Os 40 Benefícios do Guaraná Para Saúde

Os 40 Benefícios do Guaraná Para Saúde!

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Guaraná para saúde são incríveis, pois o Guaraná contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Guaraná cientificamente conhecido como Paullinia cupana, vem do guaranazeiro, de origem amazônica e os indígenas o chamam de uaraná. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela e conhecido pela boa concentração de cafeína. Com a casca vermelha, polpa branca e sementes parecidas com os olhos humanos, a fruta é normalmente encontrada em bebidas energéticas e, também, como xarope, extrato, pílula, cápsula, suplemento e pó e foi cultivado pelos indígenas Saterê Mawé.

Guaraná

Valores Nutricionais do Guaraná:

O Guaraná contém CafeínaVitamina A, Vitamina E, Vitamina B1Vitamina B3. e os minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Selênio e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio. Confira agora Os 40 Benefícios do Guaraná Para Saúde:

1. Alivia o Estresse:

Também é conhecido como “o fruto mágico” por possuir propriedades calmantes. A cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor e isso aumenta o estado de alerta e sentimentos de bem-estar.

O que fazer: Faça uma xícara de chá com esta fruta para aliviar os níveis de estresse e melhorar o seu humor.

2. Aumenta a Inteligência:

Facilita a capacidade de aprendizagem e melhora o desempenho intelectual. O Guaraná tem o potencial de melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental. Melhores níveis de circulação sanguínea é sinal de alívio das enxaquecas e dores de cabeça.

3. Melhora a Libido:

É conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas naturais. A presença de cafeína nesta fruta aumenta a libido. Assim, o uso regular pode ajudar uma pessoa levar uma vida sexual feliz, inclusive na terceira idade.

4. Regula os Ciclos Menstruais:

Isto é uma bênção para as mulheres que são propensas à menstruação dolorosa,pois o Guaraná ameniza os sintomas pré-menstruais. As mulheres, que se sentem “esgotadas” durante a menstruação, podem ter a ajuda da fruta para melhorar seus níveis de energia.

5. Purifica o Sangue:

A presença de cafeína e catequinas permitem que o Guaraná ajude na redução do risco de trombose, impedindo que o sangue forme coágulos.

6. Analgésico Natural:

A cafeína presente nesta fruta estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor as dores em uma lesão. Ele atua como um analgésico natural.

7. Limpa e Alivia o Sistema Digestivo:

O Guaraná estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação. Além disso, o Guaraná é eficaz para o tratamento de outras complicações dos intestinos, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema digestivo.

8. Elimina as Espinhas e as Acnes:

Essa fruta ajuda a reduzir a acne combatendo os germes que a causam e protegendo a pele de qualquer dano.

9. Remove as Caspas:

Os nutrientes presentes no Guaraná combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo, deixando com a aparência brilhante.

Faça o seguinte: Consuma esta fruta regularmente, pois o Guaraná ameniza o óleo do cabelo.

10. Hidrata a Pele:

Esta fruta hidrata a pele e ajuda a restaurar seu brilho natural. Os antioxidantes presentes no Guaraná restauram o tecido conjuntivo e, portanto, elimina a aparência seca e rachada.

11. Aumenta os Níveis de Energia do Corpo:

O teor de cafeína no Guaraná é maior do que a quantidade presente nos grãos de café. O Guaraná estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de energia. Isto o torna um energizante poderoso que impede que a tensão nos músculos.

12. Controla a Fome:

O Guaraná também é conhecido por possuir propriedades que diminuem o apetite. Este fruto “solicita” ao sistema nervoso para induzir a lipólise, onde as gorduras são liberadas para o sangue utilizadas sob a forma de energia durante o exercício. Quanto melhor for a taxa de lipólise mais eficaz será a perda de peso.

13. Purifica o Sangue

A presença de cafeína e catequinas permitem que o Guaraná ajude na redução do risco de trombose, impedindo que o sangue forme coágulos.

