroço de Feijão também é um importante contribuinte para a produção de energia do corpo.

39. Rico em Proteínas:

Caroço de Feijão é uma ótima fonte de proteína, proporcionando um nível de proteína comparável ao encontrado na carne ou produtos lácteos. Quando grãos são combinados com o arroz, que formam uma proteína completa.

40. Dá Força Óssea

O manganês e cálcio no Caroço de Feijão trabalham lado a lado para manter os ossos fortes e, juntamente com outros minerais podem ajudar a prevenir a osteoporose. Feijão também é uma ótima fonte de folato. A pesquisa mostrou que pequenas quantidades de ácido fólico na dieta levam a um aumento nos níveis de homocisteína e aumenta significativamente o risco de fraturas ósseas relacionadas com a osteoporose, fratura de quadril particularmente em homens e em mulheres.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de alcachofra

Os 25 Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde

murta

Os 30 Benefícios da Murta Para Saúde