Benefícios das Plantas

Almeirão: benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)

O Almeirão é cultivado em todo o mundo, tanto para a alimentação humana, como de animais. Embora pertença à mesma família da Chicória comum, elas são plantas que diferem na forma, no sabor e na quantidade das propriedades.

Almeirão, ou chicória, é uma planta natural do Norte da Europa que se popularizou por todo o mundo até chegar nos 4 cantos do Brasil.

A hortaliça é consumida no preparo de saladas e pratos quentes, podendo substituir a Couve e o espinafre. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do Almeirão antes de consumi-las. Mesmo com todo seu valor nutritivo, o Almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro.

Valor Nutricional do Almeirão:

A hortaliça é um alimento de baixo teor calórico e valor nutricional significativo. O Almeirão possui vitamina A, Vitamina C e do complexo B, além de sais minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro. Se considerarmos seu valor nutritivo e teor calórico, o mesmo pode ser uma boa opção para ocasionalmente substituir alguns alimentos, como o Alface, por exemplo. Então, confira Os 25 Benefícios do Almeirão Para Saúde:

Benefícios do Almeirão Para Saúde:

1. Benéfico Para os Olhos:

Ele é uma das fontes mais ricas de vitamina A, tornando-o bastante útil para a saúde dos olhos. Adicionando Almeirão, Cenoura, Aipo e Salsa em seu plano de dieta todos os dias irá fornecer-lhe a proteção necessária que irá mantê-lo seguro de degeneração macular e qualquer outro problema ocular que pode aparecer no seu caminho. O Almeirão é a melhor maneira de manter o nível ideal de saúde para seus olhos.

2. Beneficia o Sistema Renal:

O Almeirão é um diurético natural. Assim, impede a retenção de líquidos pelo corpo. Neste processo, melhora o funcionamento do sistema renal.

3. Reduz a Dor da Artrite:

Tradicionalmente, ele tem sido usado como tratamento para a Artrite, e estudos mostram que ele tem propriedades anti-inflamatórias, e por isso reduz a dor em condições como a Osteoartrite. Em um estudo de 2010, 70% dos indivíduos que receberam o tratamento com esta hortaliça relataram uma melhora notável na dor associada às condições osteoartríticas. Ele também pode ser usado como um agente anti-inflamatório geral para dores, dores musculares e dor nas articulações por esta mesma razão.

4. Luta Contra Organismos Nocivos:

Extratos dessa raiz são encontrados para ter propriedades antimicrobianas e antifúngicas também, devido a seu o poder de lutar contra as bactérias nocivas.

5. Funciona Como Antibacteriano e Antifúngico:

Além de todas as propriedades mencionadas, Esta hortaliça também é um antimicrobiano. Estudos mostraram que ele tem mais efeito bacteriostático, fazendo com que as bactérias parem de se reproduzir. É também um antifúngico e também possui propriedades de eliminação de radicais livres.

6. Proporciona Ossos Fortes e Resistentes:

Várias pesquisas e ensaios clínicos provaram que devido à sua propriedade anti-inflamatória, ele pode efetivamente ajudar com os sintomas da Artrite, especialmente a Osteoartrite. 12 Investigação em ratos revelaram ele pode aumentar a absorção de Cálcio, bem como aumentar a todo o organismo a densidade mineral óssea.

7. Ajuda no Combate a Ansiedade:

A raiz do Almeirão é muito usada em receitas para quem tem dificuldade no sono. A planta em si tem propriedades que inibem os elementos causadores do estresse e da ansiedade.

8. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Embora a pesquisa ainda esteja em andamento em termos do mecanismo exato de prevenção, o extrato do Almeirão tem sido associado a uma redução no crescimento do tumor em vários estudos de câncer. Os primeiros relatórios indicam que é devido aos frutanos, que têm qualidades anti-tumorais e propriedades antioxidantes. Os polifenóis e fitoquímicos do Almeirão também têm um efeito positivo na prevenção do câncer de vários tipos, incluindo câncer de mama e colorretal.

9. Possui Atividade Antioxidante:

Todas as plantas e ervas contêm compostos chamados de fenóis, e a maioria dos fenóis encontrados em plantas tem propriedades antioxidantes. Raiz desta planta é rica em polifenóis que o tornam um bom antioxidante. Sendo um antioxidante, ajuda a eliminar toxinas do corpo, mantendo o corpo limpo e livre de substâncias nocivas.

10. Fortalece os Músculos:

Alivia dores musculares e de articulações, devido aos elementos anti-inflamatórios que o Almeirão possui e ainda graças ao Cálcio além de prevenir algumas condições, ajuda a fortalecer o músculo.

11. Proporciona Perda de Peso:

Esta é uma boa fonte de oligofrutose, e a própria inulina é uma forma de fibra dietética natural, que ajuda no controle do peso promovendo a perda de peso. Ambas ajudam na regulação da grelina, um aminoácido principalmente associado a sentimentos de fome e comportamento de busca de alimentos. Ao reduzir a quantidade de grelina, ele pode reduzir as chances de comer demais e promover a saciedade ajudando na perda de peso.