14. Benefício do Guaraná Como Analgésico Natural

A cafeína presente nesta fruta estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor as dores em uma lesão. Ele atua como um analgésico natural.

15. Regula a Menstruação

Isto é uma bênção para as mulheres que são propensas à menstruação dolorosa, pois o Guaraná ameniza os sintomas pré-menstruais. As mulheres, que se sentem “esgotadas” durante a menstruação, podem ter a ajuda da fruta para melhorar seus níveis de energia.

16. Benefício do Guaraná Contra a Fadiga

Esta fruta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

17. Retarda o Esvaziamento Gástrico

O Guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico.

Benefícios do Guaraná

18. Previne Dores de Cabeça

Esta fruta tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e Dores de Cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

19. Elimina as Toxinas do Corpo:

O Guaraná é um diurético e provoca um aumento na frequência de micção e da eliminação de toxinas do corpo.

20. Melhora a Circulação Sanguínea:

Esta fruta pode auxiliar na melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

21. Aumenta a Disposição:

Tomando o Guaraná regularmente, aumentará a sua disposição para realizar a atividades físicas e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.

22. Acelera o Emagrecimento:

Esta fruta tem sido usado por séculos para fazer sucos que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. Esta fruta é uma bebida energética, que é utilizada como suplemento para perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome.

23. Aumenta a Libido:

O Guaraná é conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas natural. A presença de cafeína no Guaraná enriquece-a com as suas propriedades estimulantes da libido inatas. ou seja, consumo regular do Guaraná pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual “feliz”.

24. Melhora o Humor

Também conhecido como a bebida mágica,esta fruta é conhecido por ter propriedades calmantes. Esta fruta poderia realmente ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o humor.

25. Previne o Diabetes:

Com o Guaraná a digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

26. Melhora a Saúde Mental:

Esta fruta pode auxiliar na capacidade de aprendizagem, ele também é conhecido por ajudar a melhorar o desempenho intelectual. Além disso, Este fruto tem propriedades benéficas e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental.

27. Fornece Energia:

Um dos benefícios mais poderosos do Guaraná são os seus efeitos energizantes. Pois, o Guaraná tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, proporcionando um efeito maior do que a da cafeína.

28. Fortalece os Ossos:

O cálcio presente em grande abundância nesta fruta é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes.

29. Regula os Batimentos Cardíacos:

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” o Guaraná bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. O Guaraná ajuda nessa contração muscular ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

30. Limpa o Organismo:

Esta fruta ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

31. Regula os Impulsos Nervosos:

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, o Guaraná é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

Benefício do Guaraná

Outros Benefícios do Guaraná Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima, o Guaraná desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • É um poderoso antioxidante. Isto resulta numa pele mais saudável e menos problemas, tais como acne e erupções cutâneas.
  • Estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação.
  • Eficaz para o tratamento de outras complicações dos intestinos, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema digestivo.
  • Ajuda a reduzir a acne combatendo os germes que a causam e protegendo a pele de qualquer dano.
  • Combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo, deixando com a aparência brilhante.
  • Também é conhecido por possuir propriedades que diminuem o apetite.
  • Possui propriedades antidepressivas e propriedades antissépticas.
  • Ajuda a aliviar a dor causada devido à artrite reumatoide.
  • Ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o seu humor.

Como Consumir o Guaraná:

A melhor forma de consumir o Guaraná e obter todos os benefícios acima citados é através de sua forma em pó. Basta dissolver uma colher de sopa do pó de Guaraná num copo de água, suco ou leite, diariamente. Se não encontrar ou não adaptar-se ao gosto, pode optar pela versão em cápsulas.

Efeitos Colaterais do Guaraná:

Insônia, nervosismo, taquicardia, palpitações e gastrite. Além disso, pode ocorrer dependência. Não são conhecidos riscos para a saúde ou efeitos colaterais com a administração correta das dosagens.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil e atuo como editor no site Dr. Saúde.

Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B6

Os 22 Alimentos Ricos em Vitamina B1