Os 40 Benefícios da Ameixa Para Saúde

Os 40 Benefícios da Ameixa Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Ameixa oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a  Ameixa é um alimento muito saboroso e saudável, pode ser consumida de diversas formas: ao natural, fresca, seca ou demolhada. É também muito consumida como vinhos, bolos, sorvetes, geleias, compotas e purês. Não somente pelo sabor delicioso, mas a Ameixa é um alimento muito poderoso contra enfermidades.

Suas propriedades laxativas são muito importantes no tratamento da prisão de ventre, hemorroidas, reumatismo, artrite, gota, nefrite e hipocondria, que é uma doença psicológica em que o doente tem “mania” de doenças.

A Ameixa é uma boa forma de regular o intestino é comer ameixas regularmente porque essa fruta tem uma substância chamada de sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes, deixando a pele mais bonita e a barriga menos inchada.

Os 35 Benefícios da Ameixa Para Saúde

Valor Nutricional das Ameixas: 

As Ameixas contêm uma variedade de componentes saudáveis, vitaminas e minerais. Elas são uma excelente fonte de vitaminas, como Vitamina A, Vitamina C (ácido ascórbico), folato e Vitamina K (filoxiquona).

1. Benefícios da Ameixa Para Auxiliar no Emagrecimento:

Pesquisas recentes mostram que apesar da quantidade de açúcar, os benefícios da Ameixa por sua variedade de vitaminas e minerais pode ajudar a afinar a cintura, isso se dá principalmente pela quantidade de fibra presente na fruta, que auxiliam no controle do apetite.

2. Ameixas Ajudam a Reduzir as Cicatrizes:

Os Benefícios da Ameixa também podem reduzir a aparência do tecido cicatricial, aumentando o fluxo sanguíneo para o tecido cicatricial, minimizando o aspecto da cicatriz e misturando o desenvolvimento de uma nova pele.

3. Ameixa Para Prevenção de Coagulação Sanguínea:

As Ameixas contêm Vitamina K, que ajuda na coagulação normal do sangue e promove a saúde óssea. A deficiência de Vitamina K no corpo pode resultar em perda excessiva de sangue e outras preocupações da saúde, como ossos fracos.

4. Benefícios da Ameixa Para Controlar o Nível de Glicose no Sangue:

Dentre os benefícios da Ameixa, ela apresenta baixo índice glicêmico, dessa forma é liberada menos glicose no organismo. Quando a glicose está elevada no sangue mais insulina o organismo precisa produzir, este hormônio faz com que a glicose se acumule como gordura, facilitando o aparecimento de diabetes e de doenças do metabolismo.

5. Benefício da Ameixa Para Combater a Anemia:

O Ferro, que é um dos nutrientes dela, é essencial para o transporte de oxigênio e na formação de glóbulos vermelhos, junto com a Vitamina C, o Ferro é melhor absorvido no intestino, evitando a anemia.

6. Ameixa é uma Boa fonte de Vitamina C:

A Vitamina C presente no Benefícios da Ameixa ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, contra inflamação e radicais livres.

7. Benefícios da Ameixa Para o Intestino:

Tanto as naturais quanto as secas são conhecidas como laxantes naturais efetivos e podem ajudar a manter hábitos intestinais regulares.

8. Benefício da Ameixa Para Saúde Celular:

Os Benefícios da Ameixa contém Ferro e cobre, este nutrientes auxiliam na formação de glóbulos vermelhos e facilita a purificação do sangue e a circulação saudável. O cobre delas atua como um antioxidante e é essencial para a saúde do nervo e auxilia na formação de colagênio.

9. Benefícios da Ameixa Para Regular a Menstruação:

Elas são eficazes na cura da menstruação irregular e na desintoxicação do sistema digestivo. Elas contêm Cálcio, o que é valioso para a manutenção da saúde bucal. De acordo com o medicamento ayurvédico, os Benefícios da Ameixa possuem propriedades de resfriamento que ajudam a pacificar o excesso de calor no organismo.

10. Benefícios da Ameixa Para Tratar o Diabetes:

As espécies pretas têm muitos valores medicinais como a casca, sementes e folhas são usadas no tratamento da diabetes;

11. Elimina as Toxinas:

Os Benefícios da Ameixa é um poderoso desobstruente do fígado, também é depurativa do sangue ou seja, elimina as toxinas e resíduos do organismo, promovendo uma limpeza e purificação no sangue, quem tem uma alimentação rica em colesterol e gorduras saturadas deve tomar o suco para limpar o organismo.

12. Benefícios da Ameixa Para Prevenir o Câncer:

Em novas pesquisas, observou-se que o consumo delas tem efeitos anticancerígenos e evita o crescimento de células cancerígenas. A fibra dietética delas é benéfica na proteção contra câncer gastro-respiratório.

Os 35 Benefícios da Ameixa Para Saúde

13. Benefício da Ameixa Para o Sistema Digestivo:

Os Benefícios da Ameixa contém fibra dietética, sorbitol e isatina é bom para o bom funcionamento do sistema digestivo e cura a constipação porque é um laxante natural efetivo.