12. Promove a Saúde do Sistema Circulatório:

Ajuda no combate à Hipertensão e contribui para deixar o sangue mais fluido. Aumenta a circulação sanguínea: ele é considerado muito útil quando se trata de melhorar a saúde do sangue. Quando é combinado com Aipo e Salsa, é capaz de tratar a anemia. Esta mistura é considerada um tônico de sangue eficaz.

13. Trata Desordens Renais:

Extrato de raiz de chicória é frequentemente usado como um diurético, o que aumenta o volume de urina. Micção freqüente pode ajudar a eliminar toxinas que o corpo armazena no fígado e nos rins e, assim, evitar as condições perigosas que ocorrem quando as toxinas são permitidas a permanecer no corpo. Além disso, a micção freqüente pode eliminar o excesso de peso da água e até mesmo reduzir a gordura, já que 4% da urina são geralmente depósitos de gordura que, de outra forma, seriam armazenados em outro local do corpo.

14. Regula a Fome:

Por ser da família da chicória, o Almeirão possui um elemento chamado grelina, que é responsável por regular o hormônio da fome. Além disto, é um alimento nutritivo e de baixa caloria.

15. Ajuda no Combate a Diabetes:

A Diabetes é um grave problema de saúde em todo o mundo. E o Almeirão pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle.

Um estudo examinou os efeitos do extrato dessa raiz na glicose, metabolismo lipídico e propriedades fecais em cerca de 50 adultos saudáveis ​​e descobriu que o nível de adiponectina, uma proteína que regula os níveis de glicose e ácido graxo, melhorou significativamente nos adultos que foram dado o extrato de raiz provando que ele tem um efeito sobre os níveis de glicose no sangue.

16. Fortalece o Sistema Imunológico:

Esta hortaliça tem propriedades antibacterianas e uma série de outros benefícios que o tornam um poderoso reforço imunológico. Atua contra várias bactérias nocivas, e os compostos de polifenóis presentes atuam como antioxidantes. Acredita-se também que esses compostos fenólicos tenham o poder de prevenir o câncer.

17. Ajuda a Tratar a Constipação:

Mais uma vez, o papel da inulina como fibra natural é um grande benefício para os comedores desta hortaliça! A fibra ajuda a aumentar os movimentos intestinais e promove movimentos peristálticos e a secreção de suco gástrico. Basicamente, isso significa que a digestão como um todo é melhorada e a constipação também é bastante reduzida. Ao manter um processo digestivo suave e regulado, as pessoas podem reduzir as chances de uma série de condições gastrointestinais e doenças, incluindo câncer de estômago e cólon!

18. Sistema digestivo:

Suas fibras ajudam na digestão dos alimentos, além de ter um leve efeito laxante.O Almeirão controla problemas do sistema digestivo como azia, refluxo e insuficiência hepática.

19. Combate a Inflamação:

Como vimos, esta é uma rica fonte de polifenóis. Os polifenóis têm imensa capacidade de ajudar o corpo a combater a inflamação. 10 Estudos mostraram que uma resposta significativa à inflamação ocorreu em pessoas que a consumiram por uma semana. 11 Este é um desenvolvimento digno de nota, pois a inflamação, como você sabe, é a causa da maioria das doenças. Reduzir a inflamação no corpo pode ajudar a manter muitos problemas de saúde na baía.

20. Reduz a Ansiedade:

Ele tem qualidades sedativas que podem reduzir a ansiedade e aliviar a mente, aliviando assim o estresse e os efeitos perigosos que podem ter no corpo. Extratos de sua raiz também podem ser usados ​​como um auxílio de sono devido a esta qualidade sedativa e são muito mais saudáveis ​​do que muitas das pílulas para dormir no mercado convencional. Aliviar o estresse e a ansiedade também pode ajudar a reduzir suas chances de doenças cardíacas, desequilíbrio hormonal, insônia, declínio cognitivo e envelhecimento prematuro.

21. Incrível para a Pele:

Se você quiser reduzir qualquer inflamação da pele, sinta-se à vontade para aplicar uma camada desta planta topicamente, e você pode até reduzir o inchaço com ela. Ele também irá promover uma cicatrização mais rápida de pequenas feridas.

Outros Benefícios do Almeirão:

  • Ajuda a tratar icterícia, uma doença que provoca o amarelamento da pele, principalmente na região dos olhos e das mucosas;
  • Melhora o movimento intestinal;
  • Melhora das funções hepáticas;
  • Contribui para a desintoxicação

Malefícios do Almeirão:

Embora a raiz desta hortaliça seja segura e bem tolerada por muitas pessoas, pode causar algumas reações alérgicas em poucos. Se você é alérgico a ele ou a seus produtos, evite o uso de produtos de raiz de Almeirão.

Sair da versão mobile