Azedinha → Benefícios, Para que Serve, Contraindicações e Como Usar?

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Azedinha – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Azedinha possui ricas propriedades medicinais que promovem e favorecem a saúde do corpo humano. A Azedinha, de nome científico rumex acetosella, é uma planta pertencente à família das polygonaceae, sendo também conhecida por outros nomes, como trevinho, trevo, acedrilla, erva azeda, azeda do campo e outros.

origem da azedinha

Trata-se de uma planta que cresce em locais escuros em abundância e cria um denso cobertor que apresenta uma bonita coloração esverdeada. Não raro, a planta Azedinha é encontrada no mesmo habitat em que crescem as samambaias.

Ela é uma hortaliça de fácil cultivo, que prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Possui folhas grandes e verdes arredondadas. Propaga-se pela divisão de touceiras ou pelas sementes.

A Azedinha tem bom desenvolvimento em regiões de clima ameno, temperatura que ocorre entre os Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Desde que haja umidade, seu cultivo pode ser realizado o ano inteiro. Também são encontrados plantios esporádicos da hortaliça em áreas de altitude – acima de 1.000 metros – no Centro-Oeste.

Embora não se saiba ao certo a origem da planta, há exemplares em estado silvestre na Europa e na Ásia. Apesar de rústica e de poucas exigências, a Azedinha necessita de água, por ser uma herbácea perene, sobretudo nos meses de seca.

Boa condução da lavoura também se consegue com o desmembramento dos propágulos das touceiras, quando as plantas estiverem muito adensadas, e o monitoramento quanto à infestação de formigas cortadeiras, cupins e besouros desfolhadores (vaquinha e idiamim). Como é geralmente cultivada em áreas pequenas, os tratos com a hortaliça são feitos manualmente.

Origem da Azedinha:

A Azedinha é uma planta perene e rasteira de folhas longas. Pode atingir no máximo 60 centímetros de altura. Suas flores são extremamente pequenas possuindo no máximo 3 milímetros de diâmetro.

Cresce em qualquer tipo de solo, contudo, se desenvolve melhor em solos ricos em ferro, tais como terrenos úmidos próximos a bosques e locais de sombra perto cursos de água. A espécie Rumex acetosa (Azedinha-de-jardim) é muito semelhante à Rumex acetosella, contudo, possui um tamanho maior.

Propriedades da Azedinha:

A Azedinha é uma planta rica em vitamina B e vitamina C, além de cálcio e outros minerais. Dentre as suas propriedades estão a sua ação diurética, febrífuga, anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica, antisséptica e outras. Então, confira os Benefícios da Azedinha Para Saúde:

Benefícios da Azedinha Para Saúde:

  • De acordo com pesquisas realizadas, a planta Azedinha pode ser útil no combate a inflamações dos rins e em outras partes do corpo, além de auxiliar no tratamento do câncer e reduzir a pressão arterial.
  • A planta também pode ser utilizada no tratamento de acnes, feridas, melanoma, prisão de ventre, retenção de líquidos e outras condições de saúde.
  • A Azedinha é ainda um dos ingredientes utilizados na formulação de um medicamento bastante conhecido para o tratamento do câncer, denominado essiac.
  • Segundo alguns pesquisadores, a raiz da planta contém 100 vezes mais resveratrol que a uva. Esta substância antioxidante auxilia no controle da homeostase, equilibrando as funções do organismo e combatendo inúmeras doenças, principalmente aquelas referentes ao envelhecimento e metabolismo.
  • É indicada para diabetes, principalmente do tipo 2, mais comum nos idosos e que está relacionada ao desequilíbrio homeostático.
  • Na China, a planta é usada ainda crua para aliviar a região reprodutiva da mulher após partos normais, a fim de prevenir infecções.
  • Para tratar febre, lombrigas, acnes e feridas, por exemplo, recomenda-se a utilização do cataplasma da planta.

Como Usar a Azedinha:

Esta planta pode ser usada no preparo de saladas verdes, proporcionando um sabor azedo ao prato, semelhante ao do limão. Também pode ser cozida no preparo de refeições quentes, como sopas, ou adicionada aos sucos, como o suco de laranja com mel e gelo.

A planta também pode ser consumida em forma de chá, que traz muitos benefícios à nossa saúde.

Receita do Chá de Azedinha:

Dentre as principais propriedades medicinais do chá de Azedinha se destacam as suas ações antibacterianas, antiescorbúticas, anti-inflamatórias, antipiréticas, antissépticas, cicatrizantes, hepática, laxantes, dentre outras. Além disso, a planta é amplamente conhecida por suas ações anticâncer.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de folhas de Azedinha picada
  • 250 ml de água

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.
  • Quando ela começar a ferver desligue o fogo.
  • Acrescente a Azedinha.
  • Tampe a mistura e deixa abafada por cerca de 10 minutos.
  • Coe e reserve.
  • Para obter os resultados positivos, consuma a o chá ao longo do dia.

Onde Encontrar a Azedinha:

Ela é encontrada em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais e sites que comercializam sementes e mudas de plantas. As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

beneficios da azedinha

Efeitos Colaterais da Azedinha:

Mesmo sendo rica em resveratrol, a raiz da Azedinha não deve ser usada nas receitas, haja vista que essa parte da planta é altamente tóxica. Portanto, busque seguir sempre com a receita original, respeitando as dosagens dos ingredientes e a forma de consumo.

Esse último ponto também merece atenção dos consumidores, pois o excesso do chá pode causar reações adversas, como náuseas e vômitos. Além de auxiliar na formação de pedras nos rinas, uma vez que a erva possui altas taxas de ácido oxálico.

O uso do chá é proibido para grávidas, mulheres em período de amamentação e crianças. Pacientes que sofrem de reumatismo, artrite, gotas e de cálculos renais também não devem utilizar as azedinhas, pois podem agravar ainda mais esses problemas.

Os 20 Benefícios do Murici da Mata Para Saúde

Os 15 Benefícios do Chá de Orégano Para Saúde!