Os 40 Benefícios da Batata Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Batata que muitos não conhecem. Além disso, a Batata é um tubérculo muito usado na cozinha brasileira, fazendo parte de pratos com carnes, saladas, purê e até mesmo as favoritas: fritas. Tem um formato arredondado irregular, sua casca é fina e as cores podem variar.

beneficio da batataNo caso do Brasil, o tipo de Batata mais usado é a Batata Inglesa, que, na verdade, é originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada há cerca de 7000 anos. Vale lembrar que a China tem o posto de maior produtor de batatas do mundo.

Valor Nutricional da Batata:

Rica em carboidratos, a Batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade de fósforo e amido. Ao natural, 100 gramas de Batata possuem cerca de 70 calorias, esse número cresce muito se elas forem fritas. Então, confira Os 40 Benefícios da Batata Para Saúde:

1. Diminui a Pressão Sanguínea:

A significativa quantidade de fibra encontrada na Batata combate o mau colesterol e ao mesmo tempo facilita a ação da insulina no corpo. Todos esses fatores diminuem a pressão exercida nas artérias e se torna mais eficaz quando consumimos a casca da Batata.

Ainda, a presença do potássio, um mineral, funciona como um vasodilatador melhorando a passagem do sangue. Pesquisas mostram que a Batata é rica em moléculas chamadas kukoamines, que diminuem a pressão sanguínea.

2. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Já para o cérebro, as vitaminas contribuem para o bom funcionamento. A grande quantidade de vitamina B6 aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e norepinefrina essenciais para manter o bom humor e afastar a depressão. Também a glucose, um carboidrato, fornece mais energia o que deixa o cérebro mais ativo e com bons níveis de oxigênio.

3. Deixa a Pele Linda:

Mais uma vez, as vitaminas C e B da Batatas se mostram bastante eficazes para o cuidado da saúde. Em especial a pele é uma grande beneficiada, já que a vitamina C famosa por ser um antioxidante natural, previne o envelhecimento precoce. Para as olheiras, rodelas de batatas podem ser usadas como calmante proporcionado um alívio aos olhos devido o amido.

4. Diminui a Inflamação:

A presença da colina, vitamina do complexo B, diminui a inflamação juntamente com a vitamina C que retarda o desgaste dos tecidos. Até mesmo a água da Batata pode ser eficaz contra a inflamação.

5. Facilitam a Digestão:

A Batata é mundialmente conhecida por possuir um grande número de carboidratos e são justamente esses que facilitam a digestão. Ainda, as fibras auxiliam o corpo a se manter saciado por mais tempo e previnem doenças relacionadas ao intestino.

6. Previne contra doenças cardiovasculares
Por ser rica em vitamina B6, a Batata combate a homocisteína, que provoca inflamação nas artérias do coração levando há uma chance maior de ter um ataque cardíaco.

7. Previne o Câncer:

Por conter folato, uma dieta com a presença de Batatas impede a formação de células cancerígenas. Além disso, possui flavonóides que protegem contra o câncer e, ainda, a vitamina C impede a ação dos radicais livres.

8. Fortalece os Ossos:

Para a boa saúde dos ossos é necessário uma combinação de minerais que os mantêm fortes. Na Batata encontramos cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

9. Reduz a Vontade de Comer:

Por incrível que pareça, os carboidratos que a Batata possui ajudam nesse processo, já que nosso corpo precisa de energia. As fibras dão uma sensação de saciedade ao corpo o que diminui a vontade de comer. A batata cozida possui 26 calorias, o que é relativamente pouco para quem está querendo emagrecer.

10. Benefícios da Batata Inglesa Para Melhorar o Funcionamento do Cérebro:

Já para o cérebro, as vitaminas contribuem para o bom funcionamento. A grande quantidade de vitamina B6 aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e norepinefrina essenciais para manter o bom humor e afastar a depressão.

batata

Também a glucose, um carboidrato, fornece mais energia o que deixa o cérebro mais ativo e com bons níveis de oxigênio.

11. Benefício da Batata Inglesa Para Saúde da Pele:

Mais uma vez, as vitaminas C e B da Batata Inglesa se mostram bastante eficazes para o cuidado da saúde. Em especial a pele é uma grande beneficiada, já que a vitamina C famosa por ser um antioxidante natural, previne o envelhecimento precoce. Para as olheiras, rodela de Batata Inglesa podem ser usadas como calmante proporcionado um alívio aos olhos devido o amido.

12. Benefício da Batata Inglesa Para Diminuir a Inflamação:

A presença da colina, vitamina do complexo B na Batata Inglesa, diminui a inflamação juntamente com a vitamina C que retarda o desgaste dos tecidos. Até mesmo a água da Batata Inglesa pode ser eficaz contra a inflamação.

