Óleo de Boldo – Origem Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Óleo de Boldo Origem Benefícios e Como Usar que devemos saber. Além disso, botanicamente, o boldo é conhecido como Peumus boldus. O óleo de boldo é obtido a partir desta erva via destilação a vapor de folhas de boldo. É encontrado em países como Bolívia, Peru e Chile. Tem vários benefícios para a saúde, mas tem de ser usado apenas sob supervisão de especialistas, uma vez que é tóxico e uma sobredosagem pode ter consequências graves.

Óleo de Boldo

O que é o Óleo de Boldo?

O Óleo de Boldo é extraído por destilação a vapor das folhas da planta peumus boldus. O óleo tem vários fitoquímicos que o tornam extremamente útil para a saúde do corpo humano.

O óleo faz parte da medicina há muito tempo e tem sido usado para tratar problemas estomacais e outros problemas relacionados ao fígado. O óleo de boldo é nativo do Peru, Bolívia e Chile. É uma planta que cresce tipicamente em áreas ensolaradas e é comercialmente cultivada na América do Norte e na região do Mediterrâneo.

Os principais constituintes do óleo de boldo, que lhe conferem propriedades medicinais, são os monoterpenóides, beta pineno, canfeno, gama terpineno e muitos outros elementos. O ascaridol é um dos constituintes que se comporta como um componente tóxico.

O óleo de boldo difere de suas contrapartes, pois não pode ser usado como um remédio caseiro sem a prescrição de um médico. Pode ser extremamente perigoso para as mulheres que estão gravidas e não devem ser usadas sem quantidades específicas prescritas.

É um dos mais poderosos óleos naturais que contém propriedades medicinais que não podem ser encontradas facilmente na medicina convencional. Pequenas quantidades podem ter efeitos adversos se não forem tomadas com cuidado. É de cor amarela e tem um odor muito desagradável. Uma ligeira sobredosagem pode levar a convulsões incontroláveis ​​no corpo humano.

As folhas secas da planta boldo também são usadas para tratar infecções, problemas no fígado e cálculos biliares. Devido à sua toxicidade, não deve ser usado em aromaterapia. Apesar de sua natureza tóxica, os benefícios para a saúde são extraordinários Agora, veja Os Benefícios do Óleo de Boldo Para Saúde:

1. Circulação Sanguínea:

Um fluxo adequado de sangue por todo o corpo ajuda os nutrientes que foram absorvidos pelo intestino a alcançar órgãos vitais; Seu fluxo sanguíneo é o que faz com que o oxigênio circule pelos seus órgãos vitais e todo o corpo. O óleo de boldo é um estimulante natural que aumenta o fluxo sanguíneo.

Estimula os nervos, o cérebro e a circulação geral do sangue no corpo. Estabiliza o sistema respiratório e garante que uma quantidade adequada de oxigênio chegue ao fígado, pulmões e outros órgãos. Também atua como um estimulador para a eliminação de elementos indesejáveis ​​do baço, da vesícula biliar e do fígado.

2. Elimina Vermes Intestinais:

Óleo de Boldo

Uma cavidade intestinal limpa e livre de parasitas e o trato gastrointestinal são necessários para manter sua saúde geral. Tênias, micose e outros anticorpos desse tipo diminuem a imunidade e se alimentam da energia que nosso corpo gera para funcionar.

Esses vermes podem levar a sérias implicações de saúde. O óleo de boldo é tóxico por natureza e ataca esses parasitas, matando-os completamente. Ele mostrou que tem como alvo todos os tipos de vermes intestinais, até mesmo ancilostomídeos e se livrar deles.

3. Propriedades Relaxantes:

Apesar de não ser adequado para aromaterapia, o óleo de boldo tem surpreendentes propriedades de relaxamento que são bastante semelhantes aos narcóticos. Isto torna extremamente perigoso, pois a sobredosagem pode ser fatal, mas é usada em doses muito pequenas para relaxar e acalmar os músculos e o cérebro – elevando o seu humor.

Tem efeitos calmantes e tranquilizantes que são muito parecidos com os anestésicos. Um uso excessivo da visão pode causar dores de cabeça, Náuseas e vômitos nos indivíduos.

4. Fígado Saudável:

Seu fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo. Ele ajuda a quebrar a comida para a digestão, cura lesões internas, elimina as toxinas e mantém o corpo processado em ótima saúde. No entanto, se você não cuidar de si mesmo, todas as toxinas a que você está sujeito durante todo o dia podem afetar negativamente a saúde do seu fígado e você começará a ficar mais suscetível a contrair vários distúrbios de saúde, como icterícia.

O óleo de boldo é muito eficaz na cura do fígado e estimula a excreção de toxinas nocivas nele. Também promove a produção de bílis, que ajuda o fígado a quebrar alimentos complexos sem se prejudicar.

