Os 25 Benefícios do Chá Mate Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá Mate Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá Mate Mate é a bebida perfeita, inclusive a de saúde do nosso povo, porque, além de ser delicioso o Chá Mate, faz um bem danado para a saúde. O Chá Mate é muito consumido no país, seja quentinho em um dia frio no inverno ou gelado em uma tarde quente de verão, seu sabor único e delicioso traz muitos benefícios à nossa saúde. Rico em cafeína, estimula a atividade mental e física.

Benefícios do Chá MateSuas vitaminas e nutrientes são muitas, também é muito usado no mundo dos cosméticos, pois é também uma excelente aliada da beleza, suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele da radiação solar e o efeito anti-inflamatório aliviando as queimaduras do sol.

Para algumas pessoas seu uso deve ser controlado ou até evitado, é o caso dos hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares, pessoas nervosas e com insônia pois contêm alto índice de cafeína e isso pode agravar esses problemas. Então, confira Os 40 Benefícios do Chá Mate Para Saúde:

1. Reduz o Colesterol:

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, o Chá Mate diminui o colesterol ruim (LDL), enquanto eleva o bom colesterol (HDL).

2. Supressor de Apetite: 

De acordo com estudos da University of Surrey, em Guildorf, Inglaterra, o Chá Mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico que promove.

3. Trata Esteatose Hepática: 

Essa patologia é conhecida popularmente como “gordura no fígado”. Alguns estudos relatam que o Chá Mate auxilia na oxidação dessa gordura, ajudando no tratamento.

4. Estimular os Nervos e Músculos: 

Os praticantes de esporte devem consumi-lo com frequência, pois, além de hidratar, outros benefícios do Chá Mate é estimular nervos e músculos, e ainda ajudar a combater a fadiga muscular.

5. Possui Ação Diurética: 

Como a maioria dos chás, o mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço.

6. Ajuda a Aumenta a Queima de Calórica: 

Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanos são outros benefícios do Chá Mate.

7. Fortalece o Coração: 

Em um dos estudos realizados pela USP em São Paulo, foi observado que seus polifenóis ajudam a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias.

8. Um Emagrecedor Natural:

O Chá Mate é uma bebida termogênica. Para que provoque o emagrecimento, é recomendado que se tome 1 litro de chá ao dia, em horários intercalados, fora das refeições, porque a cafeína pode dificultar a absorção de ferro e cálcio.

9. Previne o Diabetes: 

Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente. Todos os benefícios do Chá Mate serão notados caso haja uma constância e regularidade em relação ao seu consumo.

10. Combatem os Radicais Livres:

Seus polifenois antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis por nosso envelhecimento celular.

11. Melhora a Digestão:

O Chá Mate age como um inibidor de fome natural, devido à demora de esvaziamento gástrico, ele promove a liberação dos sucos digestivos, especialmente, a bile o que promove uma benefício na digestão, além do mais, possui atuação diurética, contribuindo na extinção de toxinas que fazem mal para o corpo e dificultam o emagrecimento.

12. Ajuda a Reduzir a Celulite:

Se você está lutando contra a celulite, sem sucesso, é hora de tentar um extrato de erva-mate em sua pele. A cafeína no extrato irá reduzir a celulite e ajudá-lo a obter uma pele impecável, liso.

13. Combate as Estrias:

O extrato também é benéfica para reduzir a visibilidade das estrias, um problema comum a maioria mulheres grávidas experiência.

Outros Benefícios do Chá mate Para Saúde:

  • Chá mate é benéfico no combater contra infecções do trato urinário;
  • Chá Mate é benéfico contra Problemas de trânsito intestinal;
  • O Chá Mate é composto por vitamina C.
  • O nutriente é importante para o processo apropriado de cura de feridas e queimaduras;
  • A bebida também é fonte de manganês, um mineral que ajuda;
  • A proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres;
  • O Chá Mate também contribui com o fornecimento de potássio ao organismo humano.
  • Pode colaborar com a prevenção do endurecimento das artérias, que também é conhecida como uma condição chamada de arteriosclerose.

Benefícios do Chá Mate

Como Tomar o Chá Mate:

O Chá Mate pode ser ingerido quente ou gelado, e pode-se adicionar algumas gotas de limão.

  • Para o chá: Colocar 1 colher (de chá) de Chá Mate numa xícara de água em ponto de ebulição.
  • Deixar amornar, coar e tomar a seguir. Pode-se consumir até 1 litro de Chá Mate por dia.
  • O Chá Mate provém das folhas e talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis, que é muito consumido na região sul do país, em forma de chimarrão ou tereré.

O Chá Mate pode ser encontrado nas farmácias, drogarias, supermercados e em lojas de produtos naturais em sua forma natural (folhas), em saches ou em pó para dissolver na água ou no leite. Ele é contraindicado em caso de insônia, nervosismo e ansiedade.

Contraindicações do Chá Mate:

Há apenas duas contraindicações simples para o consumo do Chá Mate: ele não é recomendado para se beber à noite, devido à cafeína presente na sua composição, e para pessoas hipertensas.
O consumo é livre, mas, lembrando como sempre, que qualquer busca por emagrecimento deve ser acompanhada de um profissional, como um médico ou nutricionista, que irá indicar a melhor forma de realizar uma dieta para perder peso sem a possibilidade de causar algum problema para a sua saúde mais adiante.

Os 30 Benefícios do Suco de Figo Para Saúde

malva

Os 30 Benefícios da Malva Para Saúde