13. Benefícios da Batata Inglesa Para Prevenir Doenças Cardiovasculares:

Por ser rica em vitamina B6, a Batata Inglesa combate a homocisteína, que provoca inflamação nas artérias do coração levando há uma chance maior de ter um ataque cardíaco.

14. Benefícios da Batata Inglesa Para Prevenir o Câncer:

Por conter folato, uma dieta com a presença de Batata Inglesa impede a formação de células cancerígenas. Além disso, possui flavonoides que protegem contra o câncer e, ainda, a vitamina C impede a ação dos radicais livres.

15. Tratar a Gastrite:

Os benefícios medicinais do suco de Batata têm sidos demonstrados por muitos especialistas de destaque em plantas medicinais. Muitos acreditam que o suco de Batata é um remédio natural para o tratamento de gastrite. Para fazer isso, você deve tomar uma colher de sopa desse suco diluído com um pouco de água, meia hora antes do café da manhã, almoço e jantar.

16. Combate a Prisão de Ventre:

Beber suco de Batata ajuda no tratamento para a enxaqueca frequente e prisão de ventre. Para se livrar ou prevenir a constipação, um copo de suco de Batata crua diluído em água quente na parte da manhã é uma excelente solução.

17. Grande Fonte de Energia:

Se você se sente fraco ou exausto, tomar o suco de uma Batata, juntamente com uma cenoura e uma maçã média, de manhã e à tarde, ajudará a aumentar sua energia e disposição.

18. Ajuda no Problemas de Pele:

Graças às suas propriedades anti-sépticas, é um muito eficaz para tratar problemas de pele e proporciona uma pele clara e radiante, livre de acne e cravos. Graças ao seu elevado teor de vitamina C e de amido, ajuda a evitar o envelhecimento da pele. O suco de Batata também é benéfico na redução ressecamento excessivo da pele.

19. Ajuda a Tratar Úlcera Estomacal:

O tratamento é muito semelhante. Antes de cada refeição tome 2 colheres de sopa de suco de Batatas.

20. Poderoso Anti-inflamatório:

O suco da Batatas tem essa propriedade maravilhosa, e por isso vai atuar sobre qualquer dor derivada de uma inflamação, seja artrite, dores de costas ou nas articulações.

21. Melhora o Fluxo Sanguíneo:

Com a ajuda do suco de Batatas o sangue circulará melhor pelo organismo.

22. Contém Propriedades Alcalinas:

As propriedades alcalinizantes do suco de Batatas vão ajudar a prevenir doenças do foro cardiovascular e o câncer.

beneficios da batata

23. Trata Problemas Cutâneos:

O suco é ótimo para limpar a pele, prevenindo o eczema e reduzindo a acne.

24. Ajuda no Emagrecimento:

Beba uma xícara de suco de Batatas pela manhã, em jejum, e outra 2 horas antes de deitar.

25. Combate o Diabetes:

Como o suco de Batata reduz os níveis de glicose no sangue é recomendado para quem é portador dessa doença.

26. Fortalece os Ossos:

Para a boa saúde dos ossos é necessário uma combinação de minerais que os mantêm fortes. Na Batata encontramos cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

27. Reduz a Vontade de Comer:

Por incrível que pareça, os carboidratos que a Batatas possui ajudam nesse processo, já que nosso corpo precisa de energia. As fibras dão uma sensação de saciedade ao corpo o que diminui a vontade de comer. A Batata cozida possui 26 calorias, o que é relativamente pouco para quem está querendo emagrecer.

28. Diminui o Açúcar no Organismo:

Como vimos, as fibras têm importantes funções no nosso corpo e nesse caso a Batata torna a absorção do amido mais lento no organismo de forma mantém os níveis de açúcar normais. Porém, não é indicado para diabéticos já podem ter o efeito contrário.

29. Regula o intestino:

A Batata é uma ótima fonte de fibras, que, além de ajudar na saciedade, regula o intestino. Um intestino regulado é essencial para o controle dos processos inflamatórios e infecções.

30. Ajuda o Coração:

Por ser uma ótima fonte de potássio, as Batatas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC).

31. Boa Para a Dieta:

Por ter um baixo valor calórico, as Batatas são uma ótima opção para ser adicionada em diferentes dietas.

32. Rica em Antioxidantes:

Com uma quantidade 10 vezes maior do que a da Batatas-inglesas, a Batatas yacon é uma ótima opção para quem quer combater os radicais livres.

Confira Outros Benefícios da Batata Para Saúde:

  • Facilita o aumento de massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino;
  • Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
  • Emagrece pois diminuir o apetite;
  • Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A;
  • Melhora o funcionamento do intestino, porque é bastante rica em fibras;
  • Ajuda no Ganho de massa muscular;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajudar no desaparecimento de verrugas.

Os 40 Benefícios da Uva Para Saúde

Os 30 Benefícios do Açafrão Para Saúde