5. Possui Propriedades Diuréticas:

Como um estimulante e purificador, os óleos de Boldo têm um efeito diurético no corpo. Isto significa que tem a capacidade de aumentar a frequência e a quantidade da sua urina. Isso promove a excreção de toxinas prejudiciais, sal e retém a água do corpo.

Isso também mantém o colesterol LDL do corpo sob controle, uma vez que remove as gorduras nocivas do corpo através da micção. Isso é muito eficaz na redução dos problemas de pressão arterial e na promoção da saúde do coração. Uma pequena dose prescrita de óleo de boldo pode ajudar a remover os gases tóxicos que o trato intestinal tende a acumular com o tempo.

6. Funciona Como um Inseticida:

Óleos naturais são um método mais seguro de prevenir picadas de mosquitos. O óleo de Boldo contém substâncias químicas que são tóxicas na natureza e muito semelhantes à sua capacidade de matar parasitas no corpo, que podem ser tão prejudiciais aos insetos.

Ele pode ser adicionado aos óleos transportadores para aplicar e fazer viagens ao ar livre ou camping para manter os insetos longe. Esta é também uma maneira segura de proteger as crianças de insetos quando estão ao ar livre.

7. Combate o Reumatismo:

O Reumatismo é uma preocupação crescente, especialmente entre as mulheres. A dor e a inflamação que causam são difíceis de lidar e qualquer redução é uma sensação bem-vinda. O óleo de boldo tem efeitos narcóticos e estimulantes, que são muito benéficos para a promoção da circulação sanguínea em torno de partes afetadas pelo Reumatismo.

Óleo de Boldo

Em alguns estudos, a causa do Reumatismo e outras doenças semelhantes são causadas pelo fluxo sanguíneo obstruído. Também acalma a área afetada, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a inflamação.

8. É um Excelente Anti-inflamatório:

O óleo de boldo foi estudado para mostrar propriedades anti-inflamatórias devido às suas qualidades estimulantes. Pode ser usado em aplicações tópicas para reduzir significativamente a inflamação.

O uso oral deste óleo deve ser limitado e tomado somente quando prescrito por um médico. O óleo de boldo é uma parte dos agentes anti-inflamatórios que são usados ​​no tratamento da inflamação causada pelo uso de drogas.

9. Mantem a Digestão Saudável:

A digestão saudável desempenha o papel mais importante na saúde geral do corpo humano. Como o sistema digestivo está diretamente exposto às toxinas que entram no corpo através da comida e da água, é provável que ele acumule toxinas e libere gases perigosos.

O óleo de boldo é um estimulante e tem propriedades de movimento microbiano, o que o torna extremamente eficaz para um sistema digestivo saudável que ajuda a regular as fezes adequadas e a aliviar os gases do trato intestinal.

10. Melhora a Imunidade:

Os agentes antimicrobianos e antibacterianos no óleo de boldo são muito eficazes na proteção do corpo contra infecções e vírus prejudiciais. Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo e protege contra doenças sazonais.

11. Ajuda no Tratamento da Febre:

óleo de boldo contém produtos químicos que podem acalmar a inflamação e reduzir o desconforto no corpo. Isso tem sido usado há séculos na medicina herbal para tratar a Febre, pois eles estavam cientes de suas propriedades antipiréticas.

12. Possui Fitoquímicos:

O óleo de boldo é composto por vários fitoquímicos que melhoram a barreira que o corpo cria para combater os danos oxidativos e os radicais livres.

13. É um Ótimo Anti-séptico:

Óleo de Boldo

O óleo de boldo é muitas vezes adicionado aos bálsamos e tais pomadas devido às suas propriedades anti-sépticas. Isso protege as feridas da infecção e promove uma cura mais rápida ao fazê-lo.

Como Usar o Óleo de Boldo:

O consumo do óleo de boldo pode ser feito no estado puro, como uma forma de tempero no preparo de alimentos, saladas entre outros. Não deve ser usado para frituras. Pode ser usado ainda na forma de compressas, mas é preferível que você procure orientação médica antes de fazer uso do óleo.

Possíveis Efeitos Colaterais do Óleo de Boldo:

O óleo de boldo é altamente tóxico. Pode causar convulsões e outros sintomas graves de toxicidade, mesmo quando usados ​​em pequenas doses. O óleo de boldo não é usado na aromaterapia e nunca deve ser usado como remédio caseiro. Use óleo de boldo somente sob a supervisão de um especialista. Deve sempre ser evitado durante a gravidez.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Buchu

Buchu – Origem, Benefícios e Como Usar

Flor de Lis – Origem, Benefícios e Como Usar!