14. Benefícios da Ameixa Para Manter o Equilíbrio de Eletrólitos:

Os Benefícios da Ameixa contêm potássio, que é um eletrólito e é necessário para o funcionamento eficiente das células e tecidos do corpo. Consumi-las ajuda na regulação das contrações musculares e do equilíbrio ácido base do corpo.

15. Ameixa é Útil na Gravidez:

Os produtos deste fruto são benéficos durante a gravidez, devido à abundância de inúmeras vitaminas e minerais. Esses componentes benéficos são vitais para a visão, desenvolvimento de ossos e tecidos, e saúde celular para a mãe e o bebê em crescimento.

16. Ameixa Para a Pele:

Por ser fonte de Vitamina C e antioxidantes, a Ameixa ajuda a combater o envelhecimento e a manter a pele saudável e bonita, pois o seu consumo reduz manchas escuras e diminui rugas.

17. Melhora a Saúde dos Ossos:

Muitas pesquisas também têm demonstrado os benefícios da Ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea. Os flavonoides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea. A Ameixa também contém boro, um micronutriente que desempenha papel importante na ossificação e manutenção geral da densidade óssea.

18. Ajuda na Manutenção e Ganho de Massa Muscular:

As ameixas são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.

19. Auxilia no Tratamento da Hipocondria:

A hipocondria é uma doença psicológica que causa a preocupação excessiva com as doenças, por mais inusitado que pareça alguns distúrbios mentais estão associados á alimentação e a Ameixa fresca nesse caso auxilia no tratamento da doença.

20. Acelera o Funcionamento do Cérebro:

Ela ajuda a fortalecer o cérebro, auxiliando na diminuição da perda de memória e tratando as debilidades do cérebro.

21. Benefícios da Ameixa Para o Fortalecimento dos Dentes:

As folhas são usadas para o fortalecimento dos dentes devido a propriedades antibacterianas, os cascos também são bons para problemas de garganta.

22. Alivia Prisão de Ventre:

Prisão de ventre e constipação intestinal é um problema muito comum hoje em dia, causa desconforto e se não tratada pode causar outras doenças como febre intestinal, hemorroidas e problemas na digestão, deixe duas ameixas de molho em um copo com água durante a noite, pela manhã tome a água e coma as ameixas em poucos dias o problema será solucionado.

23. Alivia os Problemas Respiratórios:

Excelente no tratamento das vias respiratórias, eliminando o catarro, para tratar a bronquite cozinhe 15 ameixas adicione mel e própolis a esse caldo, tome uma colher de hora em hora.

24. Combate Gripes e Resfriados:

Ela ajuda a combater gripes, resfriados e a tosse. Para isso, asse no forno algumas ameixas sem o caroço, quando estiverem bem duras e secas, você deve moê-las e em uma xícara de água quente, acrescente uma colher de sopa deste pó, algumas gotas de limão e adoce com mel, tome quente, duas vezes ao dia.

25. Combate o Ácido Úrico:

A ameixa é diurética e é muito recomendada contra afecções das vias urinárias. Fazer refeições exclusivas de Ameixa ou incluí-la expressivamente na alimentação ajuda a tratar ácido úrico, artrite, aterosclerose, gota, nefrite, reumatismo, trata também dos rins, fazer refeições de ameixas frescas por três dias promove uma limpeza nas vias urinarias.

Os 35 Benefícios da Ameixa Para Saúde

26. Aumenta o Apetite Sexual:

É um poderoso alimento contra a falta de libido, deixe de molho 5 ameixas secas durante a noite, pela manhã em jejum tomar este caldo com limão e comer as ameixas, mas cuidado com o excesso pois pode causar diarreia.

Confira Agora Outros Benefícios da Ameixa Para Saúde:

  • Auxílio na digestão:
  • Manutenção da homeostase corporal:
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso:
  • Controle do colesterol:
  • Controle da ansiedade:
  • Possui vantagem sobre a coagulação sanguínea:
  • Efeitos sobre a obesidade:
  • Manutenção da integridade óssea:
  • Cuida e melhora a aparência da pele:
  • Prevenção do câncer:
  • Para Combater a Influenza:
  • Para o Fortalecimento dos Dentes:
  • Para Manter o Equilíbrio de Eletrólitos:
  • Para Degeneração Macular:

Precauções e Contraindicações:

Apesar de tão rica e versátil, a Ameixa faz parte de um pequeno grupo de alimentos que possuem oxalatos, substâncias que se fazem presentes em plantas, animais ou em nós, seres humanos. Acontece que, quando o teor desses oxalatos fica muito concentrado nos fluidos corporais.

Pode acarretar uma cristalização que resultará em problemas de saúde, como os cálculos biliares e de vesícula. Apesar disso, não significa que os indivíduos com problemas biliares ou hepáticos não possam comer a fruta, apenas, é bom ter moderação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios da Alface Para Saúde!

Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde